Indicadores de Desempenho em Tempo Real: O Resto é Conversa

04/08/2016

Dizer que indicadores de desempenho são essenciais para o gerenciamento de uma empresa poderia ser, até mesmo, considerado uma afronta aos nossos leitores. Mas, estou aqui para lhes dizer que não apenas os indicadores de desempenho são importantes, como devem estar disponíveis em tempo real, e já irei explicar o motivo.

Técnico-de-futebolImagine-se como um técnico de um time de futebol, porém, que não assiste ao jogo, mas que recebe todas as informações necessárias para tomar as decisões estratégicas a cada 15 minutos. Em determinados jogos, isso será o suficiente para garantir a vitória, pois o técnico sabe que pode confiar em sua equipe, conhece o adversário, treinou inúmeras vezes as jogadas e definiu as estratégias. Porém, sempre pode acontecer o inesperado. Um jogador pode ficar pendurado, ser expulso ou se machucar, o adversário pode fazer três gols em poucos minutos, fatores que exigiriam uma intervenção imediata. Mas, apenas vários minutos depois as providências seriam tomadas. Neste momento, mesmo que as habilidades do técnico e da equipe sejam extraordinárias, pode não haver mais salvação para o jogo ou, até mesmo, para o campeonato. Os jogadores ficarão desmotivados, o tempo de resposta pode não ser o suficiente e cabeças poderão rolar.

No ambiente empresarial isso é uma realidade. Mesmo que a empresa conte com uma equipe de ponta, funcionários treinados para as mais diversas situações e clientes em grande parte satisfeitos, alguns descuidos nos indicadores de desempenho podem colocar tudo a perder.

A Importância dos Indicadores de Desempenho

Indicadores de desempenho no caminhãoSabemos o público alvo deste blog, portanto, iremos elencar aqui algumas particularidades das empresas de logística que exigem ainda mais atenção a tais indicadores:

– Possuem diversos fatores que podem ser mensurados, tais como quilometragem rodada, tempos de espera, embarque, desembarque, viagem e pausa, valores de carga por caminhão, dias para realizar entrega, etc.

– A demora na tomada de decisões pode causar prejuízos gigantescos em combustível, manutenção, frete e no relacionamento com o cliente.

– Muitas vezes, possuem um grande número de funcionários, fixos ou agregados, o que dificulta a gestão.

– Podem contar com diversas filiais distantes fisicamente, muitas vezes com dados descentralizados.

– Realizam entregas de múltiplos embarcadores em uma mesma viagem, o que torna os indicadores difíceis de analisar, dependendo do sistema utilizado.

Gestor-analisando-indicadores-de-desempenhoAlém destas particularidades das empresas de logística, existem também algumas do tempo em que vivemos. Novas empresas sendo criadas a cada dia, sistemas que auxiliam a tomada de decisão, big datas, e-commerces aumentando a demanda de transporte e diversos outros fatores, apenas corroboram com o argumento de que as decisões precisam ser tomadas o mais rápido possível, necessitando, assim, de indicadores de desempenho que retratem o mais fielmente a realidade, em tempo real, do que acontece em sua empresa.

Não espere sua empresa levar uma goleada (na gestão) de alguma empresa alemã para agir, utilize sistemas que te auxiliem a tomar decisões rápidas e eficazes.

Estamos aqui para te ajudar nisso. 😉

Somos a Comprovei!

Uma startup de logística que está mudando a forma como embarcadores e transportadoras realizam entregas, promovendo uma experiência incrível.

Estamos focados em responder questões importantes sobre entregas no complexo cenário da logística no Brasil.

Em apenas 1 ano de mercado, já atendemos pequenos, médios e grandes clientes que realizam milhões de entregas por mês como Braspress, Luft, Roge entre outros.

Temos apenas uma missão: melhorar a vida das pessoas com entregas incríveis!

Entre em contato conosco

  • Desenvolvido por Maurício Faccin
  • ×
    Olá! Converse conosco via Whatsapp.