Você sabe o que é um centro de distribuição e como esse local funciona? Muitas empresas estão investindo em espaços com essa finalidade para facilitar os seus processos logísticos. No entanto, antes de fazer esse investimento é preciso entender as suas particularidades.
Na postagem de hoje vamos explicar o que são centros de distribuição, as vantagens oferecidas e os desafios envolvidos na sua gestão. Continue a leitura e confira!
O centro de distribuição é um local destinado para o armazenamento e processos relacionados ao transporte de mercadorias. Trata-se de um espaço separado da fábrica que muitas empresas possuem de modo a facilitar a sua logística.
Os CDs, sigla pela qual são conhecidos, costumam ser montados em grandes galpões. Inclusive, o espaço é um fator fundamental para a organização das etapas pelas quais as mercadorias passam, como: separação, embalagem e embarque nos veículos para transporte.
Muitas companhias têm investido em centros de distribuição espalhados pelo Brasil em locais estratégicos. Assim, quando um cliente faz um pedido, o CD mais próximo dá prosseguimento aos processos, garantindo uma entrega ágil.
Para entender melhor o que é um centro de distribuição, é interessante conhecer as atividades comumente realizadas nesses locais, acompanhe.
Veja que os passos foram descritos na ordem em que acontecem, desde a chegada das mercadorias no CD até a expedição para a realização das entregas para os clientes.
Nesses locais, a rotatividade é alta e os produtos não permanecem estocados por muito tempo. Os processos são bastante dinâmicos e precisam estar sincronizados para garantir que as entregas sejam rápidas.
Como foi possível perceber até aqui, o centro de distribuição é mais um espaço que a empresa precisa manter. No entanto, as vantagens justificam os custos envolvidos. Veja quais são elas.
No centro de distribuição acontecem apenas as etapas relacionadas à preparação para o transporte. Dessa maneira, torna-se mais simples manter o controle sobre os processos logísticos, o que contribui diretamente para a sua qualidade.
Como foi possível acompanhar na descrição das atividades realizadas em um centro de distribuição, esse local é o ponto para o qual as mercadorias são enviadas e do qual elas partem rumo aos clientes. Essa centralização é vantajosa porque tudo fica concentrado em um mesmo endereço, facilitando os processos.
A localização é uma questão importante em um centro de distribuição, exatamente para facilitar a chegada e partida dos veículos com as mercadorias. Esse fator é o que possibilita a diversas empresas o oferecimento de entrega rápidas, tão valorizadas pelo consumidor atualmente.
Já falamos em diversas postagens do blog Comprovei o quanto a entrega deixou de ser um mero processo para assumir uma importância estratégica nas companhias. Os investimentos de CDs em regiões estratégicas estão entre as principais ações adotadas nesse sentido.
O aumento do controle sobre os processos, a centralização do estoque e a localização estratégica são fatores que impactam diretamente nos custos da empresa. Com uma operação alinhada e eficiente, os custos são reduzidos. Consequentemente, o negócio pode praticar preços mais atrativos e tornar-se mais competitivo.
Um questionamento que muitos se fazem ao conhecerem o funcionamento de um centro de distribuição, está relacionado às diferenças desse tipo de local com o tradicional armazém, veja!
Armazém: espaço destinado para o armazenamento de matérias-primas e produtos finalizados. É um local onde os itens podem permanecer por longos períodos.
Centro de distribuição: local voltado para a realização de processos relacionados ao transporte de mercadorias. Por isso, a rotatividade de itens é alta e eles não permanecem muito tempo armazenados.
Para um centro de distribuição ser realmente vantajoso, precisa ter algumas características em especial, veja quais são elas a seguir.
Primeiramente, o centro de distribuição precisa estar em uma região de fácil acesso, tanto para as mercadorias chegarem quanto partirem para as rotas de entrega. Geralmente, as empresas optam por locais entre cidades que facilitem o fluxo dos veículos para diversas direções.
O CD deve ter um espaço compatível com as necessidades do negócio. Como há grande movimentação das mercadorias e de veículos, é preciso contar com um local amplo tanto interna quanto externamente.
Quanto menores forem as chances de congestionamentos de veículos, pessoas e equipamentos, mais os processos irão fluir. Lembrando que a fluidez das etapas é fundamental para a agilidade e a satisfação dos clientes com as entregas.
O layout do centro de distribuição é mais uma característica com influência direta na produtividade do galpão. A divisão do espaço pode ter foco no fluxo ou no giro de produtos.
O layout baseado no fluxo segue a ordem com a qual os processos são realizados. Já o do giro é focado nos produtos com maior venda, que ficam posicionados próximos à área de expedição.
Uma grande quantidade de mercadorias é movimentada diariamente nos centros de distribuição. Para dar conta do volume é necessário contar com equipamentos que facilitam e agilizam essa movimentação, como: empilhadeiras, elevadores, paletes, entre outros.
Por fim, além das questões estruturais, é necessário contar com ferramentas para gerenciar os processos, como sistemas voltados para registrar as entradas e saídas de mercadorias e de gestão de entregas.
Essas soluções tornam os processos mais ágeis e econômicos, geram dados úteis para a tomada de decisões e ainda permitem o fornecimento de informações para os clientes em tempo real.
Os centros de distribuição são grandes aliados das empresas. O maior desafio para mantê-los é o custo, mas dependendo das necessidades e do porte do empreendimento, o investimento é revertido em diversas vantagens competitivas.
Gostou deste conteúdo? Navegue pelo blog Comprovei e confira mais postagens sobre logística e tecnologia.