Comprovei atinge marca de 1 milhão de entregas por mês: Entrevista com CEO Halley Takano

14/06/2017

A Comprovei atingiu a marca de 1 milhão de entregas por mês em poucos anos no mercado, criada em 2014 através da percepção de seus fundadores de que havia uma série de problemas no setor de logística brasileira, ampliou a sua atuação oferecendo uma solução de gestão de entregas em tempo real. Para conhecer melhor a história da empresa que foi de 500 entregas mensais até a marca de 1 milhão leia na íntegra a entrevista com o CEO Halley Takano.

Store manager with warehouseman checking goods reception

Entrevista com Halley Takano

1 – Halley, primeiramente obrigado por esta entrevista. Poderia começar contando um pouco da história da Comprovei?

A Comprovei foi fundada em novembro de 2014, durante nosso período de incubação na INCIT (Incubadora de Itajubá – MG) dentro da UNIFEI – Universidade Federal de Engenharia de Itajubá – MG. Ficamos nessa incubadora até o final de 2015, ano em que fomos premiados como a melhor startup. Os sócios gestores da Comprovei tem entre 15 e 20 anos de experiência em projetos de software, especialmente em sistemas de gestão e logística. E foram nestes anos de vivência que percebemos a péssima imagem e os grandes problemas da área de logística.

Esse problema aliado a nossa vasta experiência deram o incentivo para acreditar e oferecer uma solução inovadora. Nascia assim nossa Comprovei cheia de entusiasmo e com um sonho de ser um marco na transformação para que a logística de entregas brasileira fosse muito melhor.

2 – Por que 1 milhão de entregas é marcante para vocês?

Bem no início, após apenas 3 meses, estávamos monitorando e rastreando talvez menos de 500 entregas por mês. Após um ano, no início de 2016, a solução Comprovei já era usada em 50 mil entregas mensais, o que na época já achávamos bastante. Porém, tendo como propósito “Melhorar a vida das pessoas com entregas incríveis!” e slogan “Realize entregas incríveis!”, tínhamos que definir uma meta também incrível, não?

Foi quando em meados de 2016 estabelecemos atingir 1 milhão de entregas  até o final do ano seguinte. Atingimos essa marca antes da metade de 2017. Isso é marcante, pois representa uma etapa onde atingimos um alto grau de robustez do nosso sistema, que garante segurança e qualidade aos nossos clientes independentemente do porte ou do volume de suas operações.

Imaginem mais de 50 mil entregas por dia ou mais de 5 mil entregas por hora! É a prova que o sistema é testado e aprovado diariamente num volume muito alto. Não pode falhar! É incrível, ficamos muito felizes em atingir esse patamar.

Tecnologia-e-logistica-unidas-pela-reducao-de-custos-DICA-DO-HOMEM-DO-BAU-113

3 – Quais foram os maiores desafios até alcançar 1 milhão de entregas?

Basicamente todos os desafios representam nossa coleção de aprendizados! Fomos de 0 a 1 milhão de entregas rastreadas por mês, e aprendemos muita coisa também do zero. Por exemplo, desenvolver uma plataforma cloud já era um desafio, mas aprendemos como fazer isso oferecendo segurança e escalabilidade.

Conhecer todas as tecnologias, tais como GPS, 3G/4G, código de barras, geocode, mapas, roteirização, tratamento de imagens, ambiente cloud+android+iOS, entre outras que usamos é uma coisa, agora juntar tudo isso em um único produto foi um verdadeiro quebra-cabeça! E como qualquer negócio inovador enfrentamos no início o descrédito de clientes, parceiros e investidores. Mas os sócios e o time sempre acreditaram que valia a pena correr atrás de nosso sonho.

4 – Poderia falar um pouco de alguns erros cometidos?

Claro, falar dos erros é fundamental. Na Comprovei seguimos a filosofia de que “o erro é perdoável, mas a falta de iniciativa é inaceitável”. Além disso, gosto muito do que o Jeff Bezos (fundador da Amazon) diz: “Decida com 70% das informações ideais necessárias. Se você esperar por 100% para ter certeza, você decidirá com muito atraso.” O problema é que aí você corre o risco de errar mais. Desta forma, erramos e aprendemos muito até aqui. Acho que já tivemos erros em todas as áreas (risos).

