Você sabe quais são as diferenças entre transporte dedicado e carga lotação? Conhecer os diferentes tipos de frete é fundamental para fazer a melhor escolha para contratar serviços de transporte para a sua empresa.
Afinal de contas, no setor logístico não há como dizer, de modo generalizado, se uma opção é melhor que a outra. Cada gestor precisa analisar as características das duas modalidades, considerar as necessidades do seu empreendimento e, assim, chegar à decisão ideal e com potencial para trazer os melhores resultados.
Continue acompanhando para entender o que são esses dois tipos de frete, as vantagens que oferecem, as suas diferenças e as indicações para um ou outro.
Transporte dedicado é o nome dado ao tipo de frete em que a transportadora direciona um veículo para uso exclusivo daquele cliente. Então, um ou mais caminhões ficam reservados para uso apenas de uma empresa.
Não há compartilhamento de nenhum modo, nem do interior do veículo durante as viagens e nem outro tipo de uso quando retorna. Essa é uma prática comum em empresas que distribuem ou fabricam materiais com necessidades específicas para o transporte, como:
Veículo exclusivo: certos tipos de mercadoria devem ser manuseados seguindo um rígido controle de higiene. Assim, um caminhão que transporta frutas, por exemplo, não pode ser usado para distribuir outros itens, como produtos de limpeza.
Foco nas necessidades da carga: existem empresas que trabalham com mercadorias que possuem necessidades específicas. Por isso, é muito mais simples e seguro utilizar sempre os mesmos veículos.
Possibilidade de personalizar a frota: muitos contratos de transporte dedicado autorizam a personalização da carga. Então, a empresa pode aplicar a sua marca nos veículos, ajudando na divulgação.
Economia: em vez de adquirir veículos para formar a sua frota, a empresa desfruta deles exclusivamente, sem a necessidade de realizar um alto investimento. O pagamento é referente apenas ao serviço prestado, sem custos com compra de veículos, seguro, IPVA, contratação de motoristas, entre outros.
Entrega mais rápida: como o destino é um só, o processo de entrega é mais rápido, o que é ótimo para adquirir vantagens competitivas em relação aos concorrentes.
A carga lotação é também conhecida no setor logístico como carga fechada. Trata-se de um tipo de frete que o cliente contrata para transportar apenas as suas mercadorias em um veículo, sem compartilhamento com itens de outras empresas durante a rota.
Essa é a opção escolhida por companhias que têm urgência no envio ou possuem uma carga com volume suficiente para ocupar todo o veículo. Desse modo, durante a viagem contratada o caminhão será ocupado apenas pelas suas mercadorias.
Praticidade na negociação: quando todo o veículo será ocupado por mercadorias de um único cliente, a negociação com a transportadora costuma ser mais prática.
Redução de extravios: como o destino é um só, o risco de extravios de mercadorias é praticamente nulo.
Menos riscos de avarias: na carga fracionada, o veículo é usado para fazer entregas de diversos clientes. O excesso de paradas e a rota mais longa aumenta as chances de avarias, já na carga lotação esse risco é reduzido.
Entrega mais rápida: assim como no transporte dedicado, na carga lotação a entrega também é mais rápida.
Até aqui foi possível perceber que transporte dedicado e carga lotação possuem como semelhança o fato de que o veículo é ocupado apenas pelas mercadorias de uma empresa.
No entanto, na carga lotação, após a viagem o veículo é usado para fazer fretes de outras companhias. Já no transporte dedicado, o caminhão não tem outro uso, pois é exclusivo do cliente que o contratou, que pode até personalizá-lo com a sua marca.
Confira alguns exemplos de situações comuns e saiba qual o tipo de frete mais vantajoso para cada uma delas.
O transporte dedicado é a melhor opção quando:
Em se tratando da carga lotação, ela é a melhor escolha quando:
Nesta publicação apresentamos as particularidades e as diferenças entre transporte dedicado e carga lotação. Ambas são boas opções para empresas que precisam de rotas diretas para os seus clientes, sem o compartilhamento de veículos com itens de terceiros.
Contudo, no transporte dedicado não há compartilhamento do veículo de nenhuma natureza, nem durante as rotas e nem quando retornam à transportadora. Na carga lotação, por sua vez, a exclusividade se dá apenas durante as viagens contratadas.
A existência dessas duas opções é fundamental para atender as necessidades de cada empreendimento e suas mercadorias. Afinal, enquanto para um distribuidor de frutas o transporte dedicado se faz necessário para evitar contaminações, para um fabricante de eletrônicos a carga lotação já é suficiente.
Dessa forma, as empresas podem contratar o serviço na modalidade mais conveniente, otimizando os seus custos e aumentando a sua eficiência. Apenas é importante buscar uma transportadora de confiança e que ofereça um serviço de qualidade.
Gostou deste conteúdo? Navegue pelo blog Comprovei para conferir mais postagens sobre logística e tecnologia!