Contar com uma solução de gestão de entregas eficiente é diferente de comprar um software em uma loja qualquer. Mesmo intuitiva, a ferramenta exige um suporte apropriado para garantir em sua plenitude os resultados desejados. Afinal, quem depende de entregas sabe os benefícios de contar com um serviço logístico bem planejado.
“É muito importante para os usuários, principalmente aqueles que estão começando a utilizar a ferramenta, terem um suporte mais próximo. Um suporte que consegue acompanhar os usuários que estão com dúvidas ou dificuldades, porque assim eles podem ter uma resposta mais rápida”, explica Melize Mota, gerente de Customer Success da Comprovei, plataforma que faz essa gestão em tempo real.
Ainda que a ferramenta seja intuitiva, as soluções exigem um suporte apropriado para garantir que os resultados sejam aqueles que o cliente encomendou.
Prova disso é a solução da Comprovei. Segundo a especialista, a plataforma conseguiu atingir 3.600 transportadoras. Dessa forma, quem trabalha com esse sistema de gestão de entregas recebe o acompanhamento necessário para aproveitar ao máximo a solução, que oferece muitos recursos, mas funciona de forma simples e intuitiva.
“Esse suporte mais próximo acaba possibilitando a identificação de outros tipos de problemas que possam ocorrer ou, ainda, a possibilidade de poder indicar novas funcionalidades para os clientes, que por estarem focados na implantação, não conhecem todos os recursos disponíveis”, diz.
Solução para a gestão de entregas
De acordo com Melize, a etapa de implantação é uma das mais importantes por conta da proximidade com as empresas. Este, aliás, é um diferencial quando o assunto é logística de atendimento.
“Muitas vezes, o cliente pensa em solucionar somente uma dor específica, porque no momento é um problema que impacta diretamente no seu dia a dia. Entretanto, ao longo do tempo a equipe de atendimento consegue ir acompanhando e, ao conhecer melhor a operação desses clientes, vemos outros pontos importantes”, explica ela.
Esta etapa permite o avanço em outros tipos de travas que o cliente possa ter. “Por exemplo, tem cliente que decide aderir à plataforma porque quer ter a comprovação de entregas em tempo real, mas à medida que nós vamos implantando, percebemos que ele tem dificuldades também com o controle do prazo de entrega, por exemplo, então podemos apresentar a oportunidade de ele fazer esse controle dentro da plataforma”, afirma.
Questões como essa são muito comuns quando as empresas contratam softwares em áreas de logística. Segundo Melize Mota, operações eficazes estão diretamente ligadas ao atendimento mais próximo entre quem oferece o software e quem operacionaliza as entregas. “Além disso, o suporte mais próximo nos possibilita ouvir o cliente, assim ele nos apresenta a sua dor e nós podemos ajudar no que ele precisa”.
Aplicativo
Ter um app simples e intuitivo também é considerado algo singular dentro do universo das operações de logística. Segundo ela, na Comprovei o aplicativo foi feito do zero. “Nos preocupamos muito com a experiência do motorista ao utilizar o nosso aplicativo. Tanto que, no início, tivemos que refazê-lo justamente porque não estava ajudando como deveria”, conta.
O motorista é a peça-chave da utilização do sistema, diz ela. Se ele não consegue fazer o que ele precisa, todo o resto da cadeia fica prejudicada, já que ele é a ponta e o personagem principal.
“Nos preocupamos muito em dar uma ferramenta que ele necessite fazer o mínimo de ações e, ainda sim, consiga entregar informações valiosas. Sabemos que o dia a dia do motorista não é fácil, é corrido, então o aplicativo tem que ser rápido, intuitivo e com poucas ações a serem feitas na hora da entrega”, afirma Melize.
Desta forma, para minimizar os problemas com o uso do aplicativo, Melize conta que a solução foi fazer cartilha e vídeos rápidos, que pudesse instruir o motorista no aplicativo e, em cinco minutos, ele pudesse já operá-lo sem grandes dificuldades.
“Além de estarmos em constante melhoria para que possamos tornar a experiência dele o mais simples e confortável possível. O motorista precisa ver o software como um aliado e não como um atraso em suas atividades. O principal é ele conseguir realizar a entrega, o aplicativo é um complemento para ajudar”.
Respostas
Ao investir nessa comunicação e proximidade com clientes, o uso dos aplicativos em plataformas de gestão de entregas acaba por aumentar o nível de satisfação, afirma Melize Mota. Em seu caso, esse relacionamento é muito próximo. “Procuramos sempre entender a operação de cada um e suas necessidades”.
Ela conta que empresas que não procuram ouvir seus clientes podem cometer erros, por isso, pesquisas de satisfação são essenciais tanto em relação ao produto, o software no caso, quanto do serviço geral em si.
“Temos também os feedbacks dos motoristas. Procuramos atender ao máximo esses feedbacks. Várias melhorias na plataforma e no aplicativo partem de ideias que os próprios usuários nos dão”.
Como resultado, há níveis elevados de satisfação justamente por conta dessa proximidade com os clientes, tanto em relação a alguma funcionalidade nova, quanto para dificuldades básicas do dia a dia.
“Conseguimos crescer bastante com eles e eles junto com a gente.”
Melize conta uma história que comprova essa ligação. “Um cliente não conseguia alguém na operação que pudesse fazer a criação das viagens para os motoristas, por ser uma operação da madrugada e ter uma equipe reduzida. Então, mostramos a opção de o próprio motorista poder fazer a criação de viagens pelo aplicativo no momento do carregamento da carga. É uma opção que, para aquele cliente, atendeu muito bem e ele ficou muito satisfeito. Isso só foi possível porque temos esse relacionamento próximo e conseguimos ouvir a sua dor e resolver o seu problema”.
Quer saber mais sobre como melhorar a gestão de entregas da sua empresa? Então, acesse o site da Comprovei.
Créditos da Imagem – pexels.com