A gestão financeira de uma empresa é extremamente importante para garantir sua sobrevivência no mercado. Muitos empreendimentos adotam medidas para evitar desperdícios, no entanto, existem perdas ocultas que passam despercebidas, especialmente em relação à frota.
O uso de veículos na operação envolve diversos custos, como: combustível, manutenção, impostos, pedágios, seguros etc. Realizar o acompanhamento de cada um deles possibilita um maior controle, inclusive das perdas mais difíceis de serem notadas.
Continue a leitura para entender o que são as perdas ocultas, como elas podem ser identificadas em uma frota e conhecer estratégias para eliminá-las. Confira!
Como o próprio nome indica, as perdas ocultas são desperdícios de recursos que não são facilmente identificados pela gestão de uma empresa. Por isso, encarecem o orçamento da operação de modo invisível.
Quando falamos de uma frota, o consumo de combustível costuma ser um dos custos de maior destaque. Entretanto, não é tão simples identificar quanto do total consumido foi realmente necessário e quanto foi desperdiçado.
Seja em relação à frota ou à gestão de empresas em geral, o controle de diversos custos não é tão óbvio. Por isso, é necessário ter atenção a certos detalhes para garantir o uso adequado desses custos e eliminar desperdícios o máximo possível.
Confira alguns exemplos de ações capazes de gerar perdas ocultas na frota, como aumento do consumo de combustível e desgaste dos veículos:
As perdas ocultas na frota são nocivas porque demoram a ser identificadas. Até que isso aconteça, encarecem a operação e tornam a empresa menos competitiva. Confira algumas estratégias para eliminá-las e evitar custos extras.
A grande aliada das empresas para a eliminação de perdas ocultas na frota é a tecnologia. Através do uso de soluções com diferentes finalidades é possível acompanhar os processos e ter acesso a dados para análise. Assim, torna-se muito mais simples identificar o desperdício de recursos e aplicar estratégias para minimizá-los.
É chamado gestão de entregas um conjunto de medidas voltadas para tornar a operação mais eficiente. Em vez de simplesmente embarcar as mercadorias nos veículos e aguardar o retorno dos motoristas com os canhotos assinados pelos clientes, é realizado o acompanhamento das rotas.
A visibilidade sobre o processo das entregas permite a identificação facilitada de determinadas perdas ocultas. São exemplos o excesso de reentregas geradas pela ausência de alguém para receber e as paradas longas com o veículo ligado para desembarque de mercadorias.
Um sistema de gestão de entregas possibilita a identificação dessas questões em tempo real. Assim, as medidas necessárias podem ser tomadas, contendo as perdas que passavam despercebidas.
A comunicação é um dos elementos que auxilia na eliminação das perdas ocultas na frota. A rápida troca de informações entre os motoristas e o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) contribui para a redução de reentregas.
Se o motorista chega ao endereço de entrega e não encontra ninguém, reporta isso no sistema. Então, o SAC entra em contato com o cliente e combina uma maneira de concluir o processo. Essas ações simples tornam a operação mais eficiente e menos onerosa para a empresa.
Anteriormente citamos como um exemplo de perdas ocultas as paradas longas para descarga com o veículo ligado. Ao usar uma ferramenta adequada para o gerenciamento de entregas, dá para ter maior controle sobre esse tempo.
Através da análise de dados é possível acompanhar o tempo de descarga por cliente. A partir dessas informações, podem ser configurados alarmes que avisam o motorista que o tempo ideal foi excedido.
Veículos que não estão em perfeitas condições consomem mais combustível e têm maiores chances de causar acidentes. A principal estratégia para eliminar essa perda oculta na frota é através de um cronograma de manutenções.
Acredite, a prevenção tem um custo mais baixo do que os consertos. Com as manutenções preventivas regulares dá para identificar peças que estão começando seu processo de desgaste e programar trocas.
Na lista de perdas ocultas que podem existir em uma frota vimos que a forma como os veículos são conduzidos possui um impacto significativo sobre os custos. Nesse sentido, o oferecimento de treinamentos para os motoristas se mostra uma ação importante. A direção defensiva, além de econômica, torna a operação mais segura.
Além do treinamento, premiar os motoristas com melhor desempenho é uma estratégia com grandes chances de sucesso. Ações com esse objetivo estimulam os profissionais a se dedicarem no dia a dia de trabalho. Cada empresa pode fazer isso da forma que julgar mais pertinente, como através de bonificações, folgas e outros benefícios.
As rotas seguidas para realização das entregas também podem esconder perdas ocultas. Uma forma de evitar esse desperdício de recursos é utilizando ferramentas para otimizar as rotas.
Inclusive, isso irá facilitar a programação da logística reversa, aproveitando o retorno dos veículos ao centro de distribuição para realizar a coleta de devoluções e embalagens vazias de produtos.
Por fim, está uma medida simples, mas importante para a eliminação de perdas ocultas na frota: a correta disposição de mercadorias nos veículos. O empilhamento adequado ajudará tanto nessa questão quanto na estabilidade dos itens durante a viagem, evitando avarias.
Quer saber mais sobre os benefícios do sistema Comprovei para a redução de perdas ocultas na frota e na operação de transporte? Entre em contato e agende uma demonstração remota!