Fazer um controle de frota eficiente é fundamental para toda empresa que depende de veículos para realizar a sua operação. Através dessa gestão, além de entregas no prazo, é possível otimizar custos e conservar os bens do negócio.
Mas como controlar a frota com cada veículo em uma localização diferente? A resposta está na tecnologia e nos sistemas voltados especificamente para o setor logístico. Vamos entender melhor?
Antes de falarmos sobre as ações necessárias para um controle de frota eficiente, é válido explicarmos o conceito. Trata-se de um conjunto de medidas voltadas para gerenciar os veículos de uma empresa, que podem ser caminhões, furgões, carros ou outros modelos.
Quando se fala em controle de frota, existem várias questões envolvidas, como:
Viu só como o gerenciamento da frota é abrangente? Através das informações obtidas por meio do acompanhamento, os gestores conseguem tomar decisões de modo estratégico. Assim, é possível otimizar os custos, impulsionando os lucros e a competitividade.
O acompanhamento de cada processo em uma empresa é indispensável para a sua eficiência. Se os funcionários dos setores simplesmente realizam as suas atividades sem uma análise do todo, as chances de descontrole tornam-se muito grandes.
Quando se trata da frota, o controle possibilita a identificação de desperdícios e oportunidades de economia. Além disso, dá para planejar manutenções para evitar custos elevados com consertos e paradas inesperadas na operação.
Ter acesso a informações em tempo real sobre os veículos dá maior poder aos supervisores. Com esse poder, eles podem agir rapidamente para resolver problemas ou até prevê-los e evitar que se concretizem.
Por fim, se tem um maior aproveitamento da frota e do espaço interno dos veículos. Desse modo, as entregas são realizadas em menos tempo e com menos custos, aumentando a satisfação dos clientes.
Saiba mais sobre as vantagens que um empreendimento pode alcançar através de um controle de frotas eficiente.
Ser eficiente significa alcançar o melhor rendimento com o mínimo de desperdício. Levando esse conceito para o contexto das frotas, está relacionado a fazer um bom uso dos veículos, aproveitando ao máximo os recursos relacionados.
Todos os dias, os veículos estão suscetíveis a sofrerem acidentes, roubos e outros problemas nas vias urbanas e estradas. Embora não seja possível evitar todos esses riscos, o controle de frota ajuda a reduzi-los.
Com veículos que passam por manutenções periódicas, seguros e documentação em dia, roteirização evitando trechos com maior índice de roubos, entre outras medidas, a operação se torna mais segura.
Uma empresa pode ter uma frota formada por veículos de diferentes modelos e capacidades. Uma gestão eficiente irá facilitar o aproveitamento de cada exemplar. Dessa maneira, as mercadorias serão direcionadas para cada motorista, considerando não apenas a rota, mas também o espaço interno do veículo.
Como vimos anteriormente, o controle de frota também envolve a gestão de impostos relacionados aos veículos, seguros e multas. Assim, as obrigações são cumpridas em dia, evitando juros e outros problemas que podem ser gerados por atrasos.
Já imaginou se um ou mais veículos da frota apresentassem defeito logo em um período de alta demanda? O transtorno seria enorme e poderia, inclusive, prejudicar o relacionamento com os clientes.
Com o controle de frota as chances disso acontecer são reduzidas significativamente. Afinal de contas, quando os veículos são revisados periodicamente, peças que estiverem começando a apresentar desgaste são monitoradas ou substituídas imediatamente, evitando imprevistos.
Uma frota bem gerenciada é aquela em que toda a operação é planejada de forma inteligente. Assim, com menos perdas e um melhor aproveitamento dos veículos, os custos se reduzem naturalmente.
Até aqui, falamos sobre o conceito de controle de frota, sua importância e as vantagens oferecidas aos empreendimentos que a realizam. Mas como realizar esse gerenciamento? Acompanhe as dicas a seguir!
Primeiramente, é necessário contar com um gestor de frota que irá encabeçar as atividades relacionadas ao controle de todos os aspectos relacionados aos veículos. Mais do que habilidades técnicas, esse profissional deverá saber engajar a equipe e, assim, estimular o bom desempenho.
Falando da equipe, é fundamental treiná-la para alcançar a eficiência. Desse modo, além de bons motoristas, é importante que os funcionários saibam manusear corretamente os veículos e as cargas que serão transportadas.
Os treinamentos são necessários para preparar os profissionais e, ao mesmo tempo, têm efeito direto na motivação. Quando a empresa investe no seu capital humano, demonstra que valoriza o seu time.
Juntamente com o trabalho do gestor da frota em relação à equipe e aos treinamentos, deve haver o acompanhamento do desempenho dos profissionais. Assim, dá para identificar os que estão alcançando melhores resultados e outros que precisam melhorar.
Talvez você esteja se perguntando como fazer o controle de frota quando os profissionais estão em campo realizando entregas. A resposta está nas ferramentas baseadas em tecnologia, que possibilitam ao gestor saber tudo o que está acontecendo em tempo real e sem sair da sua sala na empresa.
Além de soluções voltadas especificamente para frotas, o sistema de gestão de entregas é um grande aliado para uma operação eficiente. Com essa ferramenta dá para acompanhar as mercadorias a partir do momento em que saem do centro de distribuição até chegar ao seu destino.
A visibilidade de todas as etapas e a troca de informações entre os motoristas e a equipe interna aumenta o sucesso das entregas na primeira tentativa. Consequentemente, os custos extras com as chamadas reentregas são evitados, economizando combustível e outros recursos.
Por fim, vale mencionar a vantagem de ter acesso a dados para tomar decisões sobre a frota. Desse modo, as chances de sucesso são multiplicadas.
Gostou deste conteúdo? Navegue pelo blog Comprovei e confira mais postagens sobre logística e tecnologia.