Sabemos que no Brasil e no mundo, uma parte significativa de mortes por acidentes acontecem no trânsito. Devido aos grande número, os tipos e as causas dessas ocorrências, foi criado o maio amarelo.
O maio amarelo é um movimento internacional que visa a conscientização sobre a importância da segurança no trânsito. O intuito é reduzir os números de mortes e acidentes nas estradas.
É uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que em 2011 estabeleceu a “Década de Ação para Segurança do Trânsito”, para serem discutidas políticas públicas e privadas para prevenção de acidentes de trânsito no mundo todo.
Já se passaram mais de 10 anos e o movimento continua ganhando força e tendo novos capítulos, metas e objetivos. De lá para cá, centenas de ações foram realizadas para conscientizar motoristas, passageiros e até mesmo pedestres, para tomarem conhecimento dos riscos no trânsito e como agir da forma correta para evitar acidentes que podem levar à morte, mutilação e invalidez.
Até aqui você já entendeu como surgiu o movimento Maio Amarelo, suas principais motivações e objetivos. Diante desse cenário, quando falamos em frota veicular podemos aproveitar esse movimento e promover ações que colaborem e reforcem regras e condutas de segurança de trânsito.
É importante mostrar aos profissionais, envolvidos no processo de transporte, que existe uma preocupação mundial com os acidentes em estradas que causam mortes e grandes prejuízos.
A campanha já faz parte do calendário de ações públicas. O governo promove ações publicitárias, palestras e blitz educativas para fortalecer uma cultura de cumprimento de regras de trânsito e o respeito com pedestres e demais veículos.
Nesse sentido, realizar campanhas internas, entre os profissionais que atuam junto à frota de veículos da empresa, contribui com o movimento.
Regras básicas como o uso do cinto de segurança, o respeito aos limites de velocidade, faixas de pedestre e sinalização, são algumas condutas que devem ser reforçadas durante a campanha.
Outras informações que podem ser difundidas e reforçadas nas ações de conscientização sobre segurança na frota:
É imprescindível que motoristas sejam devidamente habilitados nas respectivas categorias para dirigirem determinados tipos de veículos. Além disso, o documento deve estar dentro do prazo de validade.
A documentação do veículo também deve estar em dia e de posse do motorista para ser apresentada em alguma abordagem.
Vale ressaltar ainda, que para o transporte de determinadas cargas, a exemplo das perigosas, o motorista deve possuir cursos e treinamentos específicos para o transporte das mesmas.
Os veículos da frota devem estar com a manutenção em dia para oferecer maior segurança no trajeto. Para isso, são necessárias inspeções periódicas com check list detalhado dos itens a serem avaliados.
Os motoristas também devem possuir conhecimento básico de mecânica para que se, durante o trajeto, algo acontecer, ele esteja apto a tomar as primeiras precauções e também informar os profissionais responsáveis sobre o problema. Promovendo assim maior agilidade do reparo ou conserto, evitando veículo parado por muito tempo
Nunca é demais reforçar sobre leis, regras e normas de trânsito e a importância de segui-las para evitar acidentes, multas e demais ocorrências.
As sinalizações também devem ser reforçadas, pois são feitas estrategicamente para a fluidez do trânsito e preservação de vidas.
Sabemos que nossa malha viária possui muitas falhas e é uma das principais causas de acidentes nas estradas. Reforçar a importância dos devidos cuidados ao transitar por essas rodovias, bem como redobrar a atenção em casos de chuvas, geadas e até mesmo com o tempo seco e quente, que provoca queimadas, são mais algumas das informações que podem ser comunicadas no Maio Amarelo.
E a empresa responsável pela frota veicular deve aproveitar o momento e fazer ações que promovam e reforcem a importância dos cuidados nas estradas.
Além disso, pode abordar temas como respeito à natureza, saúde e saúde mental, dentre outros. Aqui vamos dar exemplos de ações que podem ser realizadas aos profissionais e toda a equipe de transporte e logística:
Esses são alguns exemplos de ações que podem ser realizadas durante o Maio Amarelo, para conscientização da importância dos cuidados no trânsito para evitar acidentes e mortes.
Maio Amarelo é uma importante oportunidade para que todos possam refletir sobre sua responsabilidade no trânsito. As empresas que possuem frota é o momento de reforçar a adoção de comportamentos seguros por parte de seus profissionais, dando total apoio, informação e suporte para que possam desenvolver seu ofício com maior eficiência.
Vale ressaltar que a Comprovei é uma plataforma para gestão e comprovação de entregas, que auxilia a gestão logística e de transporte, oferecendo total suporte tecnológico e visibilidade na entrega, contribuindo também com práticas seguras de trânsito.
O painel Comprovei, conta com um indicativo que mostra se o motorista está ou não em trânsito. Essa é uma ação importante para que nenhum contato seja feito com o motorista caso ele esteja dirigindo.
Quer saber mais sobre a Comprovei? Solicite atendimento a um de nossos consultores e receba uma demonstração gratuita da plataforma.