A rastreabilidade de produtos é essencial para empresas que desejam realizar entregas rápidas, sem falhas e extravios. Com ela, se tem visibilidade das mercadorias desde o momento que deixam o centro de distribuição, até chegarem ao destino.
Antes do desenvolvimento de tecnologias e sistemas para logística, não era possível rastrear os itens após o embarque nos veículos. Dessa forma, o processo era mais lento, não havia informações atualizadas para transmitir aos clientes e a incidência de extravios era alta.
Felizmente hoje as companhias podem contar com soluções capazes de garantir o acompanhamento das rotas e realizar uma gestão de entregas eficaz. Quer entender como isso é possível e quais são as vantagens envolvidas? Continue a leitura e confira!
A rastreabilidade de produtos é a capacidade de obter informações sobre a localização de uma mercadoria após a sua saída do centro de distribuição. É realizada através de um sistema de gestão de entregas integrado ao GPS.
Esse é um dado extremamente requisitado atualmente e não tê-lo para informar aos clientes pode ser um fator para comprometer as vendas. Afinal, a pressa em receber as suas compras leva as pessoas a desejarem informações atualizadas sobre o processo de entrega.
Até aqui já foi possível ter uma ideia de uma das funções da rastreabilidade de produtos. No entanto, esse processo tem outras motivações, acompanhe!
A rastreabilidade ajuda as transportadoras a controlarem a operação, garantindo o cumprimento dos prazos prometidos aos embarcadores e seus clientes. Além disso, facilita a identificação de problemas para realizar ações rápidas, evitando vários outros, como os extravios.
Os embarcadores, empresas contratantes dos serviços de transporte, contam com a rastreabilidade de produtos para acompanhar se os prazos estão sendo cumpridos. Também possibilitam o acesso a informações atualizadas para transmitir aos clientes.
Ao efetuarem uma compra, os clientes são informados sobre o prazo máximo de entrega. Entretanto, não significa que irá chegar exatamente naquela data. Apenas um sistema de rastreabilidade em tempo real pode informar com mais precisão quando o produto irá chegar.
Saber a data da chegada do pedido possibilita que o consumidor se programe para ter alguém no endereço para receber, além de questões relacionadas ao uso que fará do item.
As definições sobre para que serve a rastreabilidade de produtos já trazem alguns dos benefícios oferecidos pelo processo. Mas, vamos nos aprofundar mais nas vantagens?
Na logística de distribuição, muitas questões estão em jogo. Quando uma encomenda é extraviada, não se perde apenas a mercadoria, mas também a reputação da empresa perante o cliente.
O rastreamento confere mais segurança para a operação. Afinal, o supervisor tem informações em tempo real sobre a localização do veículo que está transportando as mercadorias.
Imprevistos são situações que não podem ser previstas, por melhor que seja o planejamento. Entretanto, quando se tem informações relacionadas ao processo, torna-se mais simples lidar com essas questões.
Se, por exemplo, um veículo apresenta um problema no meio da rota, com a rastreabilidade dá para verificar a possibilidade de outro motorista ir até o local para recolher as mercadorias e prosseguir com o envio.
Certas situações são realmente imprevisíveis, já outras podem ser antecipadas através de uma visão geral da operação. Com a rastreabilidade muitos problemas em potencial podem ser identificados e evitados.
Ter acesso à localização atualizada das mercadorias garante maior controle e facilita a troca de informações entre os motoristas em campo e a equipe interna da empresa.
Os contratos firmados entre embarcadores e transportadoras costumam ter cláusulas relacionadas à qualidade do serviço prestado. Quando os processos de entrega podem ser acompanhados pela empresa que contratou o serviço, a confiança entre os parceiros é reforçada.
Além disso, o embarcador tem a segurança de que, caso conclua que o contrato não está sendo cumprido conforme o combinado, poderá rompê-lo antes que sejam gerados prejuízos à sua reputação junto aos clientes.
Os atrasos nas entregas estão entre as principais reclamações dos consumidores, sendo um grande motivo para a queda da taxa de fidelização. A melhor maneira de evitar que aconteçam é através de um controle contínuo sobre as rotas e a pontualidade.
O objetivo de toda empresa é ver seus clientes satisfeitos, pois esse é o melhor caminho para a fidelização. Atualmente, além de mercadorias de qualidade, os consumidores valorizam companhias que realizam entregas rápidas e um atendimento eficiente, fatores altamente impactados pela rastreabilidade de produtos.
Por fim, a rastreabilidade de produtos acaba proporcionando também o acompanhamento do desempenho dos motoristas. Afinal de contas, cada profissional deixa o centro de distribuição responsável por realizar uma quantidade específica de entregas.
Agora que explicamos o que é a rastreabilidade de produtos, suas funções e vantagens, veja como pode realizar esse processo na sua empresa.
Para rastrear produtos e ter visibilidade sobre toda a rota é necessário contar com uma ferramenta específica com essa funcionalidade. O sistema Comprovei faz isso através de um smartphone, que deve acompanhar os motoristas e no qual eles farão os apontamentos sobre cada entrega.
Enquanto o transporte é realizado em campo, a equipe interna da empresa tem acesso a um painel que exibe todas as informações, com mapas que mostram a localização dos veículos. Através disso, diversas ações relacionadas às entregas são realizadas, garantindo a segurança e a pontualidade.
Para saber mais sobre a ferramenta e a rastreabilidade de produtos, entre em contato e agende uma demonstração remota da solução. Assim, verá como o Comprovei pode ajudar a sua empresa a realizar entregas incríveis!
Quer continuar bem informado sobre novidades do setor logístico? Acesse outras postagens do blog Comprovei e aproveite!