Hoje vamos falar um pouquinho sobre o acordo de nível de serviço, que vem sendo muito utilizado entre os clientes da Comprovei, mais conhecido como SLA.
Muitas empresas estão preocupadas em medir de maneira eficiente o SLA, e mais do que isso, estão preocupadas em utilizar uma boa solução, para conseguir gerir estes SLA’s e poder analisar se eles vêm sendo cumpridos.
O SLA também gera um benchmark entre empresas, podendo estas saber se o nível de serviço prestado aos seus clientes, está condizente com a realidade.
Mas afinal, o que é SLA?
O SLA, sigla para Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço, em português, é um acordo entre cliente e fornecedor, que garante a qualidade dos serviços prestados.
Em outras palavras, consiste em detalhar o tipo de serviço prestado pelo fornecedor, a fim de firmar um comum acordo.
O SLA é fundamental, uma vez que traz transparência ao serviço que está sendo oferecido ou para o serviço que está sendo contratado, diferentemente de um contrato comum. Sendo assim, fica claro quais são as expectativas e responsabilidades do contratante e dos prestadores de serviços, além de ajudar a mostrar com clareza, a eficiência dos serviços prestados.
Existem hoje, muitos serviços bem complexos, ou com muitas características particulares para cada modelo de negócio, por isso é de suma importância as empresas investirem em inovação e tecnologia, para que possam oferecer os melhores serviços aos seus clientes finais.
Com a gestão do SLA, estes processos podem ser melhor monitorados, e os resultados são mostrados no diferencial do serviço prestado.
E quais os SLA’s mais comuns nas entregas?
Aqui na Comprovei, os SLA’s estão diretamente ligados aos processos logísticos dos embarcadores e transportadoras. Dessa forma, os acordos mais comuns estão ligados a:
Mas como podemos calcular este tipo de serviço?
Para conseguir calcular, precisamos monitorar alguns indicadores como:
Em poucas palavras, OTD é um Indicador que visa medir qual o percentual de entregas que ocorreram dentro do prazo.
Este é um indicador que visa medir qual o percentual de pedidos que foram entregues dentro das especificações previstas e dentro do prazo, ou seja, ele mede a performance de entregas na logística.
Lembrando que existem vários outros tipos de indicadores e também outros tipos de acordos, e estes englobam também acordos internos dentro de uma mesma empresa ou organização.
Espera-se com isso que:
E quais outros benefícios que vou conseguir com o SLA aliado a uma ferramenta de gestão?
Garantia do cumprimento de tudo o que foi combinado entre as partes;
Para encerrar, o que precisamos ter em mente é que, quando conseguimos gerar métricas, temos em mãos a possibilidade de realizar melhorias. O fornecedor tem mais segurança para desenvolver as atividades, e a empresa tem a garantia da excelência na entrega do serviço e da melhor performance no atendimento ao cliente final.
Afinal de contas, o mais importante é a satisfação do cliente.
Nós, da Comprovei, podemos ajudar sua empresa a ter SLA’s utilizados como padrão no mercado e medindo em tempo real. Seu cliente, com certeza, ficará feliz em ver!