Os desafios para o transporte em nosso país são muitos. A ausência de ferrovias para o rápido escoamento de cargas, fazem do transporte rodoviário a melhor opção para levar mercadorias e produtos de norte a sul do Brasil.
Estradas mal conservadas, falta de infraestrutura como sinalização, iluminação, acostamentos, entre outros fatores, influenciam diretamente na qualidade dos processos logísticos.
Diante disso, os veículos utilizados para a realização do transporte de mercadorias devem estar em perfeitas condições de uso, bem como atender todas as exigências legais para circulação e respeitar a capacidade de carga.
Nesse artigo, especificamente, vamos falar da importância de respeitar a capacidade de carga de cada tipo de caminhão e como isso pode influenciar diretamente na qualidade da gestão logística e na satisfação do cliente.
Cada tipo e tamanho de caminhão tem finalidades específicas, tanto no que tange peso, como tipo e características de carga. Nesse sentido, respeitar esses aspectos é garantir a qualidade dos processos logísticos.
Além disso, não respeitar os limites de carga destinados a determinados caminhões torna-se algo muito perigoso. Por isso também há legislação vigente a respeito da capacidade de carga, assim como podemos ver ao longo das rodovias, balanças de pesagem para a fiscalização de veículos pesados.
Vale ressaltar mais alguns pontos sobre a importância de se respeitar a capacidade de carga de cada tipo de caminhão:
Trafegar com o caminhão respeitando os limites de capacidade de carga, distribuindo a carga da forma correta, pode evitar acidentes decorrentes de sobrecarga e mal uso da carroceria. Estando esses veículos mais seguros, com menos riscos de tombamento e colisões por perda de direção devido ao peso ou deslocamento de carga.
Além do peso, a fiscalização de carga incide sobre a distribuição das mercadorias na carroceria. Havendo não conformidade é lavrada multa e o veículo só poderá seguir viagem ao realizar o remanejamento da carga na carroceria do caminhão, atendendo os limites por lei e capacidade do veículo.
Vale ressaltar que, em alguns casos, o caminhão pode ser apreendido, e a liberação feita mediante algumas burocracias, o que pode gerar o atraso na entrega e até a perda da mercadoria transportada.
Ao carregar peso acima da capacidade de carga permitida ou mesmo distribuir a mercadoria de forma errada no caminhão, pode danificar o veículo. Causando sobrecarga sobre os eixos, desgaste de pneus de forma desigual, bem como danificando outras peças, como a suspensão e chassi, através de rachaduras e trincamentos.
Isso tudo resulta em consertos e manutenções fora da previsão, atrasos na entrega e, consequentemente, prejuízos.
Ao transportar mercadorias dentro dos padrões estabelecidos, se garante o acondicionamento correto evitando avarias de carga e possíveis prejuízos com esse tipo de problema.
Além da distribuição de peso da carga é importante verificar se estão em embalagens e amarrações corretas.
Existem diferentes tipos e tamanhos de caminhão. Para escolher o transporte ideal para determinada carga, além do peso é necessário averiguar as características específicas da mercadoria a ser transportada.
Há cargas que precisam ser refrigeradas ou mantidas em temperaturas mais amenas, assim como mercadorias que precisam ser transportadas em veículos fechados, outras em aberto.
E para seguir as normas estabelecidas pelos fabricantes dos caminhões e respeitar as leis vigentes para o transporte de cargas, vamos falar sobre alguns termos utilizados, quando falamos de capacidade de carga:
Entendendo essas nomenclaturas vamos falar sobre os tamanhos e tipos de caminhões e suas capacidades de carga:
É considerado um caminhão pequeno, ideal para percorrer perímetros urbanos. Sua extensão é de no máximo 2,2 metros de largura, por 7,2 metros de comprimento, 3,5 metros de altura e sua capacidade de carga total máxima é de três toneladas.
Também conhecido como caminhão semi pesado, ele pode ter até 14 metros de comprimento, possui apenas um eixo traseiro. Sua capacidade de carta é de até seis toneladas. Muito utilizado para mudanças e entrega de móveis e eletrodomésticos.
Com capacidade de carga de até 14 toneladas, sua metragem assemelha-se muito com a do caminhão Toco, a diferença está no eixo, são dos na parte traseira.
Dispondo de quatro eixos, sua capacidade máxima de carga é de 22 toneladas, possuindo até 14 metros de comprimento. Muito versátil quanto a operação logística.
Comporta até 57 toneladas de PBTC, com comprimento máximo de 19,8 metros.
Com Peso Bruto Total Combinado de 74 toneladas, distribuídos em nove eixos, esse veículo é composto por um caminhão trator trucado, mais dois semirreboques.
Nesse artigo você pode conferir a importância de entender a atender as especificações da capacidade de carga para cada tipo de caminhão. E como isso pode impactar diretamente na gestão logística, no que tange manutenção, prejuízos, multas e atrasos.
Vimos também sobre a capacidade de cada tipo de caminhão, que pode variar dependendo do tamanho do veículo e suas configurações, como por exemplo a quantidade de eixos.
Faça o planejamento do transporte escolhendo o veículo ideal para transportar a carga, respeitando todas especificações do veículo e também as características da mercadoria. Evite multas, atrasos e imprevistos na entrega por conta de má gestão da carga.
E não deixe de monitorar o trajeto e entrega de carga. Para isso o Sistema Comprovei pode te ajudar a fazer a gestão de transporte de forma segura e eficaz, definindo melhor trajeto, com localização do caminhão em tempo real, contato instantâneo com motorista e ainda digitalização dos comprovantes de entrega, evitando burocracias e sem demora dos processos.
Ficou interessado? Contate um de nossos consultores e receba uma demonstração gratuita do sistema.