Investir em ferramentas para otimizar processos é um passo importante para empresas em geral. Quando o assunto é a gestão de transporte, existem sistemas indispensáveis para uma operação eficiente.
O uso das soluções certas ajuda a aumentar a eficiência, reduzir falhas humanas e desperdícios, além de liberar os funcionários de atividades repetitivas. Assim, eles podem ser destinados a tarefas mais desafiadoras e estratégicas.
Mas que ferramentas são essas e quais são as funções que desempenham na gestão de transporte? Continue a leitura para conhecer as principais e as vantagens que oferecem para as empresas.
A tecnologia é uma grande aliada da gestão de transportes. Podemos resumir a sua importância à visibilidade de dados e ao acompanhamento dos processos. Esses dois pontos possibilitam uma tomada de decisão estratégica e a antecipação de problemas para soluções mais ágeis.
Antes dos sistemas logísticos existirem, não havia todo o controle que é possível ter hoje, em que todas as etapas são acompanhadas. Isso fazia com que as chances de falhas fossem maiores, assim como os retrabalhos e os custos extras.
As ferramentas para gestão de transporte são importantes porque geram diversos benefícios para as empresas, como:
Confira a seguir 6 ferramentas para otimizar os processos logísticos em todas as suas etapas, garantindo a eficiência da distribuição de mercadorias. Lembrando que várias delas podem ser integradas umas às outras, facilitando ainda mais a gestão de transporte, acompanhe!
O nome Enterprise Resource Planning em português significa Planejamento de Recursos Empresariais. É um tipo de sistema que não abrange o transporte diretamente e sim todas as etapas anteriores, fundamentais para a eficiência dos processos de distribuição.
Um sistema do tipo ERP irá controlar desde a produção, passando pelo fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, gerenciamento de estoque, custos etc. Essa é uma ferramenta mais indicada para empresas de grande porte, que realizam processos de maior complexidade.
Manter bons relacionamentos com os clientes é fundamental em qualquer área. Vale lembrar que não é apenas a qualidade das mercadorias que conta para ganhar a preferência e fidelizar, mas também toda a experiência de compra, passando, claro, pelo processo de transporte.
O sistema CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) contribui para a construção de relacionamentos mais positivos. Através dos dados armazenados é possível prever as demandas dos clientes para atendê-las com mais agilidade, além de outros detalhes que facilitam a interação, como particularidades de cada contrato.
Uma gestão de estoque eficiente é crucial para que a empresa consiga atender os pedidos dos clientes e evite desperdícios. Os sistemas WMS (em português, Sistema de Gerenciamento de Armazém) facilitam o controle das mercadorias que entram e saem, sua validade, itens com maior e menor saída e ainda possibilitam a previsão de demandas.
Com base na análise de dados de outros períodos, os gestores conseguem identificar épocas de aumentos nos pedidos, por exemplo. Dessa maneira, podem planejar a operação para atender às demandas sem grandes sobras ou prejuízos. É uma ferramenta completa para gerenciar o estoque.
Telemetria significa “a arte de medir distâncias”. Os sistemas de telemetria veicular são usados para o gerenciamento de frotas, incluindo a localização dos veículos, a maneira como são conduzidos pelos motoristas, as paradas realizadas, consumo de combustível etc.
Para empresas de transporte, cuidar da frota é indispensável para manter a eficiência da operação e fazer um bom uso dos recursos. Ferramentas de telemetria permitem o acompanhamento constante dos veículos, gerando também mais segurança para a companhia e os motoristas.
Sugerimos a leitura de outra publicação do Blog Comprovei em que falamos mais profundamente sobre a telemetria veicular e as suas vantagens.
Voltando especificamente para o processos de transporte, temos uma ferramenta chamada TMS (Sistema de Gestão de Transporte). É um tipo de software desenvolvido para controle da operação logística, assim, abarca diversas etapas, como:
Temos outro conteúdo em que explicamos mais profundamente sobre TMS e as suas particularidades. Confira para saber mais sobre esse tipo de ferramenta de gestão de transporte.
O sistema de gestão de entregas é uma ferramenta que acompanha a mercadoria desde o embarque até a chegada ao cliente final. Com a visibilidade proporcionada por ele, torna-se mais simples realizar ações para que as encomendas dos clientes cheguem no prazo e em segurança, garantindo sua satisfação.
Para isso ser possível, os motoristas fazem apontamentos das ocorrências da rota no aplicativo, enquanto os gestores acompanham tudo por meio da torre de controle. Assim, caso algo aconteça que possa impedir a entrega, são realizadas ações para contornar o problema.
A ferramenta para gestão de entregas também facilita a comunicação entre os motoristas e o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). Essa troca de informações rápida contribui para evitar a necessidade de reentregas, que geram custos extras e encarecem a operação.
Como foi possível observar, existem vários tipos de sistema para gestão de transporte e do setor logístico de maneira geral. Eles auxiliam as empresas a aumentar sua eficiência, otimizar custos e adquirir diferenciais competitivos.
Quer entender como o sistema Comprovei pode ajudar a sua empresa a gerenciar o transporte e distribuição de mercadorias? Entre em contato para agendar uma demonstração remota e saber mais!
Gostou deste conteúdo? Navegue pelo blog Comprovei e confira mais postagens sobre logística e tecnologia.