No dia 5 de junho é celebrado, todos os anos, o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data foi escolhida para conscientização e o desenvolvimento de ações global em prol do meio ambiente.
Instituído em 1972 pela Organização das Nações da Unidas (ONU), esse dia é uma oportunidade de refletirmos sobre a importância da sustentabilidade, para desenvolvermos e adotarmos ações pontuais para cuidar do meio em que vivemos.
Todos os anos um tema específico é escolhido para ser pauta, servindo como um norteador para expansão das iniciativas criadas em todo o mundo. Desafios ambientais, como a mudança climática, poluição, desmatamento, conservação da água e do solo, são alguns dos assuntos abordados.
As ações conjuntas e individuais de cada país, são apresentadas e discutidas, a fim de enfrentarem os desafios juntos, de forma sistêmica, afinal estamos todos no mesmo planeta.
No Dia Mundial do Meio Ambiente são destacados os impactos em nosso ecossistema, biodiversidade, economia e também, saúde e bem-estar humano.
Nesse sentido, precisamos entender que não são apenas as ações em escala mundial que garantem a preservação do meio ambiente. Atitudes individuais, de nós seres humanos, bem como projetos de pequenas, médias e grandes empresas, além de práticas por parte poder público local, garantem maior conscientização e conservação ambiental.
Aproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente, é importante ressaltar que todos nós fazemos parte desse sistema, seja com práticas do nosso dia a dia, em nossas casas, seja no âmbito profissional, em nosso ambiente de trabalho.
E vemos uma crescente preocupação das empresas em se adequarem cada vez mais a práticas de preservação, reaproveitamento de materiais e até mesmo diminuição, ou até mesmo extinção, do uso de alguns recursos provenientes da natureza, ou que, de alguma forma, a degradem.
Quando falamos de transporte e logística, a tecnologia vem sendo um grande aliado quando o assunto é cuidado com a natureza e meio ambiente. E uma das principais ações que vem sendo implementada é o uso da tecnologia para otimizar rotas mais eficientes, garantindo menor tempo de trânsito, menos emissão de poluentes da atmosfera, menor o consumo de combustível.
Além disso, temos outros processos tecnológicos advindos da gestão logística que contribuem de forma significativa para a conservação do meio ambiente. São eles:
O acompanhamento em tempo real do deslocamento dos veículos, através do rastreamento com GPS e sensores, permitem que a empresa acompanhe o desempenho do veículo, incluindo o consumo médio de combustível e as condições de manutenção.
Com esses dados em mãos é possível identificar melhorias e medidas de prevenção e redução de consumo de combustível e minimizar a emissão de poluentes.
Ao implementar a automatização dos processos logísticos é possível aumentar a eficácia operacional, reduzindo erros e desperdícios. A exemplo do uso de sistemas de gerenciamento automatizados de armazém que permite a otimização do espaço e até reduzindo, gerando economia de recursos, como iluminação e climatização.
Outro ponto referente a automação dos processos é a diminuição do uso de papel, etiquetas e demais impressos, substituídos por sistema de controle de estoque, emissão de pedidos, nota fiscal, dentre outros de forma totalmente digital.
A logística é um setor vital para nossa sociedade, então há uma preocupação em tornar os veículos transportadores cada vez mais limpos e sustentáveis. Os carros híbridos e elétricos já são uma realidade, porém ainda temos um longo caminho a percorrer quando o assunto é transporte de cargas e mercadorias.
Usar um sistema de gestão de estoque inteligente, totalmente automatizado, evita excessos e desperdícios de produto. Os dados das entradas e saídas, garantem a produção de forma mais assertiva, atendendo o mercado sob demanda.
Dentro da gestão de estoque também podemos falar sobre o uso de embalagens de forma assertiva, tanto da conservação do produto, como transporte do mesmo. Nesse sentido, ter controle das embalagens, escolher as melhores opções e reaproveitar as mesmas, também contribuiu com as práticas sustentáveis.
A tecnologia desempenha um papel fundamental quando o assunto é gestão logística e meio ambiente. Ela é um aliado para realizar armazenamento, transporte e entrega de produtos e mercadorias, minimizando o uso de recursos, gerando economia para a empresa e menos impacto ao meio ambiente.
Esse tipo de ação, também faz com que os colaboradores da empresas tomem maior consciência de seus papéis perante a sociedade e o meio em que vivemos.
Sendo assim, no Dia Mundial do Meio Ambiente, vale lembrar que a plataforma Comprovei garante, além da gestão, visibilidade e comprovação de entrega, a redução de emissão de papel, através do canhoto digital que substitui o canhoto físico, contribuindo para o Paperless.
Quer saber mais sobre essa plataforma? Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores e receba uma demonstração do uso da Comprovei.