Erramos na estratégia de vendas, erramos na política de preços, erramos no suporte técnico, na escolha de parceiros e ferramentas de desenvolvimento, até no perfil do cliente alvo. Mas tenho convicção de que graças a filosofia da iniciativa em aprender e corrigir rapidamente os erros, nossos clientes sempre nos apoiaram e estão todos muito satisfeitos.

5 – E acertos?

Não tenho dúvida em afirmar que nosso maior acerto foi o time. Os sócios gestores são profissionais experientes exatamente na tecnologia aplicada à logística e sistemas de gestão. Todos já se conheciam a pelo menos 10 anos, alguns há mais de 25. Reunir sócios gestores com perfis tão complementares é incrível. Além disso, o time é composto de jovens com muita vontade, comprometidos e sonhadores. A gente com certeza acertou na escolha dessas pessoas. Um time realmente incrível!

Outro acerto a destacar foi acreditar no motorista. Muitos nos diziam que esse usuário (o motorista de caminhão) seria a nossa pedra no sapato. Apostamos que faríamos diferente e superaríamos esse paradigma. Hoje temos mais de 10.000 usuários e se eles não fossem beneficiados e aliados do nosso sistema não teríamos alcançado essa marca de 1 milhão de entregas por mês, não é mesmo ?

6 – Qual o perfil de clientes da Comprovei?

Temos muito orgulho de nossos clientes. São clientes de todos os portes e segmentos de mercado, pois a nossa solução é muito flexível. Mas em comum os clientes Comprovei almejam deixar seus clientes finais encantados com entregas incríveis. Portanto são clientes que procuram uma solução que os ajudem numa gestão de entregas em alto nível com visibilidade e comunicação real-time da operação da logística de entregas.

Assim, não importa o negócio ou porte, o que conta é a consciência que nossos clientes têm de que a entrega faz parte do produto vendido. Para esse tipo de cliente, a nossa solução Comprovei ajuda a criar um diferencial competitivo nas entregas, e por consequência nas vendas dos produtos.

7 – Como uma startup aprendeu a lidar com a exigência de grandes empresas?

Para nós foi algo muito natural, bastou e basta ser nós mesmos. Na realidade o cenário atual é muito favorável às startups, pois as grandes empresas estão mais abertas a contratar soluções de pequenas empresas que podem representar até investimentos mais baixos, mas que em épocas de bonança representariam um risco de escolha. Na crise esse risco tem um peso menor, e então essas empresas grandes se veem na obrigação de considerar no leque de escolha também uma startup.

Agora, é evidente, que as grandes empresas exigem qualidade tanto do produto como no atendimento. Se você souber conciliar o seu fluxo financeiro com os ciclos mais longos de vendas e setup das empresas grandes, enfrentar as suas exigências é um ótimo negócio.

destaque-curso-logistica

8 – Você mencionou algumas vezes a filosofia da Comprovei durante esta entrevista. Qual filosofia é esta e o que ela prega?

Nós sempre consideramos fundamental ter uma filosofia corporativa baseada em valores éticos e morais elevados. Desde o primeiro dia difundimos uma filosofia de trabalho que além de ajudar a manter um ambiente de confiança, com transparência e sinceridade, também ajuda na tomada de decisões mais rápidas e claras na Comprovei. Essencialmente essa filosofia nos apoia a agir sempre com justiça ao ser humano.

Estamos tratando as pessoas (time, clientes, fornecedores, parceiros, investidores, sócios) em nosso dia-a-dia de forma justa como seres humanos? Na medida que praticarmos essa filosofia, construiremos um negócio sólido e sustentável. Como CEO da Comprovei, cabe a mim não só dar o exemplo, como garantir que cada vez mais nossas decisões e ações estejam de acordo com nossa filosofia corporativa.

 

Entre em contato conosco