A Revolução no Transporte de Medicamentos

01/09/2016

Transporte de medicamentosJá reparou na quantidade de farmácias na sua cidade? Parece que todo dia nasce uma farmácia nova. Agora, pense na gestão de transporte de medicamentos, ou melhor, pense em como podemos garantir que uma farmácia realmente recebeu o medicamento com comprovação de entregas, e que fabricantes, distribuidores e transportadoras puderam ter visibilidade de toda essa logística em tempo real. É sobre isso que vamos falar neste artigo. Vamos lá…

Em 2015, o Brasil estava em 7º lugar no ranking dos países que mais consomem remédios no mundo e todos sabem que nosso país tem extensões continentais com uma população de 204 milhões de pessoas, segundo censo do IBGE. Para garantir que todas essas pessoas tenham acesso aos medicamentos, precisamos ter uma gestão logística que funcione com planejamento e agilidade.

Até pouco tempo atrás, esta gestão era apenas focada no momento em que os veículos de entregas estavam parados nas docas carregando os medicamentos. Depois que este veículo dava partida e ia embora, perdia-se a comunicação sistêmica com ele e aí um dos maiores vilões do dia-a-dia entrava em cena: a comunicação boca a boca, ou seja, ligações para o celular do motorista. Nem preciso dizer que isso não é nada eficaz e acaba gerando diversos erros e transtornos na operação.

Com o advento dos smartphones e a consequente queda de preços dos aparelhos, abriu-se uma oportunidade muito interessante na logística de entregas, o que chamamos aqui de gestão de entregas de mercadorias (alguns chamam de comprovação de entregas).

A Comprovei foi pioneira no Brasil neste mercado, destacando-se no segmento de medicamentos. Muitos distribuidores e transportadoras nos procuram, pois entendemos o funcionamento da cadeia entre embarcadores e transportadoras até a chegada do medicamento ao cliente final.

Medicamentos sobre um tecladoAlguns exemplos de situações em que podemos ajudar:

  • – Visibilidade de tudo o que está acontecendo ao longo do trajeto;
  • – Roteirização pelo menor tempo ou melhor rota;
  • Cerca eletrônica das entregas;
  • – Comprovação de entregas de diversas maneiras (fotos, leitura de código de barras, etc.)
  • – Medição em tempo real da temperatura no baú do veículo;
  • – Dados estratégicos para área comercial e operacional; entre outros.

Caso queira conhecer um caso de sucesso da Comprovei, clique aqui.
São inúmeros os desafios no transporte de medicamentos, pois a demanda não para de aumentar.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e você vai se surpreender.

Diretor comercial da Comprovei e focado em melhorar a vida de pessoas e empresas no mundo da logística, com transformações simples. Caso queira saber mais sobre mim, acesse minhas redes sociais.

Entre em contato conosco

  • Desenvolvido por Maurício Faccin