Quando você ouve a expressão custo de transporte, o que vem à sua mente? Se a resposta se refere apenas aos custos relacionados à entrega em si, como combustível e mão de obra, saiba que se trata de um conceito um pouco mais abrangente.
São vários os tipos de custos envolvidos no transporte de cargas e conhecê-los é importante para planejar as finanças da sua empresa de maneira mais eficaz. Siga a leitura para saber mais sobre esses custos e conferir dicas de como reduzi-los.
Quando o assunto são custos de transporte, é preciso ter em mente que existem os custos fixos, os variáveis, os extras e os indiretos. Dos quatro tipos, os fixos, variáveis e extras estão diretamente ligados às entregas. Já os custos indiretos fazem parte do funcionamento da empresa, que pode ser um fabricante, distribuidor de produtos, transportadora ou operador logístico.
Os custos fixos são aqueles que possuem valores predeterminados e se repetem mensalmente. Apesar de poder existir variação de acordo com cada empresa, basicamente inclui os seguintes gastos:
Os custos variáveis são aqueles já previstos, mas que têm seu valor determinado de acordo como o volume das entregas e as rotas realizadas.
Além dos custos fixos e variáveis, que são aqueles já previstos, existem as despesas extras, que surgem por motivos diversos. Alguns deles são necessários e outros podem ser evitados, como é o caso das reentregas, falaremos sobre isso com maiores detalhes mais adiante.
São aquelas despesas que não têm relação direta com o transporte de cargas, mas que são necessárias para qualquer empresa funcionar. Dentro desse quesito se incluem os custos ligados ao aluguel, telefone, água, luz, internet, salários dos demais funcionários, entre outros.
Depois de entender o que é custo de transporte, confira dicas de como reduzi-lo em sua empresa, a fim de torná-la mais eficiente. Assim, conseguirá aumentar os lucros sem prejudicar a qualidade das entregas, que é um fator fundamental para o sucesso de um negócio.
Organização é a palavra de ordem quando se tem o objetivo de reduzir custos sem perder a qualidade. Através de um bom planejamento é possível definir rotas para que os veículos circulem o mínimo possível vazios ou com espaços sobrando. Assim, as despesas são otimizadas e os processos se tornam mais eficientes.
A tecnologia é uma grande aliada da logística, hoje, existe uma grande variedade de soluções para automatizar processos e torná-los mais ágeis. Dessa maneira, os colaboradores da empresa podem ser mais bem aproveitados em atividades estratégicas, deixando os serviços repetitivos para os sistemas realizarem.
Todo veículo precisa passar por manutenções periodicamente, o que se torna ainda mais importante em relação a aqueles que transportam cargas diariamente. Criar um cronograma para isso e segui-lo à risca é fundamental para evitar surpresas.
No caso da manutenção periódica, é possível fechar um pacote com uma oficina de confiança por valores bem mais interessantes do que arcar com consertos inesperados. Isso sem contar nos riscos envolvidos em permitir que veículos circulem com defeito.
Uma empresa pode terceirizar suas entregas de forma total ou parcial, essa é uma prática que tem se tornado cada vez mais comum. Vale a pena analisar esses dois cenários para verificar se um deles se mostra mais vantajoso para o seu negócio.
Na primeira hipótese, a companhia passa a delegar todo o transporte a uma transportadora, o que faz com que não haja a necessidade de manter uma frota de veículos. Já na segunda, o faz em situações específicas, dependendo de fatores como o tipo de carga e o destino.
Seguros e embalagens reforçadas são custos de transporte que fazem com que a empresa evite ter despesas ainda maiores em casos de acidentes, roubos e avarias. Sendo assim, é preciso ter atenção aos custos que visam proteger a carga.
Além do mais, as embalagens adequadas e de qualidade podem facilitar a organização no interior do veículo, permitindo que se ganhe espaço e se possa transportar mais itens em uma mesma viagem.
Na segunda dica falamos sobre o uso da tecnologia para automatizar processos e nesta última vamos abordar um tema de grande relevância para a redução do custo de transporte: a gestão de entregas.
Contar com um sistema para acompanhar as mercadorias a partir do momento em que saem do centro de distribuição até a chegada ao destino traz uma série de vantagens também capazes de impactar na redução de custos. Veja quais são os principais benefícios:
Quer saber mais a respeito dos benefícios que um software de gestão de entregas pode oferecer à sua empresa? Entre em contato para agendar uma demonstração remota do sistema Comprovei e saiba como podemos te ajudar a reduzir custos de transporte e realizar entregas incríveis!