Você já ouviu falar em telemetria veicular? Trata-se de uma tecnologia utilizada por empresas de transporte para colher dados sobre os seus veículos. Dessa forma, é possível ter maior controle sobre a equipe e otimizar o uso de recursos.
Vamos entender melhor o que é telemetria e quais são os dados colhidos nesse processo? Continue a leitura para conferir essas informações e conhecer os benefícios que esse recurso pode oferecer a um negócio.
No dicionário, a palavra telemetria significa a “arte de medir distâncias”. No setor logístico é o nome dado a uma tecnologia que possibilita a coleta e o armazenamento de dados relacionados ao funcionamento de um veículo.
Através de um sistema de telemetria o gestor logístico tem acesso a informações completas sobre a frota. Desse modo, consegue acompanhar dados como:
No passado, as empresas utilizavam sistemas de telemetria analógicos, que dependiam de instalações complicadas. Hoje, com o avanço da tecnologia, há opções digitais que são muito mais simples de instalar.
Basicamente, o dispositivo precisa ser conectado ao computador de bordo do veículo, que possui as informações. Assim, não é necessário instalar sensores para captura dos dados, pois os principais modelos vêm com essa característica de fábrica.
O envio desses dados para uma central pode ser feito via satélite, rede de internet móvel ou rádio. A partir disso, o acompanhamento pode ser feito pelo gestor, proporcionando mais precisão e estratégia para a tomada de decisões.
O rastreamento de veículos é um processo comum entre transportadoras e outras empresas que possuem frotas. Apesar da semelhança com a telemetria, na prática, as soluções são diferentes.
Na realidade, a telemetria é mais completa porque, além das informações de localização oferecidas pelo rastreamento, conta com outros dados relacionados ao veículo. Com isso, os gestores podem ter mais controle do que apenas saber onde os motoristas estão.
A telemetria oferece uma série de vantagens para as empresas, veja a seguir quais são as mais significativas.
Uma das vantagens mais significativas da telemetria veicular é a economia, gerada por diversos fatores. Primeiramente, pela redução do consumo de combustível, pois com o gerenciamento é possível fazer um uso mais inteligente desse recurso.
Em seguida, pela redução da necessidade de consertos e da menor incidência de roubos. Para os assaltantes, roubar veículos rastreados oferece um grande risco, afinal, as chances de serem pegos são muito maiores.
Caso uma ocorrência do tipo aconteça, é mais fácil identificar algo errado com a mudança repentina na velocidade ou rota e acionar as autoridades. Da mesma forma, há mais chances de recuperar o veículo em seguida por conta do acesso à sua localização.
A segurança da operação é promovida pelo aumento da proteção contra roubos e também acidentes. Como os motoristas sabem que estão sendo monitorados, a tendência é adotarem uma direção defensiva, que é bem mais segura.
Inclusive, a análise do volume de acelerações e freadas bruscas ajuda os gestores a identificarem a necessidade de realizar treinamentos para uma condução prudente. Com isso, todos são beneficiados e os veículos se tornam bons representantes da empresa no trânsito.
A forma como os veículos são conduzidos possui um grande impacto sobre a sua conservação. Além de acidentes, uma direção imprudente gera maiores desgastes para diversos componentes.
Por outro lado, a condução cuidadosa resulta em uma frota bem conservada. Desse modo, a empresa poderá usar os veículos por mais tempo e conseguir melhores valores de venda quando for realizar a troca.
Acompanhar o desempenho dos colaboradores é muito importante para manter um padrão de qualidade e encontrar formas de estimular a equipe. Quando se trata de motoristas, esse controle é um pouco mais complexo por sua atuação ser externa.
Com a telemetria é possível manter maior proximidade com a rotina dos funcionários, mesmo à distância. Desse modo, dá para premiar os motoristas com base em determinados parâmetros e tomar medidas para melhorar o desempenho de outros.
A delegação de tarefas também pode ser feita com base nos dados de desempenho. Entregas de itens frágeis que demandam mais cuidado poderão ser direcionadas para os profissionais mais capacitados para tal. Assim, todos serão estimulados a buscarem bons resultados.
As manutenções programadas, feitas com o objetivo de prevenir falhas nos veículos, são muito vantajosas para as empresas. Afinal, possibilitam a identificação de problemas com antecedência, evitando falhas que podem gerar acidentes e custos elevados para conserto.
O monitoramento realizado através da telemetria veicular possibilita um controle ainda maior sobre essas manutenções. Se o gestor identifica, por exemplo, um aquecimento fora do comum no motor, pode agir rapidamente e encaminhar o veículo para a oficina.
Quanto mais informações se tem a respeito de um processo, maiores são as chances de tomar decisões acertadas. A telemetria fornece dados bastante valiosos aos gestores, assim, eles podem entender melhor o cenário atual e agir para tornar os processos mais eficientes.
As mudanças no setor logístico e no mercado, de modo geral, estão forçando as empresas a buscarem soluções que proporcionem o aumento da eficiência operacional. Dessa maneira, conseguem se manter competitivas e alcançarem uma posição de destaque em meio aos concorrentes.
Para alcançar esse objetivo é necessário encontrar formas de otimizar processos e reduzir os custos operacionais. Felizmente, hoje, é possível contar com a tecnologia como aliada nessa transformação do fluxo de trabalho.
Soluções como a telemetria veicular, sistemas de gestão de entregas e WMS (para gerenciamento de armazém), auxiliam as empresas a coletar dados de grande relevância, reduzindo falhas e realizando uma gestão mais efetiva.
Gostou deste conteúdo? Navegue pelo blog Comprovei e confira mais postagens sobre logística e tecnologia.