O termo indústria 4.0 tem sido bastante mencionado atualmente para se referir ao que especialistas já chamam de Quarta Revolução Industrial. Essa expressão se refere à grande mudança pela qual o mundo vem passando nos últimos anos por conta das inovações tecnológicas.
A forma como nos informamos, nos comunicamos, fazemos compras, realizamos transações bancárias, entre outras atividades, mudou drasticamente. A nossa rotina atual é bastante diferente de vinte ou trinta anos atrás. E, sem dúvidas, a grande responsável por isso é a tecnologia.
Continue a leitura para entender melhor o que é indústria 4.0 e como esse conceito impacta as empresas e a vida das pessoas.
Por volta de 1800 aconteceu a Revolução Industrial, que foi quando surgiram as máquinas a vapor. Cerca de 100 anos depois, aconteceu a segunda revolução, com a chegada da eletricidade. Em 1960 ocorreu aquela que é considerada como a Terceira Revolução Industrial, movida pela automação.
Por volta de 2010, se iniciou a Quarta Revolução Industrial ou indústria 4.0. Essa, que é considerada a quarta fase revolucionária das indústrias, começou através do surgimento de tecnologias avançadas que permitem que máquinas se conectem e se comuniquem para tomar decisões com eficiência.
Conceitos como internet das coisas, inteligência artificial, computação em nuvem e robótica estão totalmente ligados à indústria 4.0. É através dessas tecnologias que as empresas puderam ter grandes saltos em sua eficiência, por meio da implementação de soluções que automatizam processos que antes eram manuais.
Quando se fala nesse assunto, muitos questionam se a tecnologia irá substituir o ser humano. A verdade é que as empresas precisam das pessoas, especialmente no que se refere à inovação e à criatividade. O que os recursos tecnológicos permitem é a automação de determinadas funções, possibilitando que o capital humano seja melhor aproveitado em atividades estratégicas.
Quando se trata de indústria 4.0, existem algumas tecnologias que têm se destacado. Já falamos sobre algumas delas anteriormente e agora iremos detalhá-las um pouco mais, acompanhe!
O conceito de internet das coisas se refere à capacidade de conexão que itens que já faziam parte do nosso dia a dia estão ganhando. Celulares, carros, aparelhos de TV, relógios e, até mesmo, eletrodomésticos, são apenas alguns exemplos.
Em uma indústria isso permite que máquinas se comuniquem, acelerando o processo de fabricação de produtos. A cada dia a tecnologia avança um pouco mais, tornando as “coisas” cada vez mais inteligentes.
Quando você faz uma pesquisa no Google ou o seu celular sugere a forma correta de digitar uma palavra, isso acontece graças à inteligência artificial. A tendência é que ela siga se desenvolvendo e nos proporcione cada vez mais benefícios. O próprio sistema Comprovei é dotado de recursos que funcionam através da IA.
Big data é o termo utilizado para se referir à análise e interpretação de dados, que já são comparados ao petróleo, tamanho o seu valor. Ao tratar os dados da forma correta é possível transformá-los em informações úteis para que as empresas tomem decisões com maiores chances de sucesso.
Através da integração de diferentes sistemas é possível fazer com que eles troquem informações entre si e trabalhem de forma coordenada. Isso faz com que as empresas consigam ter uma visão muito mais ampla dos seus processos e possam tomar decisões de forma estratégica.
Anteriormente mencionamos o quanto os dados são valorizados atualmente, por esse motivo, eles precisam ser protegidos. Na indústria 4.0, tudo funciona de forma integrada, assim, se faz necessário lançar mão de soluções que garantam a segurança dessas informações e é exatamente aí que entra a importância da cyber segurança.
Vamos falar agora sobre os benefícios que a indústria 4.0 pode oferecer para as empresas e a sociedade. Veja, a seguir, dez vantagens que os investimentos em ferramentas tecnológicas podem proporcionar.
A indústria 4.0 é uma realidade no mundo todo, mas é fato que os países que mais investem em tecnologia acabam saindo na frente. Embora no Brasil essa evolução esteja acontecendo de forma mais lenta, podemos dizer que estamos caminhando.
Alguns dos principais desafios enfrentados pela indústria 4.0 no Brasil incluem a adaptação de processos, investimentos em infraestrutura, capacitação das equipes, além do desenvolvimento dos fornecedores, que precisam estar alinhados com as empresas das quais são parceiros.
Você pode contribuir para o avanço da indústria 4.0 no Brasil utilizando ferramentas que automatizem processos na sua empresa. O sistema Comprovei é um grande exemplo disso, pois auxilia embarcadores e transportadoras a terem uma visão mais ampla do seu processo de entrega.
As funcionalidades oferecidas pelo nosso software permitem que as mercadorias sejam acompanhadas ao longo de todo o trajeto até chegar ao seu destino. Esse acompanhamento ajuda na redução de erros, além de possibilitar que problemas sejam antecipados e evitados, garantindo a satisfação do cliente.
Hoje, se adequar à realidade da indústria 4.0 é fundamental para que um negócio se mantenha competitivo. Afinal de contas, a exigência dos clientes é proporcional aos avanços da tecnologia. As pessoas desejam cada vez mais agilidade, controle e informações em tempo real sobre seus pedidos.
Se deseja contar com o sistema Comprovei para monitorar e gerenciar as suas entregas, a fim de garantir a segurança e a qualidade, entre em contato conosco para agendar uma apresentação!