Você sabe o que é a torre de controle logístico e como ela pode auxiliar na redução de custos do seu empreendimento? Essa ferramenta é uma importante aliada das empresas para tornar a operação mais eficiente e está totalmente alinhada às necessidades do mercado atual.
Através da torre de controle é possível planejar, monitorar, acompanhar métricas e controlar a operação logística em tempo real. Os impactos disso incluem o aumento da eficiência, da satisfação dos clientes e a redução de custos logísticos.
Mas o que exatamente é uma torre de controle logístico? Continue a leitura para entender, conhecer as vantagens oferecidas pela solução e descobrir como ela pode auxiliar na redução de custos.
Primeiramente, é importante dizer que não existe, de fato, uma torre envolvida. Na verdade, o nome é uma referência às torres encontradas em aeroportos, locais onde a altura é necessária para a visibilidade das aeronaves.
No contexto de uma operação logística, a torre de controle é um sistema que reúne e integra informações sobre os veículos, as rotas e o processo de entregas como um todo. Assim, supervisores e outros profissionais podem acompanhar as etapas da distribuição de mercadorias, facilitando o controle.
Se antes do desenvolvimento das ferramentas tecnológicas para logística não era possível obter informações em tempo real sobre as rotas, hoje é. No passado, assim que o motorista saía do centro de distribuição não dava mais para saber o que estava acontecendo com ele, o veículo e as mercadorias.
A confirmação de que uma entrega foi ou não realizada vinha ao final do dia, com o retorno do veículo ao CD. Era nesse momento em que o motorista entregava os canhotos físicos, comprovando a entrega das mercadorias.
Graças à tecnologia, ferramentas como a torre de controle logístico e outras soluções de gestão de entregas puderam ser desenvolvidas. Dessa maneira, nenhum processo fica no escuro, pois tudo pode ser monitorado e acompanhado enquanto as coisas acontecem.
Conheça melhor a torre de controle logístico através das suas características e veja como cada uma delas pode contribuir para a redução de custos.
A torre de controle logístico centraliza dados relacionados à operação. Inclusive, esses dados podem vir de diferentes ferramentas que possibilitem a integração, como sistemas TMS, utilizados para gerenciamento de transporte, e de gestão de entregas.
O supervisor pode acompanhar status sobre as rotas, com informações sobre os veículos que foram liberados, atrasados, aqueles que já estão em andamento e os finalizados. Tudo isso com detalhamento da quantidade de documentos referentes às mercadorias que estão embarcadas.
Com a torre de controle, se tem acesso a informações rápidas baseadas em fatos. Isso aumenta as possibilidades de realizar ações para garantir o maior número de entregas bem-sucedidas no prazo combinado com os clientes.
Através das informações apresentadas pela torre de controle logístico, a empresa consegue planejar as suas entregas a fim de aumentar a eficiência. Inclusive, as companhias que terceirizam a distribuição podem acompanhar a qualidade do serviço prestado e verificar o cumprimento do contrato.
A tecnologia é capaz de potencializar o trabalho da equipe responsável pela gestão de transporte em uma empresa. Com a torre de controle, os profissionais podem realizar o cruzamento de dados, fazer análises e tomar decisões com maiores chances de sucesso.
Agora que ficou claro o que é torre de controle logístico, falaremos sobre como ela auxilia na redução de custos e os impactos capaz de gerar nesse quesito. Acompanhe e saiba mais sobre essa ferramenta tão importante para a evolução da logística.
Um problema comum do setor logístico é a reentrega, que nada mais é do que a necessidade de retornar ao endereço do cliente quando ele não é encontrado na primeira tentativa. Essa questão, que parece trivial e inofensiva, pode encarecer os custos do negócio e ainda prejudicar o relacionamento com o cliente.
Com a torre de controle, a operação é planejada de forma estratégica, fazendo com que o número de entregas realizadas na primeira tentativa aumente. Como consequência, a necessidade de reentregas é reduzida, assim como os custos que costumavam gerar.
O tempo é um fator muito importante para reduzir custos logísticos. Com a torre de controle o supervisor consegue acompanhar até mesmo o tempo de carga e descarga por cliente. A partir dessa informação, pode tomar decisões para reduzir essas paradas, reduzindo também os custos.
As informações fornecidas pela torre de controle logístico possibilitam aos profissionais responsáveis um planejamento mais eficiente. Assim, a operação pode ser realizada visando a agilidade dos processos, além da redução de falhas e desperdícios, que impactam diretamente nos custos.
A visibilidade das rotas em tempo real e as demais informações centralizadas na torre de controle dão até mesmo a possibilidade de prever problemas. Isso significa identificar algo que pode dar errado e agir a tempo de evitar que aconteça. Lembrando que erros, na maior parte dos casos, representam custos extras para a empresa.
Como todas as etapas da rota são acompanhadas, bem como os documentos relacionados às mercadorias, os riscos de extravio são reduzidos significativamente. Esse é mais um exemplo de situação com potencial para aumentar custos e prejudicar o relacionamento com os clientes.
Além da redução de custos, soluções tecnológicas como a torre de controle tornam a operação logística mais ágil, reduzem falhas e geram informações precisas para transmitir aos clientes. Isso resulta em um crescimento dos níveis de satisfação e fidelização, que não estão relacionados à redução de custos, mas ao aumento do faturamento.
Agora você já sabe como a torre de controle pode promover a redução de custos em uma empresa. Gostou deste conteúdo? Navegue pelo blog Comprovei e confira mais postagens sobre logística e tecnologia.