Ao longo dos anos, o setor logístico vem passando por transformações que acompanham o desenvolvimento da tecnologia. Mas, quais serão as habilidades essenciais dos profissionais de logística do futuro?
Como sabemos, o desenvolvimento contínuo é importante em todas as áreas. Em algumas tem um peso ainda maior devido à rapidez com a qual novas demandas e soluções vão surgindo, e é exatamente esse o caso da logística.
Nesta postagem você irá conhecer 5 habilidades consideradas essenciais para o profissional de logística do futuro para desenvolver e se destacar no mercado. Vamos conferir?
Se você já atua no setor logístico ou pensa em atuar, é importante pensar no futuro, até porque não se trata de um tempo distante, ele está ficando cada vez mais próximo. Inclusive, vale mencionar que a pandemia e o consequente aumento da demanda de entregas acelerou esse processo.
Conforme o mundo muda, surgem novas necessidades e elas geram tendências. Na área da logística podemos observar algumas em especial, como:
Preocupação ambiental e soluções sustentáveis – os impactos gerados através da forma como trabalhamos e vivemos receberão maior atenção em todo o mundo.
Automação, robótica e inteligência artificial – essas tecnologias estão se desenvolvendo rapidamente, tudo o que pode ser automatizado e digitalizado irá se tornar ao longo dos anos.
Internet das coisas – permite a comunicação entre dispositivos conectados entre si, tornando os processos mais ágeis e inteligentes.
Eletromobilidade – a eletromobilidade e a descoberta de fontes de energia renováveis e ecologicamente corretas é outra forte tendência da logística do futuro.
Aumento do fluxo logístico em áreas urbanas – Em 2030, espera-se que cerca de 60% da população mundial viva em cidades, aumentando 10% em relação ao momento atual. Isso irá aumentar o fluxo logístico de entrada e saída das cidades.
Maior valorização de habilidades cognitivas e inovação – Com o avanço da automação, robótica e IA, as empresas irão buscar profissionais com perfis diferentes do habitual. As atividades estão deixando de envolver “seguir instruções e executar” para se tornarem mais colaborativas e cognitivas.
Viu só quantas tendências já podem ser vislumbradas para o futuro da logística? A última especificamente terá bastante destaque na lista de habilidades que serão buscadas pelas empresas para os profissionais da sua equipe.
Depois de conhecermos as principais tendências do que virá nos próximos anos no setor logístico, veja quais são as 5 principais habilidades que os profissionais precisarão ter para suprir essas demandas.
A logística vem passando por grandes mudanças em um curto intervalo de tempo e a tendência é que isso continue ao longo dos próximos anos. Para conseguir suprir as necessidades que surgem é necessário saber se adaptar.
Profissionais com a capacidade de se reinventar e lidar com situações adversas serão cada vez mais valorizados no mercado. Por isso, além de buscar a capacitação técnica, é válido se atentar a questões emocionais e comportamentais.
Pessoas que se conhecem e identificam seus pontos fortes e fracos conseguem ter um melhor desempenho no trabalho, especialmente em situações desafiadoras. Olhar para si mesmo de forma inteira e buscar o desenvolvimento nos mais diferentes âmbitos é fundamental.
Atualmente, logística e tecnologia são conceitos que se misturam. Não dá mais para pensar na cadeia de suprimentos sem as ferramentas que a tornaram muito mais eficiente. Por isso, uma pessoa que trabalha no setor e que não tem habilidade com a tecnologia poderá enfrentar cada vez mais dificuldades.
Para as empresas, é importante contar com profissionais que se sintam confortáveis ao lidar com soluções tecnológicas. Essas ferramentas realizam o trabalho repetitivo com mais agilidade e ausência de erros, permitindo que a equipe se dedique a atividades mais desafiadoras.
Um capítulo específico do papel da tecnologia em relação à logística do futuro diz respeito aos dados. Eles já foram comparados ao petróleo devido o seu valor e seguirão sendo fundamentais para as empresas. Os profissionais que souberem lidar com dados e tomar decisões com base neles irão se destacar.
Por mais que a tecnologia e questões comportamentais possam impactar positivamente na carreira dos profissionais de logística do futuro, certos processos precisam ser simplesmente seguidos.
Embora seja necessário saber se adaptar conforme os cenários que se apresentam, seguir corretamente os processos predefinidos é importante para o sucesso da cadeia de suprimentos.
Para muitas pessoas, existe apenas uma maneira certa ou errada de realizar as coisas. No entanto, no mundo empresarial, as coisas não são bem assim e existem mais caminhos a serem explorados para se chegar à melhor opção.
Os profissionais que conseguem enxergar a amplitude das possibilidades acabam saindo na frente e se destacando. Isso porque têm sua capacidade de resolução de problemas ampliada, indo sempre em busca das melhores e mais eficientes formas de realizar as atividades.
Ser inovador, criativo e ter capacidade para resolver problemas é mesmo muito importante. Contudo, essas habilidades apenas se tornam verdadeiramente efetivas quando o indivíduo sabe lidar com fracassos, afinal, não irá acertar sempre.
Aqueles que enxergam os fracassos como uma derrota definitiva param por ali, deixando de usar a experiência como aprendizado. A verdade é que nem toda ideia é boa depois de colocada em prática, aprender com isso torna o profissional mais preparado para os próximos desafios.
Especialmente em um cenário de inovação, como se mostra a logística do futuro, é necessário ter resiliência para olhar para as falhas de maneira diferente. Inclusive, os líderes devem passar isso para a equipe, pois o medo do erro é um grande limitador da criatividade.
Embora a tecnologia esteja intimamente ligada à logística do futuro, as empresas não precisam de mais robôs e sim de profissionais preparados para lidar com os desafios que já estão chegando.
Adaptabilidade, facilidade em lidar com a tecnologia, disposição para seguir processos, capacidade de resolução de problemas e maturidade para lidar positivamente com os fracassos estão entre as principais habilidades que serão cada vez mais valorizadas.