Toda empresa deseja ter uma carteira de clientes fiéis, pois isso dá mais segurança para os negócios. Entre as estratégias mais comuns estão: atendimento personalizado, produtos de qualidade e preços especiais. No entanto, muitos se esquecem de uma possibilidade com grande potencial: fidelizar clientes através da logística.
Por mais inusitado que isso possa parecer, uma operação logística organizada e eficiente é capaz de contribuir para a fidelização. Afinal, mais do que adquirir produtos de qualidade as pessoas desejam recebê-los em segurança e no prazo prometido no ato da compra.
Se a empresa vende os melhores produtos, mas tem uma entrega ineficiente, a fidelização é prejudicada. Hoje, com a ampla variedade de empresas no mercado, os consumidores optam por aquelas que oferecem a melhor experiência e não apenas os melhores produtos.
Vamos entender melhor o papel da logística na fidelização de clientes? Acompanhe e confira!
Em primeiro lugar, é preciso entender a importância que a fidelização tem para as empresas. Conquistar e manter clientes requer investimentos em marketings e outros tipos de estratégia.
É consenso entre empresários que as ações para reter clientes já conquistados custam menos do que aquelas realizadas para conquistar novos. Afinal de contas, o esforço também é maior, pois é preciso convencer as pessoas a confiarem na empresa para a primeira compra.
No caso dos clientes já conquistados, a confiança já foi criada. Então, basta demonstrar através de ações diversas que eles têm motivos para manter o relacionamento. Mesmo assim é desafiador, mas um pouco menos do que no cenário inicial.
Quanto mais clientes fiéis uma empresa tem, mais sólida ela se torna no mercado. Mesmo que o jogo nunca esteja ganho definitivamente, pois as pessoas podem migrar para a concorrência a qualquer momento, o empreendimento fica um passo à frente dos outros.
A partir do momento em que o negócio alcança esse patamar, tem maior segurança para crescer e alçar voos mais altos. Lembrando que isso se aplica a qualquer tipo de empresa, incluindo as voltadas para o consumidor final (B2C) e também aquelas que atendem outras empresas (B2B).
Para fidelizar clientes é preciso considerar um conjunto de ações, como:
Como é possível ver, os primeiros itens da lista se referem a setores variados da empresa, como produção, atendimento, vendas e financeiro. No último tópico está o processo do qual iremos tratar nesta publicação, a logística.
O papel da logística na fidelização de clientes é exatamente possibilitar que os pedidos cheguem até eles pontualmente e em segurança. Assim, a experiência de compra é concluída de maneira positiva, servindo como incentivo para voltarem a comprar.
Se todas as etapas iniciais forem bem sucedidas, mas a entrega apresentar problemas, as chances de fidelização caem significativamente. Afinal, o que não falta são empresas fornecendo itens de um mesmo segmento. Então, os consumidores irão buscar uma que ofereça o melhor atendimento em todos os aspectos.
Confira dicas de como usar o setor logístico estrategicamente para a fidelização de clientes. Assim, a etapa final da experiência manterá a qualidade das demais e as chances de compras recorrentes aumentarão de maneira significativa. Vamos lá?
As embalagens têm como função proteger as mercadorias, então invista em opções de qualidade. Utilizar materiais como plástico bolha, canaletas e isopor ajuda a manter a estabilidade dentro da caixa e no interior do veículo. Sem atritos os riscos de avaria são reduzidos.
Para fidelizar clientes através da logística os produtos devem chegar intactos ao cliente. Do contrário, eles irão solicitar o recolhimento e a empresa terá que arcar com o custo da logística reversa. A embalagem correta ajuda a prevenir todos esses problemas.
Importante: os adesivos que avisam quando um item é frágil, mostram o empilhamento máximo, entre outras informações, são bastante úteis. Por serem maiores e coloridos ajudam a lembrar os colaboradores sobre os cuidados a serem tomados.
A equipe responsável por realizar as entregas deve passar por treinamentos, tanto após a contratação quanto periodicamente. Assim, os profissionais estarão preparados para executar todas as etapas com a máxima eficiência.
Isso inclui: manusear os produtos corretamente, mantê-los organizados no interior do veículo para facilitar o desembarque, cumprir prazos e serem gentis no contato com o cliente. Afinal, todos esses detalhes contribuem para a fidelização.
No momento de tomar a decisão de compra, os consumidores consideram alguns fatores, como: qualidade, preço e prazo de entrega. A empresa que oferecer a melhor condição nesses três quesitos costuma ser a escolhida.
No entanto, antes de estipular um prazo de entrega rápido, é preciso verificar se realmente pode cumpri-lo. Se um atraso acontecer, o cliente poderá cancelar a compra ou recebê-la e nunca mais voltar a comprar.
É preciso chegar a um prazo que seja atrativo para os clientes e, ao mesmo tempo, possível de cumprir. Isso irá atrair os consumidores em um primeiro momento e, ao final da experiência, contribuir para a fidelização.
O valor do frete também é importante e considerado pelos clientes. As empresas devem buscar opções que reúnam qualidade, agilidade e bom preço. Mantendo um equilíbrio entre esses três pontos será mais fácil conquistar uma clientela fiel.
Por fim, é importante manter a comunicação com os motoristas que estiverem em campo. Desse modo, será possível fornecer informações que ajudem no processo de entrega e avisar rapidamente os clientes quando um atraso for inevitável. Esse gesto demonstra respeito e também pode impulsionar a fidelização.
Quer realizar entregas incríveis e fidelizar clientes através da logística? Conheça o sistema Comprovei e veja como ele pode ajudar a sua empresa nessa importante tarefa. Entre em contato e agende uma demonstração remota!