A retenção de talentos é extremamente importante em qualquer empresa, incluindo as transportadoras. Isso se deve ao fato de que a rotatividade de funcionários pode ter um impacto negativo sobre o negócio, tanto financeiramente quanto em termos de produtividade e qualidade do trabalho.
Na indústria de transporte, reter talentos é particularmente importante, pois o setor necessita de trabalhadores altamente qualificados e treinados, como motoristas e especialistas em logística. Perdas nesse sentido podem representar diversos problemas para o negócio.
Quer saber mais sobre a importância da retenção de talentos em transportadoras? Continue a leitura e confira também dicas para aplicar na sua empresa.
A perda de talentos pode gerar uma série de desafios para uma transportadora. Alguns exemplos incluem:
A retenção de talentos é importante porque, com ela, se mantém funcionários com um conhecimento mais profundo sobre as operações da empresa. Assim, eles podem fornecer ideias e sugestões de melhorias, ajudando a construir uma cultura empresarial mais forte.
Investir em programas voltados para reter talentos ajuda a manter os funcionários motivados e engajados, melhorando a satisfação no trabalho e reduzindo a rotatividade. Isso possibilita que o empreendimento tenha uma equipe experiente, eficiente e comprometida, impactando positivamente toda a operação.
Confira dicas práticas para tornar a sua transportadora um lugar agradável para trabalhar. Assim, além de reter talentos, novos serão atraídos, fortalecendo a sua marca empregadora. Acompanhe!
Quando o assunto é retenção de talentos, não é nem preciso mencionar salários compatíveis com o mercado, pois se trata de algo básico. Dessa forma, não tem grandes impactos para fazer um funcionário permanecer na empresa.
Uma maneira de se diferenciar é através do oferecimento de um pacote de benefícios atrativos, que pode contar com:
Um dos motivos que leva profissionais a buscarem outras oportunidades de trabalho é a falta de perspectivas de crescimento. Afinal de contas, a maioria das pessoas deseja conquistar patamares mais altos na carreira.
Para evitar esse problema na sua transportadora, ofereça oportunidades de treinamento e desenvolvimento para os funcionários. Além de ajudar na retenção de talentos, isso tornará a equipe cada vez mais preparada.
Inclusive, existem empresas com uma cultura negativa que deve ser evitada: o medo de investir nos colaboradores e eles ficarem tão capacitados a ponto de serem contratados por outra companhia.
Essa é uma crença que compromete o crescimento do negócio. Portanto, em vez de não oferecer programas de treinamento aos profissionais por medo de perdê-los, ofereça e dê a eles motivos para ficar.
Nunca se falou tanto sobre saúde mental como agora. Esse aumento de consciência fez com que os profissionais passassem a valorizar ainda mais um ambiente de trabalho positivo. Por isso, muitos não hesitam em pedir demissão ao se sentirem sobrecarregados e estressados.
Devido a todos esses motivos, para reter talentos também é preciso criar um ambiente de trabalho positivo e acolhedor. Isso pode ser feito através de uma cultura forte, que valorize o trabalho em equipe, a comunicação aberta e a diversidade.
Em uma transportadora é importante ter colaboradores proativos e engajados para realizar as entregas rapidamente e sem erros. Para estimular esse comportamento, reconheça e recompense os funcionários pelo bom desempenho. Isso pode ser feito de diferentes formas, como bônus, promoções, elogios públicos ou outros incentivos.
Lembrando que isso também deve se aplicar aos motoristas, muitas vezes esquecidos por atuarem externamente. Felizmente, hoje, com a ajuda da tecnologia e um bom sistema para gestão de entregas, é possível acompanhar as rotas em tempo real e verificar o desempenho de cada um.
A flexibilidade é um fator extremamente valorizado atualmente. Em uma transportadora pode ser um pouco mais complicado por ser uma atividade que envolve o manuseio de mercadorias.
De qualquer forma, é válido buscar maneiras de oferecer flexibilidade nos horários de trabalho, quando possível. Isso pode incluir desde horários flexíveis até o trabalho remoto em determinados cargos ou esquemas de trabalho em turnos.
Essa possibilidade de adaptação ajuda os funcionários a equilibrar vida pessoal e profissional. Assim, eles se sentem mais dispostos e motivados a realizarem um trabalho de excelência, contribuindo para o alcance de bons resultados.
Os funcionários de uma empresa não terão certeza se estão realizando um bom trabalho até que alguém fale isso a eles. Da mesma maneira, também precisam ter clareza sobre os pontos que precisam melhorar para ter um desempenho dentro do esperado pela companhia.
Dê feedbacks regularmente para ajudar os funcionários a entender suas metas, expectativas e desempenho, e fornecer oportunidades para melhorias. Esse direcionamento faz toda a diferença e funciona como estímulo para a equipe.
Ser contratado de uma empresa não basta para se sentir parte do time de colaboradores. É importante fortalecer esse sentimento, para que os profissionais ajam de uma forma que ficou conhecida popularmente como “vestir a camisa” do negócio.
O senso de pertencimento e comunidade entre os funcionários pode ser cultivado através de ações como eventos de integração, programas de mentoria e outras atividades que os ajudem a se conectarem e colaborarem entre si.
Essas são apenas algumas das muitas estratégias que as transportadoras podem usar para reter talentos. É importante lembrar que cada empresa tem necessidades únicas, e as práticas de retenção devem ser adaptadas para atender às necessidades específicas de cada companhia e dos seus funcionários.
Quer continuar bem informado sobre novidades do setor logístico? Acesse outras postagens do blog Comprovei e aproveite!