O crescimento do e-commerce nos últimos anos gerou diversos desafios para o setor logístico. Afinal, além de praticidade para comprar, os consumidores desejam receber as mercadorias rapidamente. Neste ponto entra o modelo PUDO, uma estratégia que vem ganhando cada vez mais espaço.
Vale mencionar que não é apenas agilidade na entrega que os clientes esperam. Eles querem receber atualizações frequentes sobre o status do transporte e o custo do frete também precisa ser atrativo.
Você consegue ter uma ideia sobre como o PUDO pode ajudar em todos esses aspectos da entrega? Se ainda não, fique tranquilo, pois iremos explicar nos tópicos a seguir, é só acompanhar a leitura para saber mais!
PUDO é a sigla para pick-up e drop-off, em tradução livre para o português transmite a ideia de: retirada e coleta (de mercadorias). Refere-se a uma metodologia de entrega onde os clientes vão a um local para buscar seus pedidos ou levar itens que serão devolvidos.
Esse método surgiu como uma solução para facilitar o last mile, ou última milha, a etapa final da entrega de uma mercadoria. Afinal, entregar um lote de 50 pacotes em um só local é mais eficiente do que ir até 50 endereços diferentes.
Além disso, é uma opção que dá ao cliente mais controle e poder de escolha, possibilitando que retire ou deposite o item quando for possível. Embora receber as entregas em domicílio seja prático para muitos, essa não é a realidade de todos.
Especialmente para quem passa o dia fora, o recebimento de mercadorias em casa pode ser difícil. Muitos consumidores dependem da ajuda de terceiros para o recebimento das suas compras ou até precisam pedir dispensa no trabalho.
A opção do PUDO beneficia quem passa a maior parte do dia fora, não mora em um condomínio com portaria ou mesmo deseja um frete mais rápido e barato.
Até aqui vimos que PUDO é uma modalidade de entrega de última milha onde o cliente vai até o produto e não o contrário. Existem diferentes maneiras de aplicar essa estratégia, aqui falaremos sobre as três mais utilizadas, acompanhe!
Essa é uma prática amplamente utilizada pelos maiores varejistas do Brasil que vendem tanto online quanto em lojas físicas. O funcionamento é bastante simples, os clientes acessam o site, realizam a sua compra normalmente e, ao final, em vez de informar seu endereço, selecionam a opção de retirada.
Assim, quando a mercadoria chega na loja física mais próxima, o cliente é avisado e tem um prazo de alguns dias para ir retirar. Geralmente, essa opção é oferecida com o benefício do frete grátis, ganhando a preferência de muitos consumidores.
O pick-up point é uma aplicação do PUDO bastante semelhante ao compre e retire, mas com a diferença de que não se trata da própria loja. Hoje em dia, diversos locais funcionam como pontos de retirada de mercadorias, como: farmácias, supermercados, shoppings, entre outros estabelecimentos autorizados.
Os lockers são o tipo de PUDO mais inovador porque a retirada é feita pelos clientes em armários inteligentes espalhados pelas cidades. Essa modalidade já é comum no exterior e no Brasil pode ser encontrada em algumas capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo.
Funciona assim: o cliente realiza a compra normalmente e na finalização seleciona a opção de retirada em um locker. Então, quando o produto estiver disponível, o consumidor é avisado e também recebe um código, que será usado para abrir o armário e retirar a mercadoria.
As grandes vantagens do locker como PUDO é que o cliente não precisa esperar para ser atendido e nem ir ao local em um horário específico. Geralmente, o produto fica disponível por um prazo de 72 horas, o equivalente a 3 dias, sem interrupções.
O PUDO oferece diversos benefícios para todos os envolvidos na gestão de entregas de varejistas. Veja os principais a seguir.
O PUDO gera impactos positivos para o last mile porque torna o processo de entrega mais eficiente e beneficia o relacionamento com os clientes. Conheça melhor esses impactos a seguir.
O comportamento dos consumidores mudou com o passar do tempo e continuará mudando conforme as transformações do mundo acontecerem. A própria pandemia foi um fator gerador de grande mudanças, inclusive nos hábitos de consumo.
Com a impossibilidade de sair de casa, as pessoas começaram muito mais em lojas online, ampliando também os tipos de produtos adquiridos virtualmente. O PUDO oferece a flexibilidade e a conveniência que muitos hoje não abrem mão.
Chegar ao local da entrega e não encontrar ninguém para receber é uma situação comum na rotina dos motoristas. E não dá para deixar o pacote na porta ou entregar para um vizinho sem uma autorização formal, simplesmente porque não é seguro.
Com o PUDO, as mercadorias ficam seguras, seja em um estabelecimento comercial ou em um locker, aguardando uma pessoa autorizada retirar.
No início da postagem comparamos a entrega de 50 pedidos em um ponto de retirada com o envio para 50 endereços diferentes. Para os clientes, a diferença das duas situações está também no tempo de espera, sendo a primeira bem mais rápida. O PUDO é o ideal para quem tem pressa de receber seus itens.
Por fim, está a vantagem de realizar a coleta de mercadorias para devolução de forma simplificada. Inclusive, isso facilita o planejamento do transporte e a otimização dos custos.
Agora que já sabe o que é o modelo PUDO, aproveite para navegar pelo blog Comprovei e conferir mais postagens sobre logística e tecnologia!