Comprovação de entregas e rastreadores complementam-se mutuamente

15/06/2015

Os sistemas de comprovação de entregas, bastante populares no exterior, são quase desconhecidos por aqui. Esses sistemas focam a rastreabilidade dos produtos, materiais e embalagens.

Por outro lado, conhecidos amplamente, os sistemas de rastreamento de veículos são oferecidos no Brasil por dezenas de fornecedores desse tipo de serviço ou equipamentos. Esse rastreamento de veículos, principalmente os de transporte de cargas, está relacionado a gestão de risco.

Os termos “rastreamento de veículos de carga” e “rastreamento de cargas” são usados muitas vezes de forma sinônima, provocando uma certa confusão. Rastrear o veículo é bem diferente de rastrear a sua carga.

Em outras palavras, uma coisa é o rastreamento de veículos e outra bem diferente é o rastreamento das cargas. Um sistema rastreia, por exemplo, a posição do veículo, sua velocidade, paradas, com possibilidade de uma telemetria com sensores de abertura de portas, frenagem, temperatura, consumo de combustível, etc. E o outro rastreia os itens entregues da nota fiscal, divergência no pedido, avarias, ocorrências de não-entrega, com a confirmação e comprovação de entregas.

O que contribui com a confusão é que ambos os sistemas, os de comprovação de entregas e os de rastreamento de veículos de carga, em geral oferecem funcionalidades para a visualização da logística. Desta forma, por exemplo, permitem através da visualização em mapas, localizar a posição do veículo e sua carga. Como, é claro, o usual é que a carga esteja dentro do respectivo veículo, localizar ou rastrear parece ser uma única função.

Desta forma, é importante compreender que os sistemas de comprovação de entregas e os de rastreamento de cargas são diferentes e complementares. Cada um dos sistemas tem características, vantagens e benefícios próprios. Cada sistema baseia-se em tecnologias diferentes, portanto exigem empresas com experiências e conhecimentos específicos. Ambos são sistemas especialistas e cada qual foca seus objetivos e necessidades dos clientes. Além disso, os melhores sistemas no mercado permitem se comunicar uns com os outros, e assim de fato complementarem-se mutuamente.

Portanto, cada macaco em seu galho. E se tiver dois “galhos” a resolver, contrate dois “macacos”. Brincadeiras à parte, então são duas dicas:

  • – Se sua empresa for uma embarcadora (distribuidores, atacadistas, indústrias, varejo, etc) provavelmente suas necessidades serão atendidas com um sistema de visualização e comprovação de entregas.
  • – Caso sua empresa for uma transportadora, é mais provável que possa complementar o seu sistema de rastreamento de veículos de carga, que já tenha adotado, integrando com um sistema especialista de comprovação de entregas.

Concluindo, não espere que um sistema de rastreamento de veículos de carga, atenda suas necessidades de visualização e comprovação de entregas. E vice-versa. Foque na sua necessidade principal e complemente com o outro. E se precisar atender igualmente as duas necessidades, não tenha dúvida, exija o melhor e contrate os dois sistemas especialistas e usufrua do melhor de uma solução integrada. Cada macaco em seu galho !

Somos a Comprovei!

Uma startup de logística que está mudando a forma como embarcadores e transportadoras realizam entregas, promovendo uma experiência incrível.

Estamos focados em responder questões importantes sobre entregas no complexo cenário da logística no Brasil.

Em apenas 1 ano de mercado, já atendemos pequenos, médios e grandes clientes que realizam milhões de entregas por mês como Braspress, Luft, Roge entre outros.

Temos apenas uma missão: melhorar a vida das pessoas com entregas incríveis!

Entre em contato conosco

  • Desenvolvido por Maurício Faccin
  • ×
    Olá! Converse conosco via Whatsapp.