O Que é Uma Entrega Incrível?

07/07/2016

Todos que nos conhecem sabem que nosso slogan é “Realize entregas incríveis” e isso foi proposital para sempre tentarmos pensar: Péra aí. O que é uma entrega incrível? Como podemos comprovar uma entrega de maneira rápida, prática e precisa? Como podemos melhorar a vida de todos os envolvidos no processo de entrega de mercadorias? Assim, todos os dias, tentamos responder essa pergunta para continuar nossa jornada.

E você leu certo mesmo! Tentamos responder essas perguntas todos os dias na Comprovei junto aos nossos clientes. Está em nosso DNA. Aprender, aprender e aprender.

Papai noel comprovando uma entrega.Uma simples comprovação e entrega de mercadoria parece simples, mas é algo muito complexo. Muitos fatores precisam dar certo ao mesmo tempo para que o cliente final receba a mercadoria corretamente, seja este cliente final uma pessoa jurídica (B2B), uma pessoa física (B2C) ou, até mesmo, seja uma cadeia entre pessoas jurídicas e físicas (B2B2C).

Quem entende um pouco sobre logística deve estar pensando: Mas uma entrega de mercadoria é apenas uma entrega e uma comprovação pode ser feita com uma foto do canhoto da nota fiscal assinado pelo cliente ou com o número da nota anotado pelo motorista para dar baixa em algum sistema ou ligando em uma central. Certo? Não. Não é tão simples assim. O mundo não é perfeito.

O foco da Comprovei é ir a fundo na questão de roteirização, visibilidade e comprovação de entregas e não tratar isso de maneira superficial.

Primeiro vamos entender as nomenclaturas que o mercado está dando ao tema de comprovação de entregas. São elas: baixa on-line ou baixa automática, comprovação de entrega, status do pedido em tempo real, rastrear o pedido em tempo real, roteirizar e rastrear os pedidos e muitos outros termos.

Perceba que todos os nomes utilizados acima passam a sensação de não se preocuparem com o processo como um todo, apenas com o meio e o fim dele e, pior que isso, são processos a serem executados. Somente isso. Não existe nenhum tipo de preocupação com as pessoas envolvidas nestes processos.

Agora, farei algumas provocações para fazer você pensar e entender melhor a complexidade na questão de roteirização, visibilidade e comprovação de entregas. Vamos lá!

Pessoa esperando uma entrega.– Adianta o cliente final receber uma mensagem que o caminhão está em rota para entrega? Ou seria melhor que ele fosse informado de que a entrega será realizada às 15:32, por exemplo? Creio que você sabe a resposta.

– E se uma entrega atrasar, como comunico as outras?

– Melhor ainda, como antecipar problemas que poderão acontecer ao cliente final? Problemas acontecem, o ponto é como você lida com eles. Seu cliente pode gostar muito disso, garanto.

– O motorista realiza as entregas junto com um ajudante. Eles podem entregar ao mesmo tempo, em uma mesmo local e dentro deste local em lugares diferentes, como, por exemplo, em shopping centers. Como rastreio isso e comprovo em tempo real?

– Preciso ler o código de barras de cada item, caixa, container ou da própria nota sendo entregue (isso é uma forma de comprovar a entrega). Você já experimentou ler um código de barras com a câmera de um celular? É muuuuuuuuito lento.

– Faz sentido um embarcador (indústria, distribuidor, atacadista, etc.) gastar uma baita grana em marketing e vendas e, na hora de entregar os produtos, utilizar transportadoras que apenas “jogam” os produtos no cliente? O que você espera que seu cliente pense de você?

 

– Quais são as dificuldades de um motorista no dia-a-dia ao realizar e comprovar entregas? Você já esteve junto com ele na boleia do caminhão?

– Como incentivar de verdade os motoristas utilizarem a aplicação?

– Você sempre ouve dos motoristas que as entregas para determinados clientes demoram muito na fila. Vale à pena ter estes clientes? O que acontece para demorar tanto e o que pode ser feito?

– Não seria legal realizar algumas perguntas ao cliente final sobre o seu serviço ou o seu produto na hora da entrega? Como garantir que é o cliente quem está respondendo?

– E se as mercadorias passam por vários depósitos (filiais de transbordo) e motoristas ao longo do percurso?

Pilha de notas fiscais.– São milhares de notas fiscais (NF-e) emitidas e entregues, como vou saber se o motorista tirou realmente a foto de um canhoto e não do pneu do caminhão? Você vai verificar foto por foto?

– Todo canhoto de nota possui o número da nota. Como posso ler isso na hora (digitalizar) e enviar ao meu embarcador, por exemplo? Garanto que, se você fizer isso, o embarcador vai amar!

Eu poderia ficar aqui escrevendo muitas outras provocações e perguntas, mas prefiro parar por aqui e perguntar: Viu como não é tão simples assim? 😉

Além de tudo isso, nós da Comprovei acreditamos que não basta olhar e melhorar processos. Precisamos melhorar o dia-a-dia de trabalho das pessoas envolvidas em toda a cadeia de logística de entregas até chegar ao cliente final.

Isso significa que precisamos ter soluções para embarcadores (indústrias, distribuidores, atacadistas, etc.), transportadoras, motoristas e clientes finais, em que todos possam se comunicar em tempo real usando uma mesma linguagem.

É somente desta maneira que conseguiremos alcançar nossos objetivos e permitir que empresas realizem entregas incríveis.

E é desta maneira que a Comprovei faz!

Gostaria de convidá-lo a participar de nossos webinars (apresentações on-line e ao vivo) em que eu mesmo apresento e esclareço muitas dúvidas que vocês possam ter. Temos datas todas as semanas. Para se inscrever, clique aqui.

Caso queira conversar comigo, entre em contato pelas redes sociais ou e-mail. Terei o maior prazer em poder explicar e trocar ideias.

Nós da Comprovei queremos sempre aprender, aprender e aprender!

Enjoy the future!

Diretor comercial da Comprovei e focado em melhorar a vida de pessoas e empresas no mundo da logística, com transformações simples. Caso queira saber mais sobre mim, acesse minhas redes sociais.

Entre em contato conosco

  • Desenvolvido por Maurício Faccin
  • ×
    Olá! Converse conosco via Whatsapp.