O mercado está mais concorrido do que nunca. Para oferecer serviços que se destaquem as empresas precisam investir em soluções que aumentem a eficiência, reduzindo custos, desperdícios e falhas. A torre de controle logístico de entregas é uma dessas ferramentas, pois gera visibilidade sobre os processos, facilitando a tomada de decisão.
No setor de logística de uma companhia, ou mesmo em uma transportadora, é preciso gerenciar parte da equipe remotamente. Afinal, o trabalho dos motoristas é exatamente levar as mercadorias do centro de distribuição até o endereço dos clientes.
Mas como é possível ter controle sobre tantos veículos e profissionais ao mesmo tempo, e à distância? Nesta postagem você irá descobrir como isso é possível e qual o papel da torre de controle nesse contexto, acompanhe!
A torre de controle logístico de entregas é uma central que reúne informações sobre os processos logísticos. Dessa forma, é possível monitorar e acompanhar cada etapa em tempo real.
Lembra-se que falamos sobre como gerenciar a equipe remotamente? Com a torre de controle o acompanhamento é realizado facilmente à distância. Assim, os gestores sabem exatamente onde os motoristas e veículos estão.
O termo torre de controle é emprestado da área da aviação, em que há realmente torres físicas nos aeroportos, realizando o controle do tráfego. Dentro dessas torres, os profissionais responsáveis têm visibilidade do espaço aéreo e acompanham tudo através de telas, onde se comunicam com os tripulantes das aeronaves.
No setor logístico não é necessário estar em uma torre, no entanto, em se tratando das telas, o ambiente tem certa semelhança com as salas de controle aéreo. Inclusive, é das telas que vem a visibilidade sobre os processos, sendo possível obter informações, como:
Essas e outras informações dão ao gestor logístico uma visão ampla de toda a operação.
Implementar na sua empresa a torre de controle logístico de entregas pode gerar diversos benefícios. Saiba mais sobre os principais a seguir.
Uma vantagem da torre de controle que se destaca é a centralização das informações, permitindo o controle detalhado da operação. As empresas que terceirizam suas entregas a transportadoras poderão acompanhar se o serviço está sendo prestado de acordo com o contrato.
Outras opções de acompanhamento incluem: por motorista, por pedidos e por entregas. São diversas possibilidades para o supervisor se manter a par de tudo o que está acontecendo sem precisar sair da sua sala.
Quando se tem dados para analisar, tomar decisões se torna muito mais objetivo e rápido. Isso é muito importante para um setor que precisa de agilidade, como o logístico. A velocidade com o qual as ações são realizadas faz toda a diferença para a produtividade e, consequentemente, a satisfação dos clientes.
A torre de controle logístico de entregas ajuda também no acompanhamento do desempenho da equipe. Desse modo, dá para verificar a performance dos profissionais, identificando aqueles que precisam melhorar e estimulando a produtividade.
O acompanhamento amplia a visão sobre um cenário. Quando se trata de uma operação logística, a visibilidade sobre cada processo possibilita o aperfeiçoamento, visando sempre a eficiência e a eliminação de desperdícios. Como consequência, há uma redução de custos, contribuindo para o aumento da competitividade e lucratividade do empreendimento.
Agora que você já sabe o que é a torre de controle logístico de entregas e as principais vantagens que a ferramenta oferece, veja como implementá-la na sua empresa.
Primeiramente, é necessário entender a situação atual do negócio, seus processos e objetivos. A partir disso será possível identificar as ferramentas necessárias para a implementação da torre de controle.
Para as informações ficarem centralizadas na torre de controle, é preciso contar com ferramentas que coletem esses dados e que possuam integração entre si. Para o setor logístico, de modo geral, é importante contar com:
Com a aquisição das ferramentas, é preciso treinar os colaboradores para utilizá-las. A empresa pode capacitar um funcionário que ficará responsável por transmitir o conhecimento aos demais ou realizar um treinamento geral.
A adesão da equipe é fundamental para tornar os processos mais eficientes e obter as vantagens oferecidas pelas soluções. Inclusive, não é apenas a companhia que se beneficia da aquisição de sistemas logísticos, os funcionários também são beneficiados pelas facilidades proporcionadas pela tecnologia.
Os KPIs (Key Performance Indicator, em português indicadores-chave de desempenho) são extremamente relevantes em uma operação logística. Com a torre de controle eles poderão ser acompanhados em tempo real.
Confira alguns exemplos de KPI que poderão ser acompanhados:
Nesta publicação explicamos o que é a torre de controle logístico de entregas, as informações que podem ser obtidas por meio dela, as vantagens oferecidas e os passos necessários para a implementação em uma empresa.
Hoje, o setor logístico precisa da tecnologia para suprir a crescente demanda. As empresas que investem em soluções tecnológicas assumem uma posição de destaque no mercado e conquistam a preferência dos clientes.
Gostou deste conteúdo? Navegue pelo blog Comprovei e confira mais postagens sobre logística e tecnologia.