Um dos principais objetivos da gestão de armazém é aproveitar ao máximo o espaço do galpão. A armazenagem flow rack é uma das estratégias usadas por diversas empresas, também por conta de sua praticidade.
Quanto mais otimizado for o local onde as mercadorias ficam alojadas, mais eficiente serão os processos realizados. Isso acaba impactando em toda a operação, garantindo que a etapa do transporte comece mais rapidamente.
Quer entender o que é a armazenagem flow rack, suas vantagens e dicas para aplicar no seu negócio? Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.
Flow rack significa em português fluxo de prateleiras. O nome dá a ideia de movimento e o intuito é realmente esse, permitir a separação rápida das mercadorias, encaminhando-as para as etapas seguintes e tornando também o transporte mais ágil.
O movimento do flow rack se dá através das prateleiras inclinadas e equipadas com esteiras rolantes. Isso possibilita a movimentação dos itens, de modo que os que estão no estoque há mais tempo deem espaço para os que chegam.
Para essa movimentação acontecer é importante que os produtos não sejam muito volumosos ou pesados. Então, esse é um dos principais pontos a se considerar para decidir se é a melhor estratégia para uma operação logística. Mais adiante falaremos sobre outros aspectos relevantes.
Essa modalidade de armazenagem é bastante utilizada em conjunto com operações do tipo FIFO (First In First Out), que significa “primeiro a entrar, primeiro a sair”. Dessa maneira, os produtos seguem uma ordem para permanecerem no estoque, evitando perdas de itens com validade.
Veja, a seguir, tópicos que mostram o porquê de a armazenagem flow rack ser cada vez mais utilizada pelas empresas.
Como as estantes se movimentam, não é necessário planejá-las pensando que os colaboradores precisarão acessar cada item. Logo, podem ser projetadas para armazenar mercadorias no sentido da profundidade.
Isso possibilita o melhor aproveitamento do espaço do armazém. Assim, as empresas conseguem aumentar a sua capacidade de armazenamento e melhorar o giro de estoque.
Com o sistema flow rack, as mercadorias que devem ser as primeiras a sair são movimentadas, proporcionando acesso rápido e fácil pelos profissionais da operação. Isso facilita para os colaboradores selecionarem os produtos que precisam, melhorando a produtividade da coleta.
Quanto mais ágil for essa etapa, mais rapidamente os itens são encaminhados para os veículos, partindo para as rotas. A partir do momento em que o cliente faz um pedido, todos os processos contribuem para a agilidade das entregas e, consequentemente, a fidelização dos consumidores.
Um estoque deve ser organizado e ter processos para a sua rotação. No caso do flow rack, o método utilizado é o FIFO. Isso garante que os primeiros itens a entrar serão sempre os primeiros a sair.
Uma das vantagens de adotar essa estratégia é a redução dos riscos de furo de estoque. Afinal, se tem mais controle sobre as entradas e saídas.
A armazenagem flow rack é bastante versátil, podendo ser adaptada conforme as necessidades do armazém. Isso significa que podem tanto ser usadas para armazenamento de alta densidade quanto a coleta rápida de pedidos.
Também podem ser configuradas para trabalhar com vários tipos e tamanhos de paletes. Trata-se de uma opção para melhorar a eficiência e aumentar a economia de espaço do armazém.
Quanto menos as mercadorias precisam ser manuseadas, menor é o risco de avarias. Como elas são movimentadas pelas esteiras, a segurança é bem maior do que se um funcionário precisasse retirar cada item manualmente. Afinal, as chances de quedas e esbarrões são praticamente nulas.
Para empresas que pretendem adotar a operação FIFO, a armazenagem flow rack é uma das melhores opções. Com a movimentação das esteiras, torna-se mais simples manter a ordem das mercadorias que já estavam no estoque, separando-as das mais recentes.
Um fator crítico na escolha de um sistema flow rack é o custo. Afinal, o gasto com equipamentos costuma ser maior do que em outras opções de armazenamento. Entretanto, os custos reduzidos de manuseio costumam compensar o investimento inicial realizado.
Embora a armazenagem flow rack seja extremamente vantajosa, antes de adotá-la é necessário verificar se faz sentido para o seu negócio. Confira a seguir informações relevantes sobre as indicações dessa estratégia.
Para empresas que trabalham com mercadorias perecíveis de alta rotação, como alimentos, por exemplo, o flow rack é uma excelente opção. Afinal, nesses casos, é necessário ter um fluxo contínuo dos produtos, com movimentações de entrada e saída constantes.
Quando a rotatividade de mercadorias é alta, a empresa pode lidar com dificuldades de reabastecimento, principalmente devido ao espaço. Nesses casos, os funcionários acabam perdendo um tempo valioso organizando os itens manualmente.
Com a ajuda da armazenagem flow rack esse problema pode ser solucionado facilmente. Afinal, as prateleiras são programadas para se movimentarem, poupando trabalho e tempo da equipe.
Decidiu adotar a armazenagem flow rack na sua empresa? Confira alguns pontos importantes que deve considerar.
A armazenagem flow rack proporciona mais segurança e eficiência para a operação. Gostou deste conteúdo? Navegue pelo blog Comprovei e confira mais postagens sobre logística e tecnologia.