Gestão de entregas é o nome dado a um conjunto de ações que visam garantir a qualidade e a pontualidade das entregas. Empresas que não a realizam ou fazem de forma inadequada podem enfrentar diversos tipos de problemas.
O custo da falta ou má gestão de entregas é alto, podendo significar aumento de despesas e a perda de clientes. Siga a leitura para saber mais sobre o assunto, os problemas mais comuns e conferir dicas de como evitá-los.
Gestão de entregas é o nome dado ao conjunto de medidas realizadas para acompanhar as etapas da distribuição de mercadorias. Esse acompanhamento é realizado com o intuito de garantir que os pedidos cheguem até os clientes em segurança e dentro do prazo combinado.
Quando a empresa realiza a gestão de entregas, o motorista passa a contar com um suporte para que os produtos sejam entregues corretamente. Assim, em caso de atrasos, falta de informações sobre o endereço, acidentes na estrada e outros imprevistos, é possível realizar ações para evitar que o cliente fique esperando em vão.
Informação é poder e é exatamente isso o que a gestão de entregas proporciona para as companhias. De posse de dados sobre o processo de distribuição, torna-se possível agir para garantir a qualidade e a máxima eficiência.
Uma empresa que não realiza a gestão de entregas ou a faz de forma inadequada pode enfrentar diversos tipos de problemas, veja quais são os mais comuns.
O atraso é um dos principais problemas gerados pela ausência de uma gestão de entregas eficaz. Sem visibilidade do processo, a empresa não consegue realizar as ações necessárias para cumprir os prazos. Como a pontualidade é um fator decisivo para a fidelização de clientes, a falta dela pode custar caro ao empreendimento.
As reentregas são geradas por tentativas de entrega que não foram bem-sucedidas, seja por ausência do cliente, endereço incompleto ou algum problema com o produto. Embora pareçam inofensivas, representam custos extras para a empresa, afinal, o cliente paga apenas por um frete e são feitas duas ou até três viagens até que a entrega seja concluída.
A comunicação é muito importante para uma gestão de entregas eficaz e é preciso ter um canal específico para a troca de informações entre o SAC do embarcador e os motoristas. Assim, os dados ficam centralizados e podem ser consultados facilmente.
Se a comunicação não acontece ou é feita de forma improvisada, por ligações e mensagens, as informações compartilhadas podem se perder. Então, no caso de problema com uma entrega, a empresa fica sem ter onde conferir os dados que foram fornecidos.
Os clientes fazem pedidos esperando que a entrega seja realizada no prazo, e isso se aplica tanto a empresas quanto pessoas físicas. No caso das empresas, um atraso pode significar interrupção da produção e grandes prejuízos. Dessa forma, atrasos frequentes podem resultar no cancelamento de contratos de fornecimento e uma fama ruim no mercado.
A janela de entrega é uma exigência que muitos clientes possuem por apenas terem condições de receber mercadorias em horários predeterminados. Quando o motorista não tem um sistema com essas informações, precisa ficar o tempo todo consultando papéis.
Se considerarmos o volume de entregas que costumam ser realizadas diariamente por um motorista, dá para imaginar o desafio que é organizar os horários manualmente. Como resultado, muitos chegam ao endereço no horário errado, aumentando ainda mais o número de reentregas.
Sem visibilidade do processo de entregas e comunicação com os motoristas, o embarcador apenas fica sabendo sobre ocorrências quando eles retornam ao centro de distribuição. Assim, são perdidas as chances de agir imediatamente para evitar a geração de reentregas.
Os canhotos das notas fiscais são utilizados como comprovantes de que as entregas foram realizadas. Se a empresa não conta com um sistema de gestão de entregas, é preciso aguardar os motoristas retornarem com os canhotos assinados e, então, organizar todos eles para saber quais mercadorias foram ou não entregues.
Lidar diariamente com um grande volume de canhotos de forma manual é extremamente custoso. Afinal, é necessário destinar colaboradores para realizar essa tarefa, que pode ocupar todo o dia ou, pelo menos, boa parte dele.
Todos os problemas citados e vários outros podem ser resolvidos através da realização de uma gestão de entregas eficaz. Para isso, é fundamental contar com um software que permita ao embarcador ou à transportadora ter visibilidade de todo o processo de distribuição de mercadorias.
Através do sistema Comprovei o embarcador consegue acompanhar todas as etapas das suas entregas. As soluções que podem ser alcançadas incluem:
Como se pôde ver ao longo do texto, o custo da falta ou má realização da gestão de entregas pode ser muito alto e significar prejuízos e a perda de contratos. Desse modo, investir em uma solução para a gestão de entregas é indispensável para qualquer empreendimento que vise a qualidade da distribuição de suas mercadorias.
Para saber mais sobre os benefícios do sistema Comprovei para uma gestão de entregas eficaz, entre em contato e agende uma demonstração remota. Veja como a nossa solução pode auxiliar a sua empresa a realizar entregas incríveis e ver seus clientes satisfeitos!