É comum que empresas contratem consultores com diferentes expertises para melhorar seus processos. Você já pensou em contratar uma consultoria logística para o seu negócio?
Há algum tempo, o setor logístico assumiu um papel estratégico nas companhias, sendo uma área-chave para a satisfação dos clientes. Logo, contar com um especialista para uma análise e, posteriormente, a criação de um plano para a implementação de mudanças, pode ser bastante positivo.
Vamos saber mais sobre os principais motivos para investir nesse serviço? Continue a leitura e confira!
A consultoria, de modo geral, consiste em contratar um especialista em determinada área para realizar uma análise minuciosa em um setor específico da empresa. Ao final, o profissional sugere melhorias para alcançar diferentes objetivos, como aumentar a eficiência, reduzir custos, melhorar a qualidade, entre outros.
Quando se trata da consultoria logística, a análise se dá sobre os processos logísticos do empreendimento, como: movimentação interna, armazenagem, embalagem, transporte, comprovação das entregas, entre outros.
A forma como a consultoria logística será realizada depende do modo de trabalho do consultor, das necessidades da empresa e dos objetivos almejados. No entanto, é comum seguir alguns passos, acompanhe!
Primeiramente, o consultor irá precisar conhecer os processos logísticos da empresa. Para isso, além de analisar os pontos apresentados pelo responsável do empreendimento, irá fazer uma varredura completa.
Isso é necessário porque, em muitos casos, os profissionais que realizam os processos e seus supervisores não conseguem identificar ações que estejam desencadeando problemas. Então, é preciso considerar o todo para ter um diagnóstico preciso.
Ao final da análise, o consultor terá o diagnóstico para apresentar ao gestor, apontando os problemas identificados. Por isso, é necessário contar com um profissional experiente e preparado.
Assim, ele saberá identificar desde aspectos claramente problemáticos, até ações que parecem não fazer diferença, mas implicam em outras etapas ou podem gerar dores de cabeça futuras.
Com o diagnóstico em mãos, chega o momento de desenvolver soluções para eliminar os problemas ou, em alguns casos, minimizar os danos gerados. Em seguida, o consultor irá apresentar o plano aos gestores e, se aprovado, partir para a sua aplicação.
A implantação das soluções é geralmente realizada pela empresa, com a supervisão do consultor. Esse processo pode ser mais rápido ou longo, dependendo do diagnóstico e da quantidade de problemas para resolver.
Algumas das soluções propostas podem envolver:
Com a implantação das soluções finalizada, o consultor realiza a análise dos resultados. Assim, pode verificar se os objetivos almejados foram alcançados e se ainda há algo a ser melhorado.
Agora que sabemos o que é uma consultoria logística e como funciona, confira os benefícios desse investimento e entenda por que ele é recomendado.
Em uma empresa, existem diversos processos e áreas que precisam estar alinhados para alcançar bons resultados. Como o foco costuma ser direcionado para a atividade-fim do negócio, nem sempre o setor logístico recebe a atenção necessária. Logo, contar com o suporte de uma consultoria ajuda a sanar essa necessidade.
Como foi possível ver anteriormente, o processo de consultoria logística envolve diversas etapas. Ao longo de cada uma delas, a equipe envolvida pode acompanhar o trabalho do consultor e aprender muito com ele. Todo o conhecimento adquirido irá ajudar a fortalecer as melhorias alcançadas com o processo.
Quem empreende sabe que o caminho é marcado por desafios e obstáculos. Muitas vezes o aprendizado vem com os tombos, que podem resultar em prejuízos e outros problemas para o negócio.
A contratação de uma consultoria logística é uma espécie de atalho, uma forma segura de aprender em menos tempo e sem colocar o negócio em risco.
Para um profissional se tornar um consultor, precisa primeiramente ter amplo conhecimento da área que planeja atender. Isso permite a ele ter preparo para encontrar soluções para problemas específicos e com maiores chances de ser bem-sucedido.
Em diversas empresas, os processos foram criados sem muito critério, o que acaba os tornando longos, custosos e com etapas desnecessárias. Com a consultoria, é possível lapidá-los, mantendo apenas os passos que fazem sentido e contribuem para o alcance do objetivo pretendido.
Um fator indispensável para um setor logístico eficiente é a tecnologia. Com as necessidades do mercado atual, não dá para alcançar a eficiência usando apenas ferramentas analógicas.
Entretanto, muitos gestores não sabem exatamente quais são as melhores soluções para as necessidades do seu empreendimento. Nesse contexto, o consultor pode sugerir as opções mais viáveis, que podem incluir sistemas para:
Com os demais benefícios alcançados, naturalmente acontece a redução dos custos operacionais. Afinal de contas, os processos serão definidos estrategicamente, visando o aumento a agilidade e a redução de desperdícios.
Lembra que falamos sobre a importância estratégica do setor logístico? Quanto mais eficiente ele for, mais rapidamente os clientes irão receber seus pedidos e com menor incidência de falhas. Consequentemente, a satisfação dos clientes irá aumentar, assim como o índice de fidelização.
Que existem diversos motivos para contratar uma consultoria logística, já sabemos, mas quando vale a pena fazer esse investimento? Melhorias são sempre válidas em empresas, no entanto, em algumas situações essa necessidade é maior, como:
Agora você já sabe quais são os motivos para contratar uma consultoria logística. Gostou deste conteúdo? Navegue pelo blog Comprovei e confira mais postagens sobre logística e tecnologia.