Você já se deu conta de que os veículos da sua empresa podem ser importantes elementos de marketing e fortalecimento de marca? Na postagem de hoje vamos falar sobre a relação entre logística e a padronização de frota.
Saiba quais impactos uma frota padronizada com a marca da companhia pode proporcionar para os negócios e confira dicas para obter bons resultados. Vamos lá?
É bem provável que você reconheça à distância veículos de certas empresas. As vans amarelas dos Correios e os caminhões vermelhos da Coca-Cola são bons exemplos de como a padronização de frota é marcante para as pessoas.
Padronizar a frota da empresa significa definir determinado modelo e personalizá-lo com a marca da companhia, assim como os exemplos citados. Desse modo, as cores características e o logotipo do negócio poderão ser vistos em diferentes lugares, diariamente, tornando a marca presente no imaginário do público.
Para ser realizada, a personalização de veículos precisa seguir regras definidas pelos órgãos de trânsito. A Resolução nº292 do Contran dispõe sobre essas modificações.
Primeiramente, é necessário solicitar autorização do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Depois disso, o processo de personalização poderá ser realizado, com modificação superior a 50% das características originais do veículo. No entanto, os vidros não podem ser alterados.
Padronizar a frota envolve custos, especialmente se a empresa possui modelos diferentes e for preciso realizar a troca. Além disso, há o processo de aplicação da marca, geralmente realizado através de um processo de envelopamento.
Entretanto, esses custos são justificados pelas vantagens que a padronização de frota pode oferecer, confira!
Toda empresa deseja que a sua marca fique visível para o maior número de pessoas. Afinal, é assim que o público irá se lembrar dela quando precisar de um produto ou serviço do seu segmento.
Com uma frota personalizada, a marca da companhia ficará visível nas ruas, tornando-se mais conhecida. Quem é mais visto é mais lembrado e, consequentemente, vende mais.
Uma frota com veículos nas cores da empresa e com o logotipo chamam a atenção. Por isso, é uma forma de se destacar da concorrência. Vale mencionar não haver apenas um caminho para vencer a corrida pela preferência do público, é necessário lançar mão de várias estratégias para chegar lá.
Dificilmente ladrões irão pensar em roubar veículos com características chamativas porque são muito mais fáceis de serem localizados. Então, mesmo que esse não seja o objetivo central da padronização, esse benefício acaba sendo alcançado.
Quanto mais pessoas virem a marca nas ruas, mais a empresa poderá vender. Uma grande vantagem da frota padronizada é que a publicidade acontece a todo o momento, mesmo quando os veículos estão parados no sinal ou estacionados.
Por fim, há uma vantagem que não tem relação com marketing, mas beneficia a empresa, a proteção do veículo. Como a personalização costuma ser feita por envelopamento, a pintura original fica protegida, o que pode fazer a diferença em uma venda futura para substituição da frota.
Agora que você já conhece o potencial da padronização de frota para o fortalecimento de marca da sua empresa, confira dicas de como obter os melhores resultados com essa estratégia!
Para realizar a padronização da frota é necessário criar a identidade visual dos veículos. Provavelmente, a empresa já possui logotipo e combinação de cores, então será preciso adaptar ao modelo de veículo utilizado. O ideal é contratar os serviços de um profissional do ramo para ter um bom resultado.
O grande objetivo da frota padronizada é chamar a atenção das pessoas para a marca. Então, não faz sentido incluir uma grande quantidade de texto, até porque os veículos estarão em movimento a maior parte do tempo, dificultando a leitura. Portanto, foque mais em imagens do que em texto.
Vale destacar que não focar muito em texto não significa não usar texto nenhum. O que se deve fazer é utilizar as palavras estrategicamente, como o contato da empresa, por exemplo. Nesse caso, é preciso ter atenção com o tamanho da fonte, para os números ficarem bem visíveis.
Durante o desenvolvimento do projeto de envelopamento dos veículos, verifique como ficará a aparência com as portas abertas e fechadas. Esse cuidado com os detalhes evitará, por exemplo, que a sua empresa vire piada por uma deturpação de palavra ou imagem gerada através do movimento das portas. Além disso, é importante que a marca permaneça sempre visível.
A padronização de frota é um recurso muito válido de marketing e fortalecimento de marca. Entretanto, não pode causar prejuízos para a visibilidade dos motoristas enquanto estiverem dirigindo.
Conforme explicamos, as regras do Contran permitem modificações, excluindo as áreas envidraçadas, exatamente por uma questão de segurança.
Para que o envelopamento dos veículos seja durável e o resultado saia de acordo com o esperado, busque uma empresa especializada. Algumas medidas para fazer uma boa escolha incluem: solicitar orçamentos em vários lugares, analisar comentários nas redes sociais do empreendimento e pedir indicações a conhecidos.
Com a padronização da frota concluída e os veículos em circulação, você poderá analisar os impactos do investimento.
Algumas ações para essa análise incluem:
A padronização de frota é uma estratégia com potencial para gerar diversas vantagens para empresas de logística.
Gostou deste conteúdo? Navegue pelo blog Comprovei e confira mais postagens sobre o setor logístico e tecnologia.