Você sabe o que é crowdshipping e como essa tendência vem revolucionando a logística em grandes centros urbanos? Trata-se de uma forma de realizar entregas derivada de outro conceito, o crowdsourcing, que é um modelo coletivo de realizar projetos.
Siga a leitura para entender como o crowdshipping funciona e quais são os benefícios que pode trazer, tanto para empresas, quanto para os consumidores e a sociedade. Também iremos falar sobre o crescimento desse mercado no Brasil e os desafios a serem enfrentados.
Para explicarmos o que é crowdshipping, antes temos que falar sobre o crowdsourcing. Ambas as palavras compartilham o mesmo prefixo, crowd, que significa multidão e passa uma ideia de coletividade. O crowdsourcing é um modelo de realização de projetos em que qualquer pessoa pode participar.
O dicionário inglês Oxford é um bom exemplo disso. Foi criado a partir da iniciativa de estudantes da Inglaterra com a participação de milhares de pessoas. Eles pediram que os voluntários escrevessem palavras e seus significados, de acordo com a expertise de cada um. Então, ao final, reuniram todos os verbetes recebidos e formaram o dicionário.
A partir dessa ideia de coletividade, outros conceitos surgiram. O próprio crowdfunding, por exemplo, que é um tipo de financiamento coletivo de projetos inovadores, surgiu através do modelo crowdsourcing. Através disso, pessoas que têm ideias criativas conseguem colocá-las em prática com o apoio financeiro de pessoas desconhecidas que acreditam naquele projeto.
Agora, trazendo esse pensamento para o mundo da logística, temos o crowdshipping. Funciona da seguinte forma: empresas terceirizam suas entregas ao cliente final para pessoas comuns. Assim, usando bicicletas, motocicletas, carros pequenos ou mesmo indo a pé, esses entregadores fazem com que as mercadorias cheguem ao seu destino.
As entregas são uma parte muito importante do processo logístico, especialmente porque são cruciais para a satisfação dos clientes. Se uma pessoa faz um pedido e ele chega com atraso, ela irá se decepcionar com a empresa da qual comprou. Da mesma forma que, se o pedido chega adiantado, terá uma imagem positiva da marca, aumentando as chances de efetuar novos pedidos.
Por tudo isso, as entregas precisam ser vistas pelas empresas com seriedade, porque representam uma etapa estratégica e podem servir como um diferencial competitivo. Para que sejam realizadas corretamente, é preciso ter organização e é por meio da tecnologia que o crowdshipping acontece.
Na maior parte dos casos funciona assim: as empresas se cadastram em aplicativos de entregas. Por sua vez, pessoas comuns que estejam dispostas a realizar o serviço também se cadastram. Assim, essas plataformas reúnem os dois interessados, possibilitando que trabalhem coletivamente.
Vale lembrar que essas pessoas não precisam ser profissionais de entrega e nem ter vínculo com transportadoras. Basta que estejam habilitadas para usar o transporte em questão, se forem carros ou motocicletas, e que preencham os requisitos do aplicativo.
O que esses aplicativos fazem é unir as empresas que precisam de serviços de entrega a pessoas dispostas a realizá-las. A empresa ganha porque consegue que seus produtos cheguem até os clientes mais rapidamente.
As pessoas ganham porque são remuneradas pelas entregas realizadas, muitas, inclusive, fazem isso como forma de obter renda extra. A sociedade ganha porque esses entregadores conseguem chegar a locais que caminhões não conseguem ir.
Outra vantagem é que, como muitas entregas são realizadas de bicicleta ou a pé, há menos poluição. E, mesmo quando os serviços de delivery são feitos com carros e motos, os trajetos são mais curtos.
Confira mais benefícios que o crowdshipping pode oferecer:
Menos atrasos: com mais entregadores, as empresas podem conseguir uma redução da ocorrência de atrasos nas entregas.
Mais agilidade: os entregadores costumam selecionar as entregas que irão fazer baseados em sua localização. Isso faz com que os clientes recebam seus pedidos em menos tempo.
Escalabilidade: através da terceirização do serviço de entrega a empresa consegue atender mais clientes. Assim, se torna escalável, crescendo sem precisar aumentar sua estrutura.
Apesar de ter muitos benefícios, é preciso considerar que o crowdshipping também tem os seus desafios. Nesse sentido, é importante que as empresas tenham consciência sobre os riscos para verificarem se é uma opção viável para o seu negócio.
Em primeiro lugar, como os entregadores são pessoas comuns, elas também são desconhecidas. Para evitar riscos de avarias, atrasos, extravios e outros, é necessário verificar se o sistema responsável pela seleção tem critérios que priorizam a segurança.
Outra questão está ligada aos entregadores, que não possuem direitos trabalhistas como funcionários de transportadoras e de operadores logísticos, por exemplo. Esse é um desafio que tem sido debatido e que é bastante relevante para que esse modelo de entrega seja aperfeiçoado.
O crowdshipping no Brasil já é uma realidade, especialmente nas grandes cidades. A procura por serviços de entregas colaborativas cresceu de forma significativa em nosso país no último ano.
Esse crescimento acelerado se deve à mudança de comportamento dos consumidores por conta da pandemia. Com a recomendação de distanciamento social, mais pessoas começaram a realizar compras online, o que fez com que a demanda de entregas tivesse um salto impressionante.
Há alguns anos, as pessoas já vêm utilizando a internet para fazer compras. Entretanto, essa era uma opção mais voltada para a aquisição de itens não perecíveis e de maior valor agregado, como roupas, móveis e eletroeletrônicos.
A partir do início da pandemia, alimentos, medicamentos e outros produtos que antes eram mais vendidos em estabelecimentos físicos tiveram um aumento na procura em ambiente online. Tanto que diversos e-commerces lançaram áreas direcionadas à venda de itens de supermercado.
É a esse fenômeno que se deve a maior parte do crescimento da demanda de entregas. Afinal, são itens consumidos em maior frequência, que as pessoas costumam pedir diariamente ou semanalmente.
Alimentos, em especial, requerem mais agilidade na entrega, especialmente os itens que precisam de refrigeração e as refeições prontas. E o crowdshipping supre essa necessidade muito bem, porque são muitos entregadores atuando em diversos pontos das cidades.
Agora você já sabe o que é crowdshipping e como essa modalidade de entrega funciona. Para conferir mais conteúdos informativos e saber das tendências mais recentes do mundo da logística, navegue pelo blog da Comprovei!