Monitoramento e rastreamento são dois processos comumente utilizados na gestão do transporte. Embora alguns acreditem que são a mesma coisa e até existam semelhanças na forma como são aplicados, cada um tem uma função específica na operação.
Basicamente, a função de monitorar envolve o acompanhamento de cada etapa das rotas percorridas. Já a ação de rastrear está voltada para registrar ocorrências, como paradas, eventuais problemas mecânicos nos veículos, regiões de maior congestionamento, localizar o veículo após um roubo e assim por diante.
Entender exatamente qual é a função dos dois processos é necessário para definir qual é o mais indicado para uma empresa, de acordo com as suas necessidades e o seu ramo de atuação. Inclusive, em muitos casos soluções com as duas finalidades podem ser usadas como ferramentas complementares.
Vamos saber mais sobre a diferença entre monitoramento e rastreamento, como são realizados e as vantagens que oferecem? Acompanhe a leitura para tirar as suas dúvidas a respeito.
O monitoramento de um veículo é um processo no qual as rotas são acompanhadas em tempo real por um supervisor. Geralmente, a finalidade é gerenciar as entregas, obtendo informações sobre o tempo para a chegada no endereço do cliente, risco de atraso e outras ocorrências relacionadas.
As empresas investem em soluções de monitoramento para tornar a operação mais eficiente e entregar os pedidos pontualmente, garantindo a satisfação dos clientes. Como as informações são atualizadas constantemente, podem ser transmitidas para o cliente pela equipe de atendimento e, assim, aumentar as chances de que ele esteja no local para receber.
As informações obtidas por meio do monitoramento facilitam a comunicação entre três importantes elementos das entregas: SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), motoristas e clientes. Isso auxilia na redução da necessidade de realizar reentregas, pois o volume de entregas bem-sucedidas na primeira tentativa tende a aumentar.
Como consequência, os clientes ficam mais satisfeitos, os motoristas motivados e a empresa deixa de ter custos extras. Afinal, cada tentativa de entrega mal-sucedida representa uma duplicação de todos os custos envolvidos. Ao final de um período, esses custos se tornam perdas significativas que poderiam ter sido evitadas.
A tecnologia utilizada para realizar o monitoramento dos veículos é o GPS, sigla para Global Positioning System, em português Sistema de Posicionamento Global. Hoje, como os smartphones contam com esse recursos, existem aplicativos capazes de exercer essa função e monitorar todo o processo de entregas.
Acompanhar as rotas através de um sistema de monitoramento gera diversas vantagens para a empresa. Veja as principais delas a seguir.
O rastreamento não tem o objetivo de acompanhar a movimentação do veículo em tempo real. O objetivo, na realidade, é registrar as ocorrências para posterior análise. Assim, se obtém informações sobre:
Com base nesses dados, o gestor poderá definir estratégias para evitar problemas com a frota, além de manter o patrimônio da empresa mais seguro em caso de eventuais roubos.
Para que uma frota seja rastreada, a companhia precisa contratar um serviço com essa finalidade. Então, é instalado um rastreador em cada veículo, que irá coletar e registrar os dados relacionados à sua movimentação através de satélites.
Até aqui, é provável que já tenha dado para entender qual é a diferença entre monitoramento e rastreamento. Para não restar nenhuma dúvida, observe:
Monitoramento – Acompanha em tempo real os acontecimentos envolvendo os veículos e as cargas transportadas.
Rastreamento – Capta dados durante o deslocamento para manter os veículos seguros e obter informações sobre a forma como estão sendo conduzidos.
Podemos dizer que o monitoramento tem um viés mais estratégico do ponto de vista da fidelização dos clientes. Enquanto isso, o rastreamento é voltado para o gerenciamento dos veículos de maneira abrangente, incluindo segurança e conservação.
Nos últimos anos, o setor logístico se tornou decisivo no mercado, auxiliando empresas a adquirirem diferenciais em relação aos seus concorrentes. Afinal de contas, a entrega é uma das etapas da experiência de compra, então, se não for eficiente, o cliente ficará insatisfeito e poderá buscar outra marca.
As companhias que desejam se destacar precisam investir em soluções que as auxiliem a aumentar a eficiência da operação. Nesse caso, tanto monitoramento quanto rastreamento podem ajudar, pois com a redução dos custos obtida através de ambos os processos é possível praticar preços mais atrativos.
A sua empresa utiliza alguma ferramenta para rastrear e monitorar os veículos da frota? Se ainda não, é importante pensar a respeito do assunto. Investir em tecnologia é necessário para realizar entregas com mais agilidade, segurança e proporcionar praticidade para toda a equipe.
Agora você já sabe a diferença entre monitoramento e rastreamento e as funções desses dois processos bastante úteis para o transporte de cargas.
Gostou deste conteúdo? Navegue pelo blog Comprovei e confira mais postagens sobre logística e tecnologia.