As transportadoras exercem um papel muito importante na gestão de entregas, afinal, são elas que organizam toda a operação logística. Por mais que a empresa que contrata o serviço de frete possa fazer certas exigências, como a utilização de um sistema específico, é do transportador a função de garantir que os pedidos sejam entregues corretamente.
Ao longo do texto iremos falar em detalhes sobre o papel das transportadoras na gestão de entregas, além de dicas para tornar a operação ainda mais eficiente.
A partir do momento em que a mercadoria sai do centro de distribuição e é embarcada no veículo, a responsabilidade pelas entregas passa a ser da transportadora contratada. A forma com a qual o transportador realizar todo o processo irá impactar diretamente na qualidade e no custo do serviço.
Uma transportadora que não utiliza recursos tecnológicos para realizar a gestão de entregas pode enfrentar uma série de problemas. Falta de comunicação com o embarcador, ausência do cliente, endereço incompleto, são ocorrências que fazem subir o índice de reentregas e de extravios.
Todos esses problemas têm uma consequência em comum: o aumento do custo da operação, o que impacta diretamente no valor do frete. Sem um acompanhamento em tempo real do que acontece em campo, tanto o embarcador quanto a própria transportadora não conseguem resolver pequenas questões que, juntas, podem representar custos extras consideráveis.
Por outro lado, quando há investimentos em tecnologias para tornar a operação mais eficiente, os processos ocorrem de maneira muito mais ordenada e eficiente. Os motoristas conseguem entrar em contato com o SAC da empresa para solicitar informações, como: endereço correto, melhor horário para realizar a entrega, avisar em caso de atraso e outras ocorrências.
A gestão de entregas se torna eficiente quando se tem visibilidade de todas as etapas do processo. Assim, os envolvidos têm acesso a dados que ajudam a prever problemas, a fim de evitá-los ou solucioná-los rapidamente.
Transportadoras que investem na gestão de entregas adquirem diferenciais competitivos e oferecem aos seus clientes serviços de qualidade. No mercado atual sabemos o quanto cada diferencial conta para que um negócio se destaque. Veja, a seguir, quais são as principais vantagens de realizar esse investimento.
A principal vantagem que uma transportadora recebe ao realizar a gestão de entregas é o acesso a informações em tempo real. É a partir dessa visibilidade que se tem acesso a todos os outros benefícios que iremos citar.
Trata-se de uma realidade completamente diferente da que ocorre quando as mercadorias são embarcadas e encaminhadas ao destino sem um acompanhamento. A visibilidade traz mais controle e, consequentemente, maior garantia da qualidade do serviço prestado.
Através do controle sobre o que acontece em campo, fica mais fácil realizar as entregas dentro do prazo que foi combinado com o cliente no ato do pedido. Mesmo que imprevistos aconteçam, é possível entrar em contato com o cliente imediatamente e informá-lo, evitando transtornos e desencontros.
Por falar em imprevistos, sabemos que muitas coisas podem acontecer nas estradas e cidades brasileiras. Acidentes, roubos, estradas obstruídas, dificuldade para encontrar o endereço, entre outras situações, podem impedir que o pedido seja entregue.
Como a entrega é acompanhada pelo SAC da transportadora é possível tomar as atitudes necessárias rapidamente. Essa agilidade faz toda a diferença para que a entrega prossiga e possa ser realizada o quanto antes.
O fato de as mercadorias serem rastreáveis permite que se tenha mais segurança na operação. É muito mais difícil ocorrer um extravio quando há esse acompanhamento, diferente de quando não se tem visibilidade do processo.
O acompanhamento das etapas da entrega e o acesso a informações em tempo real, resulta em uma redução no número de reentregas. Como esse tipo de ocorrência geralmente acontece por motivos como cliente ausente ou endereço incompleto, dá para resolver rapidamente, enquanto o motorista ainda está na região.
A redução de extravios e reentregas gera aquilo que qualquer empresa deseja, que é a economia de recursos. Quando as ações acontecem de forma planejada e organizada, os custos são otimizados.
Em se tratando de uma transportadora, a economia de recursos impacta diretamente no preço do frete. Com valores mais competitivos aliados a um serviço de qualidade, o empreendimento se destaca no mercado e sai na frente dos seus concorrentes.
Todos os benefícios citados até aqui contribuem para o fortalecimento da confiança por parte do cliente. Mesmo que muitos clientes creditem a qualidade da entrega ao embarcador, isso também beneficia o transportador, que passa a ser mais requisitado pelas empresas.
Depois de falarmos sobre o papel das transportadoras na gestão de entregas, talvez você esteja se perguntando como pode ter acesso a todos esses benefícios. A resposta é: adquirindo um sistema que proporcione visibilidade de todas as etapas da entrega.
A Comprovei tem em seu portfólio de clientes embarcadores e transportadoras que desfrutam todos os dias das vantagens de uma gestão de entregas eficaz. Nosso slogan é: “Realize entregas incríveis!”, porque é exatamente isso o que ajudamos essas empresas a fazer.
Além dos benefícios já citados, outras vantagens que o sistema Comprovei oferece são:
Se deseja saber mais a respeito da solução Comprovei e dos benefícios que ela pode oferecer para a gestão de entregas da sua transportadora, entre em contato e agende uma demonstração remota.