O termo 4.0 tem sido bastante usado para se referir a diversos processos e elementos relacionados ao universo empresarial. Na publicação de hoje iremos tratar sobre como a torre de controle logística contribui para uma gestão 4.0.
Ao acompanhar a leitura você irá entender o que esses números representam, sua importância no mercado atual e as vantagens das tecnologias voltadas para o setor logístico nesse cenário. Vamos começar?
A classificação de algo em 4.0 faz referência à quarta revolução industrial, que nada mais é do que o momento que estamos vivendo, em que o mundo real e o virtual estão integrados. Mas, até chegarmos aqui, passamos por outras três etapas na história, sendo elas:
A indústria 4.0, por sua vez, é um passo adiante da sua antecessora, a 3.0, pois alia a tecnologia com o mundo real, através de recursos como internet das coisas, inteligência artificial, big data e outros.
Nesse sentido, a gestão 4.0 é a forma de gerenciamento que a quarta revolução industrial possibilitou. Afinal, as ferramentas utilizadas hoje impactam em todos os setores das empresas, incluindo o setor logístico, e não apenas a produção.
Através da análise de dados, os gestores conseguem ter uma visão ampla sobre os processos da empresa. Como consequência, podem tomar decisões estratégicas e com maior controle sobre os seus resultados.
Vamos tomar como exemplo o e-commerce, que surgiu na década de 1960, se fortaleceu na década de 1990, e funcionava de maneira bem diferente de como conhecemos atualmente. No passado, o cliente fazia o pedido e o recebia em casa, sem muitos desdobramentos.
Hoje, os e-commerces utilizam dados para direcionar anúncios considerando a etapa do funil de vendas na qual os consumidores estão. Também analisam os produtos mais vendidos, os canais que os levaram ao site, além de informações relacionadas às entregas.
Viu só como as coisas mudaram da gestão 3.0 para a 4.0? Se a tecnologia surgiu para facilitar a forma como os negócios eram geridos, o passo seguinte foi, na realidade, um grande salto que nos trouxe até aqui. E como iniciamos o assunto sobre as entregas, podemos partir para a torre de controle logística, acompanhe!
Como vimos até aqui, a gestão 4.0 envolve, basicamente, o aprofundamento do uso da tecnologia nas empresas. Os dados são grandes protagonistas nesse cenário, auxiliando gestores de todos os segmentos a tomarem decisões estratégicas. Mas qual o papel da torre de controle logística? Acompanhe!
A torre de controle é um importante elemento da aviação. Trata-se de uma construção que está presente nos aeroportos, na qual ficam os responsáveis por controlar os pousos, decolagens e outras atividades das aeronaves. Além de acompanhar tudo através dos sistemas, eles têm uma visão privilegiada do espaço aéreo por causa da altura em que estão localizados.
No setor logístico, o termo é usado para se referir ao sistema que possibilita o acompanhamento da movimentação dos veículos de uma frota. Nesse caso, não há nenhuma torre envolvida, mas se tem visibilidade sobre as ocorrências das entregas e, claro, a sua conclusão.
Funciona assim: os motoristas partem para as rotas com as mercadorias embarcadas e realizam apontamentos no aplicativo instalado no smartphone. Isso significa que eles irão registrar ocorrências como: acidentes na via, endereço incompleto, cliente ausente e entrega efetuada.
Enquanto isso, a equipe de supervisão acompanha tudo através da torre de controle. Então, sem se deslocarem da empresa, esses profissionais têm visibilidade de tudo o que acontece em campo, podendo agir rapidamente em caso de necessidade.
Se um motorista aponta no sistema que o endereço está incompleto, os colaboradores que estão trabalhando internamente podem entrar em contato com o cliente para solicitar mais informações. Em seguida, esses novos dados são repassados ao motorista, que pode concluir a entrega no mesmo dia, sem precisar retornar ao local em outro momento e gerar custos extras.
Viu só como a gestão 4.0 é beneficiada com a torre de controle logística? Conheça alguns dos principais benefícios oferecidos por essa ferramenta.
Ter visibilidade sobre o processo de entregas é fundamental para que tudo ocorra da forma correta. Além disso, o acompanhamento possibilita a identificação de situações que possam resultar em problemas e agir para evitá-los.
A comunicação é crucial para uma operação produtiva. Com a torre de controle logística, as equipes interna e externa (motoristas) podem trocar informações rapidamente. Essa agilidade impacta diretamente na qualidade das entregas, aumentando também a produtividade.
No mundo atual, as coisas acontecem muito rapidamente e isso fez surgir um grande senso de urgência. Dessa forma, as empresas que realizam entregas mais rápidas e com qualidade são as que se destacam.
A torre de controle logística facilita o acesso a dados valiosos para a tomada de decisões estratégicas. Por isso, é uma ferramenta de grande utilidade para a gestão 4.0.
As demais vantagens proporcionadas pela torre de controle logística contribuem para uma redução dos custos. Afinal de contas, o aumento da produtividade, a redução de falhas e de retrabalhos torna a operação mais econômica. Como consequência, a companhia pode praticar preços mais competitivos e se destacar também nesse quesito.
Para realizar uma gestão 4.0 é preciso investir em tecnologia e a torre de controle logística é uma das ferramentas que contribuem para o aumento da eficiência e da tomada de decisões estratégicas.
Quer saber mais sobre a solução e como ela pode ajudar a melhorar os processos logísticos da sua empresa? Entre em contato e agende uma demonstração remota do sistema Comprovei!