Realizar uma auditoria na empresa é uma forma de analisar minuciosamente os processos e identificar pontos a serem melhorados. Na postagem de hoje vamos falar sobre a auditoria logística, uma estratégia bastante válida para aperfeiçoar a operação, tornando-a mais eficiente e econômica.
Uma ação desse tipo é necessária de tempos em tempos porque no dia a dia é mais difícil identificar gargalos e problemas em geral. Por conta da preocupação com prazos, a equipe pode acabar apenas executando suas tarefas sem tanto questionamento. A auditoria coloca luz sobre cada detalhe, facilitando as análises críticas.
Vamos saber mais sobre a auditoria logística, suas vantagens e conferir dicas de como realizá-la corretamente?
Partindo do conceito geral de auditoria, trata-se de um processo em que são analisados todos os processos de uma empresa. Geralmente é feita por setor, já que eles realizam atividades diferentes.
Quando se trata da auditoria logística, o foco está em analisar todas as etapas relacionadas aos processos logísticos. Nisso se incluem, basicamente, a armazenagem, o embarque e desembarque, o transporte e a entrega.
Uma auditoria pode ser interna ou externa, observe a diferença:
Auditoria interna – Os gestores elegem uma equipe de auditores formada por colaboradores da empresa. No entanto, não é indicado que façam parte do setor analisado por uma questão de imparcialidade.
Auditoria externa – São contratados profissionais terceirizados e especializados no processo e no setor em questão para realizar as análises.
Nos dois casos, ao final do processo os auditores irão apresentar um diagnóstico completo do setor logístico. Então, de posse dessas informações, a empresa deverá fazer um planejamento para realizar as mudanças e melhorias apontadas.
Como vimos, o objetivo da auditoria logística é prezar pela eficiência dos processos que fazem parte do setor. Para isso, são realizadas três etapas principais, sendo:
O auditor inicia coletando dados sobre todas as operações logísticas atuais, a fim de obter uma visão ampla do cenário. É realizada uma análise bastante detalhada de cada processo, incluindo a organização do armazém, a separação de pedidos, o embarque e o transporte.
Perceba que não é feita nenhuma intervenção, apenas observação. Por isso, é necessário que toda a equipe seja orientada a continuar realizando as suas atividades normalmente. Qualquer alteração feita apenas por conta da auditoria poderá comprometer os resultados.
Após coletar dados da situação atual, chega o momento de analisá-los. O auditor irá identificar os pontos fortes e fracos da operação logística da empresa. Vale destacar que o sucesso desta etapa depende da qualidade das informações obtidas no passo anterior.
A última etapa da auditoria consiste na criação de um relatório propondo soluções para aumentar a eficácia em todos os processos logísticos. Aqui se encerra o trabalho do auditor e inicia a parte da empresa.
É preciso lembrar que as etapas podem variar de acordo com o porte da empresa, o tamanho do armazém, das cargas etc.
Veja quais são as vantagens de realizar uma auditoria logística, seja para realizá-la internamente ou contratar um profissional especializado.
A primeira vantagem da auditoria logística é a obtenção de um diagnóstico atual dos processos. Afinal de contas, apenas após ter total clareza sobre o presente que se torna possível planejar o futuro. Sabendo exatamente quais são os problemas da atualidade fica mais simples pensar em melhorias.
Além das propostas de melhoria que costumam concluir uma auditoria, os gestores terão em mãos informações para embasar as suas decisões. Assim, é possível realizar ações com mais confiança, minimizando os riscos.
Muitas vezes, processos que parecem ótimos se mostram ineficientes quando analisados de perto. Somente uma auditoria detalhada poderá identificar esse tipo de situação. Como vimos, a pressa do dia a dia acaba ocultando os problemas porque a atenção dos colaboradores está focada em outra direção.
Em auditorias são identificadas atividades desnecessárias para o sucesso da operação logística ou que poderiam ser realizadas com mais eficiência se fossem automatizadas. Após a realização dessas melhorias, os processos se tornarão mais ágeis, contribuindo diretamente para o aumento da eficiência e da satisfação dos clientes.
O aumento da agilidade dos processos resulta também em uma otimização de custos. Isso significa que os recursos passarão a ser aplicados de modo mais inteligente. A redução dos custos representa o aumento da competitividade da empresa no mercado.
Embora hoje esteja mais que comprovado o quanto a tecnologia é importante nas empresas e em especial no setor logístico, muitos negócios ainda realizam processos de forma analógica.
Durante o processo de auditoria, os responsáveis poderão sugerir soluções capazes de agilizar as etapas e proporcionar outras vantagens, como um sistema de gestão de entregas, por exemplo.
Assim, os colaboradores serão poupados de tarefas repetitivas e poderão se dedicar a atividades mais desafiadoras, capazes de realmente fazer a diferença nos resultados da companhia.
Para finalizar, confira algumas dicas para realizar uma auditoria logística na sua empresa e obter resultados significativos.
Não há uma resposta pronta sobre a opção mais vantajosa, se é a auditoria interna ou externa. Cada empresa deve tomar essa decisão baseada no seu orçamento, nos objetivos e na identificação ou não de funcionários aptos a assumirem a função de auditores.
Embora as auditorias em si tenham o foco em identificar pontos de melhoria, é preciso que a empresa tenha clareza sobre os objetivos do processo. Eles devem ser de curto, médio e longo prazo.
Após a finalização da auditoria e a implementação de melhorias é necessário acompanhar os indicadores de desempenho. Esses dados irão mostrar se os resultados estão satisfatórios ou se ainda há detalhes a serem melhorados.
Aproveite para navegar por outras postagens do blog Comprovei e conferir mais conteúdos sobre logística e tecnologia!