Confirmação de entregas ou comprovação de entregas?

04/06/2016

No nosso post anterior, falamos da nova onda: a comprovação de entregas. Alguns perguntariam, mas já não existem os sistemas de “confirmação de entregas”?

Vamos então esclarecer as diferenças entre estes dois conceitos: a confirmação de entregas e a comprovação de entregas.

De fato, os primeiros sistemas de confirmação de entregas no Brasil foram desenvolvidos ao final da década de 90, início dos anos 2000. Foram sistemas que se apoiaram nos únicos dispositivos móveis (naquela época ainda não chamados assim) disponíveis: os aparelhos celulares. As segundas ou terceiras gerações de celulares permitiam a sua programação em WAP, o que motivou o surgimentos de vários aplicativos para celulares. Os sistemas de confirmação de entregas nasceram através desse tipo de aplicativo. No entanto, foram sempre muito limitados. Os software aplicativos eram muito simples, restritos pela pouca memória e telas pequenas de caracteres não gráficos ou semi-gráficos. Não havia a conexão de dados como as atuais, que aliados aos processadores de baixo desempenho implicavam em muitos problemas na transmissão das informações.

O problema de confirmar as entregas, portanto, já existe há muito tempo. Provavelmente, esse problema é problema desde que existem as entregas ! Nesse passado, várias empresas de softwares ou mesmo os próprios clientes tentaram desenvolver os software aplicativos para confirmação de entregas. Só para se ter uma ideia, a maioria desses aplicativos limitava-se a permitir que se digitasse o número da nota fiscal, e isso era enviado até mesmo por um simples SMS. Evidentemente, essas limitações não permitiram solucionar por completo o problema de se confirmar as entregas.

Do ponto de vista, um pouco mais conceitual, ainda que didaticamente de forma simplificada, podemos dizer que os sistemas de confirmação de entrega apenas informam que a entrega foi realizada, Já os novos sistemas de comprovação de entregas, além de informarem que a entrega foi realizada, também disponibilizam uma ou mais comprovações de entregas de várias formas. (Falaremos sobre as várias formas de comprovação de entregas em um dos próximos posts).

Hoje, uma convergência de fatores permitem a existência da nova geração de sistemas da comprovação de entregas, como o COMPROVEI. A combinação da internet com o conceito de cloud (na nuvem) é uma realidade, disponível e amplamente adotada pelo mercado. A era dos smartphones deu um impulso ao desenvolvimento de apps (aplicativos móveis), baseados nos sistemas operacionais (Android, IOS, WinPhone, …) cada vez mais exigidos e evoluidos. Esses dispositivos móveis, oferecem tela touch, GPS, câmera, e memória e processamento que viabilizam o desenvolvimento de aplicativos surpreendentes. Especificamente, para o caso dos sistemas de comprovação de entregas, a maioria dos motoristas e entregadores já têm e usam seus smartphones, ou seja, estão familiarizados com a usabilidade dos apps. Além disso, a própria mobilidade ou conectividade de dados só veio a ser minimamente usável só muito recentemente com o 3G.

Desta forma, os sistemas de comprovação de entregas apoiam-se nessa recente convergência de fatores, explicada acima. E assim, os sistemas que não usam essa combinação de tecnologias, provavelmente são os antigos e limitados sistemas que “apenas” oferecem a confirmação de entregas.

É por isso, que agora sim, nessa nova onda da logística, o foco pode ser a comprovação de entregas. Que ao contrário dos antigos sistemas de confirmação de entregas, podemos afirmar que hoje os sistemas de comprovação de entregas podem eliminar os problemas nas entregas e reduzir as reclamações dos clientes.

Somos a Comprovei!

Uma startup de logística que está mudando a forma como embarcadores e transportadoras realizam entregas, promovendo uma experiência incrível.

Estamos focados em responder questões importantes sobre entregas no complexo cenário da logística no Brasil.

Em apenas 1 ano de mercado, já atendemos pequenos, médios e grandes clientes que realizam milhões de entregas por mês como Braspress, Luft, Roge entre outros.

Temos apenas uma missão: melhorar a vida das pessoas com entregas incríveis!

Entre em contato conosco

  • Desenvolvido por Maurício Faccin
  • ×
    Olá! Converse conosco via Whatsapp.