Os processos logísticos são todas as ações que ocorrem dentro de uma empresa e que têm como objetivo fabricar e distribuir produtos. Para que os resultados sejam positivos, essas ações precisam estar alinhadas com as demandas do mercado.Como se pode ver, se trata de uma parte bastante importante e estratégica do negócio, portanto, deve ser vista com bastante atenção. O bom controle de processos logísticos é fundamental para que a companhia se desenvolva e se mantenha competitiva, especialmente em cenários de crise.
Continue lendo para saber mais a respeito da análise de processos logísticos, seus benefícios e se existe momento correto para realizá-la.
Antes de falarmos sobre análise e controle de processos logísticos, é importante explicarmos exatamente o que são esses processos. Embora muitos relacionem logística apenas com a entrega, a verdade é que ela se inicia ainda no planejamento de produção e engloba todas as etapas até que a mercadoria chegue ao cliente.
O processo logístico é formado por etapas que buscam encontrar a melhor solução para a fabricação e distribuição de mercadorias, considerando como o mercado utiliza esses produtos. Basicamente, essas etapas incluem: planejamento, gerenciamento de materiais e compras, armazenamento, distribuição e transporte.
Uma análise de processos logísticos representa exatamente observar cada etapa a fim de identificar aspectos que possam ser melhorados e descartados. Essa é uma ação necessária a ser realizada periodicamente porque muitos detalhes podem passar despercebidos pelos funcionários de cada setor.
Dessa maneira, alguém com uma visão macro consegue identificar gargalos e detalhes que, mesmo parecendo mínimos, podem estar prejudicando de alguma maneira os resultados. Ou, ainda, há casos em que tudo está indo bem, mas através da análise se encontra formas de melhorar ainda mais os processos.
Agora que já sabemos o que são processos logísticos, vamos falar sobre os benefícios que uma análise deles pode oferecer, acompanhe!
O tempo dos colaboradores é um recurso que deve ser usado de maneira estratégica. Sem um controle de processos logísticos, algumas etapas desnecessárias podem passar despercebidas.
Com isso, é capaz que vários funcionários estejam se ocupando de algo que não está, de fato, acrescentando aos resultados. Através da identificação dá para realocar os profissionais para tarefas realmente úteis.
A ideia é que a análise seja o primeiro passo de uma reestruturação dos pontos identificados. Assim, após essa mudança, se pode obter uma redução nos atrasos das entregas e situações de retrabalho. Afinal, todos os processos estarão alinhados, funcionando de forma coordenada.
A ocorrência de retrabalhos significa um aumento dos custos. Por outro lado, quando eles são controlados é possível alcançar o efeito contrário, que é uma redução das despesas. Lembrando que o desperdício nem sempre é de material, muitas vezes ele envolve o tempo, como mencionado no primeiro tópico.
É muito importante que os colaboradores saibam exatamente qual o seu papel dentro de cada processo de logística. Entretanto, sem uma análise detalhada pode acontecer de esses papéis se misturarem, com um realizando as funções do outro.
Através de um acompanhamento de perto fica mais fácil identificar essa confusão de funções e orientar cada um em relação ao seu papel. Isso também permite uma padronização das atividades, facilitando o fluxo de informação entre os setores.
Todos os benefícios citados até aqui, além de outros que a análise de processos logísticos pode trazer, promovem uma melhora na qualidade, tanto do atendimento quanto dos produtos e serviços em si.
Hoje, com a competitividade acirrada do mercado, é de extrema importância prezar pela excelência e oferecer aos clientes produtos e serviços com a máxima qualidade. Por isso é tão necessário se atentar aos processos logísticos e buscar formas de torná-los o mais eficiente possível.
Essa é uma das perguntas que muitos gestores se fazem e a resposta para ela é que depende. Na verdade, por se tratar de uma análise capaz de trazer tantos benefícios, pode ser realizada no momento que parecer mais oportuno ou quando forem identificados problemas durante as etapas de produção.
Alguns exemplos de outras situações que se mostram propícias para uma análise de processos logísticos são: realização de benchmarking para comparar resultados com outras empresas e ao implementar um novo sistema. Saber exatamente como está o desempenho atual da companhia ajuda a aplicar soluções considerando exatamente as necessidades existentes.
A entrega representa o final de uma sequência de processos logísticos e nem por isso é menos importante que as demais etapas. Afinal de contas, o cliente considera toda a experiência de compra e não cada passo de forma isolada.
Nesse sentido, um produto que foi fabricado com a máxima qualidade, mas chega ao consumidor com atraso irá significar uma experiência ruim. Por essa razão, as empresas que desejam se manter competitivas devem encontrar maneiras de garantir que os pedidos sejam entregues de forma segura e dentro dos prazos estabelecidos.
É aí que surge uma grande dúvida: como a empresa vai controlar a mercadoria depois de ela ser entregue a uma transportadora? Por mais que se possa buscar um transportador sério e que ofereça um serviço de qualidade, a companhia acaba ficando sem controle sobre seus pedidos.
Através da solução Comprovei, esse problema acaba, porque se ganha visibilidade de todo o processo de entrega, desde a saída do centro de distribuição até a chegada ao cliente. Isso evita atrasos e reentregas, além de possibilitar que o cliente saiba exatamente quando o seu pedido irá chegar.
Se desejar saber mais sobre a nossa solução, entre em contato e agende uma demonstração remota! Faça entregas incríveis com a ajuda do sistema Comprovei e garanta a qualidade dessa importante etapa do processo de logística!