Estamos em 2021, está mais do que na hora de pensar e traçar a importante META ANUAL.
É hora de pensar nos investimentos que precisamos fazer em nossa empresa. Esta é uma preocupação comum e bem valiosa. Ainda mais, depois de um ano tão turbulento que passamos, não é verdade?!
Hora de colocar a casa em ordem e ver como foi o ano de 2020 e como serão os próximos passos. Uma estratégia muito importante para garantir vida à empresa e para que ela possa deslanchar ainda mais.
É comum, principalmente nesta época do ano, que os gestores de todas as áreas se reúnam para discutirem o orçamento anual. Sabemos como precisam se esforçar durante todo o ano para que consigam cumprir o que ficou definido.
Por isso é indispensável saber analisar qual seria a forma mais vantajosa de contratar os serviços de que precisam.
Precisamos falar então, sobre CAPEX e OPEX, que são duas modalidades diferentes que são usadas para classificar os investimentos ou despesas.
Para a área onde a Comprovei atua, é muito importante saber diferenciar seus conceitos, pois estas modalidades, tem um papel bastante relevante.
É importante compreender o conceito e saber aplicar, para que as finanças possam estar sempre em dia.
De forma bem simples, CAPEX é o investimento em bens de capital, ou seja, aqueles utilizados para aumentar a produção ou a produtividade da empresa. Podemos dizer que são aquisições que fazem as empresas aumentarem a capacidade de obterem lucro. Exemplo: Compra de máquinas ou equipamentos, compra de hardware, materiais de construção ou aquisição de licença de software.
Importante saber, que as despesas de capital também abrangem serviços e os valores de Capex normalmente não variam. São um investimento a longo prazo e que são pagos no ato da compra.
Este tipo, sofre depreciação do bem de acordo com a previsão da duração, e tem desconto na tributação.
Já o OPEX, são todas as despesas operacionais, ou seja, aquelas que estão relacionadas ao dia a dia da operação, despesas de curto prazo. Podemos pensar que é tudo que faz com que a empresa consiga continuar produzindo no dia a dia. Está relacionado por exemplo, com o custo da folha de pagamento, reparos, despesas tributárias, manutenção das ferramentas que foram contratadas, entre outros. Neste caso os valores de Opex costumam variar bastante e podem ser deduzidos do montante tributável daquele ano.
Este tipo, não sofre depreciação, porque os produtos são renovados a cada ano com o fim do contrato.
Quando você contrata a Comprovei para realizar a gestão de entregas da sua empresa, as despesas geradas em cada entrega, são pagas mensalmente e alocadas em Opex, já que o custo pode variar dependendo da quantidade de entregas realizadas.
Esta é uma boa forma para te ajudar a diminuir o seu investimento em Capex, já que não são necessários compras de equipamentos. Até mesmo os celulares utilizados, podem não ser de responsabilidade da empresa, não sofrendo assim, depreciação.
A empresa não precisa se preocupar com a compra de servidores, já que a Comprovei é hospedada na nuvem, fazendo com que diminuam as despesas com ativos físicos (Capex).
Fazendo a alocação das despesas corretamente, é possível investir em outros projetos de forma simultânea.
Uma vantagem bastante apreciada, é que as despesas de Opex, são adaptáveis as mudanças do mercado.
Precisamos pensar que o investimento em Capex, pode interferir no Opex.O investimento em Capex pode aumentar o investimento em Opex. Por exemplo, se a empresa pretende ampliar suas instalações, comprar e colocar mais máquinas para trabalhar, isso significa que haverá um aumento de despesas com funcionários, energia elétrica, que são gastos de Opex.
Pode acontecer também do investimento do Capex, diminuir o investimento em Opex. Por exemplo, se a empresa optar por uma máquina nova que possa substituir uma outra que está defasada, isso pode fazer com que ela gere uma diminuição de energia elétrica, já que a antiga estava consumindo bem mais energia.
Dessa forma, devemos utilizar o CAPEX e OPEX de forma estratégica, para que a empresa possa ter mais possibilidades de investimentos e conseguir mais eficiência.
É fundamental não confundir os dois, porque eles têm formas diferentes de tributação e são tratados pela contabilidade de forma separada. A confusão, pode gerar inconsistência na contabilidade e gerar erro na hora de realizar o pagamento dos impostos.
Agora que falamos sobre as diferenças e entendemos o conceito, que tal pensar no planejamento estratégico da sua empresa e já incluir a aquisição da Solução Comprovei para Gestão de Entregas para 2021?