Realizar a correta gestão dos materiais é fundamental para que uma empresa funcione de modo eficiente e evite custos desnecessários. Para isso, é preciso adotar medidas para um dimensionamento de estoque adequado, respeitando as demandas e evitando os excessos.
Determinar a quantidade correta de cada tipo de material a se manter é muito importante, mas como chegar a esses números? Continue lendo para saber como dimensionar corretamente o estoque da sua empresa.
Dimensionar o estoque envolve, basicamente, definir o momento em que novos materiais serão adquiridos. O grande objetivo é garantir que os pedidos dos clientes sejam entregues nos prazos combinados, e, ao mesmo tempo, evitar excessos, pois grandes estoques significam grandes custos.
Para realizar o dimensionamento de estoque é preciso considerar alguns aspectos, como lead time (tempo entre a realização do pedido no fornecedor e sua entrega), ponto de pedido (momento em que se faz um pedido para repor estoque), estoque de segurança (para evitar que a empresa deixe de atender pedidos por falta de materiais, entre outros.
Nenhum dos parâmetros citados pode ser definido aleatoriamente. É imprescindível que as empresas entendam exatamente o significado de cada informação relacionada ao estoque para realizar o dimensionamento corretamente. Por mais que existam sistemas para gerenciar o estoque, esses parâmetros precisam ser determinados de maneira personalizada, considerando as necessidades de cada negócio.
Quando os responsáveis pela gestão de estoque não realizam as análises corretas para definir estimativas de quando fazer novos pedidos aos fornecedores, a empresa pode ter que enfrentar alguns problemas. Veja quais são os mais comuns.
A partir desses problemas mais comuns, se pode ter outros, como a perda de clientes e a redução das vendas. Por tudo isso, o dimensionamento adequado do estoque se mostra tão necessário. Através de organização e da utilização dos parâmetros corretos é possível manter as mercadorias nas quantidades certas, sem sobras ou faltas.
Agora que já sabe o que é dimensionamento de estoque e a importância de realizá-lo de maneira adequada, confira dicas de como conseguir isso na prática. As ações a seguir ajudarão sua empresa a manter o estoque organizado e nos níveis certos, evitando faltas ou excessos.
O primeiro passo para o dimensionamento de estoque adequado é fazer uma análise das demandas e prazos. Analise o volume de pedidos que sua empresa costuma receber em cada pedido, os prazos de entregas e outros detalhes. Com esses dados, conseguirá fazer estimativas próximas da realidade e tomar decisões mais acertadas.
Uma informação de grande valor para o dimensionamento de estoque correto é o lead time dos fornecedores. Lead time nada mais é do que o tempo entre a realização de um pedido e a chegada do material na empresa.
Conhecer o tempo que cada fornecedor leva para realizar as entregas é fundamental para definir o ponto de pedido, que é o momento certo de fazer novas compras. Afinal, cada empreendimento tem seus prazos, alguns produzem apenas depois que recebem um pedido, enquanto outros já possuem os itens prontos para realizar o envio.
Porém, como sabemos que toda empresa pode passar por imprevistos, é preciso tomar um cuidado especial sobre o qual falaremos no tópico a seguir.
Manter um estoque de segurança é importante para evitar que a produção seja interrompida por falta de material. Entretanto, muitos têm dúvidas sobre quando é o momento de fazer um novo pedido, se é antes de chegar no estoque de segurança ou quando ele está se esgotando.
Como o próprio nome sugere, trata-se de uma medida de segurança. Portanto, o material que compõe esse estoque deve ser usado apenas em situações emergenciais. No dia a dia do negócio, não se deve esperar chegar nesse nível para fazer pedidos aos fornecedores. É preciso considerar o lead time de cada fornecedor para saber o momento certo para tal.
Importante: o estoque de segurança deve ser definido considerando as informações citadas no primeiro tópico. Lembre-se de que, quanto maior for o seu volume, maior será o custo para mantê-lo. Nesse sentido, é preciso que tenha o volume necessário para manter a empresa funcionando no caso de uma eventualidade, mas sem excessos.
Os fornecedores são parceiros estratégicos de um negócio, por isso, é necessário acompanhar o desempenho de cada um a fim de verificar se estão contribuindo para o sucesso ou atrapalhando o andamento dos processos.
Bons fornecedores são aqueles que fornecem materiais de qualidade, com bom custo-benefício e dentro dos prazos combinados. Como já mencionamos, eventuais atrasos podem ocorrer, mas quando se tornam frequentes é preciso repensar a parceria. O dimensionamento de estoque adequado também depende da colaboração dessas empresas.
Como pôde ver ao longo do texto, o dimensionamento de estoque é realizado considerando uma série de aspectos fundamentais. São muitas as informações envolvidas e para evitar se perder em meio a elas é válido contar com um sistema gerenciador.
Assim, poderá inserir nesse sistema os dados citados, como lead time, ponto de pedido, estoque de segurança e outros, e receberá avisos com informações relevantes a respeito das ações que devem ser tomadas.
A tecnologia é uma grande aliada das empresas, afinal, softwares para gerenciamento de entrega, estoque e outros processos, os tornam muito mais dinâmicos e eficazes. A partir da automatização de determinadas tarefas, se ganha tempo, falhas são reduzidas e o empreendimento adquire diferenciais competitivos.
O dimensionamento de estoque deve ser feito da forma certa para que o negócio mantenha seus custos bem ajustados, sua operação funcione corretamente e os pedidos dos clientes sejam entregues nos prazos corretos.