Você acha que confirmação de entregas e comprovação de entregas são expressões que possuem um mesmo sentido? Saiba que, na realidade, embora se relacionem com a logística, são conceitos diferentes. Ao longo da publicação iremos explicar o que cada um deles significa. Acompanhe!
Os primeiros sistemas de confirmação de entregas do Brasil foram desenvolvidos ao final da década de 90, início dos anos 2000. Funcionavam por meio dos únicos dispositivos móveis disponíveis na época, os aparelhos celulares.
As segundas ou terceiras gerações de celulares permitiam a sua programação em WAP, o que motivou o surgimento de vários aplicativos. Os sistemas de confirmação de entregas nasceram através desse tipo de aplicativo, no entanto, eram muito limitados.
Os softwares eram muito simples, restritos pela pouca memória e telas pequenas de caracteres não gráficos ou semigráficos. Não havia conexão de dados como nos aparelhos atuais, o que, aliado aos processadores de baixo desempenho, implicava em muitos problemas na transmissão das informações.
O problema de confirmar as entregas, portanto, já existe há muito tempo. Provavelmente, desde que existem as entregas. Nesse passado, várias empresas de softwares tentaram desenvolver aplicativos para confirmação de entregas.
Só para se ter uma ideia, a maioria desses aplicativos limitava-se a permitir que fosse digitado o número da nota fiscal, e isso era enviado até mesmo por um simples SMS. Evidentemente, essas limitações não permitiram solucionar por completo o problema de se confirmar as entregas.
Basicamente, podemos dizer que os sistemas de confirmação de entrega apenas informam que a entrega foi realizada. Já os novos sistemas de comprovação de entregas, além de trazerem essa informação, também disponibilizam outros tipos de dados.
Hoje, uma convergência de fatores permite a existência da nova geração de sistemas de comprovação de entregas, como o Comprovei. A combinação da internet com o conceito de cloud (nuvem) é uma realidade, disponível e amplamente adotado pelo mercado.
A era dos smartphones deu um impulso ao desenvolvimento de aplicativos móveis baseados nos sistemas operacionais (Android, iOS e outros) cada vez mais exigidos e evoluídos. Esses dispositivos oferecem tela touch, GPS, câmera, memória e processamento que viabilizam o desenvolvimento de aplicativos surpreendentes!
Especificamente para o caso dos sistemas de comprovação de entregas, a maioria dos motoristas e entregadores já possui smartphones, ou seja, estão familiarizados com a usabilidade dos apps. Além disso, a própria mobilidade ou conectividade de dados só veio a ser minimamente usável mais recentemente com o 3G.
Dessa forma, os sistemas de comprovação de entregas se apoiam nessa recente convergência de fatores explicada acima. Assim, os softwares que não usam essa combinação de tecnologias, provavelmente são os antigos e limitados sistemas que apenas oferecem a confirmação de entregas.
É por isso que, agora sim, nessa nova onda da logística, o foco pode ser a comprovação de entregas. Ao contrário dos antigos sistemas de confirmação de entregas, podemos afirmar que hoje as soluções de comprovação podem eliminar os problemas ao longo do processo e reduzir as reclamações dos clientes.
Se os antigos sistemas de confirmação de entregas traziam apenas a informação de que o pedido foi entregue, os softwares atuais de comprovação de entregas possuem uma série de diferenciais. Com a tecnologia existente hoje, é possível que um sistema faça muito mais do que simplesmente confirmar que a entrega foi realizada.
O software Comprovei permite que se tenha visibilidade em tempo real de todo o processo e não apenas da etapa final, como no passado. Assim, as empresas que o utilizam têm em mãos informações valiosas para identificar problemas em potencial e agir para evitá-los.
Imagine que, por exemplo, um motorista está em meio a uma rota e tem um problema no veículo, o que o obriga a fazer uma pausa. Por meio do sistema, ele registra a ocorrência imediatamente. Assim, o pessoal do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) da empresa consegue agir rapidamente, seja enviando outro veículo até o local ou avisando os clientes de uma possível demora nas entregas.
Ações como essas geram impactos extremamente positivos para uma companhia. Da mesma forma que deixar de realizá-las é capaz de causar muitos transtornos e até prejuízos. Afinal, os clientes desejam receber seus pedidos no prazo combinado, esse é um direito deles que precisa ser preservado. Nesse sentido, não hesitarão em migrar para a concorrência caso seus pedidos comecem a atrasar.
Mesmo que um imprevisto faça com que o atraso seja inevitável, o fato de a empresa entrar em contato para avisar faz toda a diferença. Inclusive, esse gesto pode até ajudar a fidelizar o cliente, porque ele se sente respeitado e tem a confiança no empreendimento fortalecida.
Vale mencionar que as ocorrências não são meras mensagens inseridas no sistema, elas são comprovadas por geolocalização, o que confere precisão e confiabilidade aos dados.
Através dos diferenciais citados e de vários outros que compõem o sistema Comprovei, uma empresa tem acesso a diversos diferenciais. Confira os principais deles:
Para concluir, podemos dizer que a confirmação de entregas foi o início de uma grande transformação na área da logística. Hoje, contar com a comprovação de entregas nas operações é uma medida fundamental para garantir a qualidade, a produtividade e a confiabilidade dos processos.
Entre em contato para agendar uma demonstração remota da solução Comprovei e saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa a realizar entregas incríveis!