Ter um programa de treinamento para motoristas é imprescindível para empresas que dependem desses profissionais, como transportadoras e companhias que realizam suas próprias entregas.
Embora a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) tenha uma categoria para motoristas profissionais, os treinamentos promovidos pela companhia são necessários. Através de cursos internos, é possível fortalecer os valores do empreendimento e as boas práticas de direção defensiva.
É sempre importante lembrar que, mais do que realizar entregas rápidas e zelar pela sua segurança na estrada, os motoristas têm a responsabilidade de conduzir veículos que carregam a marca da empresa. Logo, se a direção não for adequada, além de colocar em risco a sua própria vida, os clientes e a sociedade também terão uma imagem ruim do negócio.
Existem diversas opções de cursos para um programa de treinamento de motoristas. Alguns são universais e importantes para empresas de todos os segmentos, já outros são direcionados para áreas específicas.
Confira as principais formações encontradas e veja quais fazem sentido para o seu negócio.
É chamada de direção defensiva o estilo de condução que visa prevenir acidentes de trânsito. Para isso, o condutor deve conhecer medidas para evitar colisões, garantindo a segurança dos ocupantes do veículo e de outros usuários da via.
Isso inclui práticas como:
Esse curso é indicado para motoristas em geral, seja do setor logístico, transporte de passageiros, entre outros.
A segunda opção de curso para um programa de treinamento de motoristas é voltada para empresas que lidam com as chamadas cargas perigosas. São materiais que oferecem algum tipo de risco para a saúde, segurança ou meio ambiente durante seu transporte.
Um curso com essa finalidade ensina aos motoristas como transportar cargas perigosas de maneira segura e legal. O conteúdo das aulas inclui também informações sobre as leis relacionadas à atividade.
Alguns tópicos ensinados são:
Importante: existe um curso obrigatório para motoristas de empresas que lidam com cargas perigosas chamado MOPP (Movimentação de Produtos Perigosos).
Mais uma opção de curso indicado para motoristas de todos os segmentos, a formação em primeiros socorros prepara o profissional para situações de emergência.
Um treinamento de primeiros socorros para motoristas ensina:
Resumindo, o curso de primeiros socorros para motoristas ensina como reconhecer e lidar com situações de emergência, além de fornecer assistência básica às vítimas até a chegada dos socorristas profissionais.
A cada dia cresce o número de empresas preocupadas com questões ambientais. Se esse é o caso do seu negócio, vale a pena oferecer aos motoristas um curso que aborde práticas de condução com esse foco.
Basicamente, o curso irá ensinar aos motoristas como reduzir o impacto ambiental da atividade de transporte. Alguns tópicos relevantes são:
Um programa de treinamento com foco em manutenção de veículos irá preparar os profissionais para manter e cuidar dos veículos de forma eficaz e segura. Isso pode incluir informações sobre:
Para tirar a habilitação, todo motorista precisa passar pelo curso teórico, em que são abordadas as leis de trânsito. Entretanto, com o passar dos anos, muitas informações são esquecidas, além disso, ocorrem mudanças na legislação. Dessa forma, é válido realizar cursos que abordem esse assunto.
Alguns temas abordados são:
A tecnologia é parte essencial do setor logístico. Por isso, realizar treinamentos para preparar os motoristas para o uso dos sistemas adotados pela empresa é muito importante.
Nessa ocasião, os profissionais poderão tirar dúvidas sobre as ferramentas e aprender a usá-las corretamente, desfrutando de todos os benefícios oferecidos.
Oferecer um programa de treinamento aos motoristas pode trazer vários benefícios, tanto para os motoristas quanto para as empresas, como:
Segurança: ajuda os motoristas a desenvolverem habilidades de condução seguras, evitando acidentes de trânsito.
Respeito às leis: os motoristas ficarão cientes das regulamentações de trânsito e de segurança, ajudando as empresas a cumpri-las, evitando multas e outras sanções legais.
Eficiência: através do desenvolvimento de habilidades para economizar combustível e preservar o veículo, os motoristas ajudam a empresa a se tornar mais eficiente.
Retenção de funcionários: o oferecimento de treinamentos é uma forma de motivar os colaboradores, aumentando a satisfação e a retenção de talentos.
Imagem positiva da empresa: uma empresa que oferece treinamentos aos motoristas pode melhorar sua imagem perante os funcionários, clientes e toda a comunidade, como uma organização comprometida com a segurança e o meio ambiente.
Uso adequado dos sistemas adotados pela empresa: quanto mais segurança os motoristas tiverem para usar as ferramentas adotadas pela empresa, melhores serão os resultados alcançados.
Quer continuar bem informado sobre novidades do setor logístico? Acesse outras postagens do blog Comprovei e aproveite!