A distribuição de mercadorias é uma etapa da operação logística que precisa ser muito bem planejada para alcançar a eficiência com um bom aproveitamento dos recursos. Existem alguns pontos de atenção a serem considerados para otimizar a distribuição.
É sempre importante lembrar que hoje os clientes estão com um nível de exigência elevado devido a grande oferta. Não basta fornecer produtos de qualidade, é necessário que toda a experiência de compra seja positiva, da realização do pedido até a entrega.
Nesta publicação vamos abordar os pontos estratégicos que uma empresa deve considerar para realizar as entregas no prazo, alcançando a satisfação dos clientes e reduzindo os seus custos. Vamos lá?
Otimizar significa criar melhorar condições, tornar algo ótimo. E é exatamente isso que a atenção aos pontos que apresentaremos a seguir pode gerar, o aumento da qualidade e da eficiência da distribuição da sua empresa, acompanhe!
Em primeiro lugar, é importante que a equipe seja treinada para realizar as suas funções com a máxima qualidade. A capacitação do capital humano é um grande diferencial competitivo, afinal, os concorrentes podem adquirir os mesmos equipamentos, mas não terão as mesmas pessoas.
Além das competências diretamente ligadas às funções de cada colaborador, o oferecimento de capacitação é uma forma de valorizá-los. Com a valorização as pessoas passam a trabalhar de maneira mais engajada, o que faz toda a diferença nos resultados alcançados.
Sem os veículos a distribuição simplesmente não acontece e, mais do que funcionar, eles devem estar em perfeito estado para garantir a agilidade e a segurança dos motoristas.
Para isso, é fundamental realizar manutenções periódicas e preventivas. Assim, se evita acidentes e outros problemas, além de se prevenir também dos custos de reparos, que costumam ser mais altos.
A tecnologia digitalizou os processos logísticos, dessa forma, hoje, não dá para simplesmente embarcar as mercadorias e ficar sem notícias até o retorno do motorista. O acompanhamento das rotas através de um sistema é fundamental para garantir a qualidade da operação.
Através da visibilidade de cada etapa da entrega torna-se possível agir para resolver problemas rapidamente ou até se antecipar e evitar que se concretizem. Essa é uma das vantagens oferecidas pelo sistema Comprovei.
Mais uma vez, a tecnologia se mostra como uma grande aliada da distribuição de mercadorias. No Comprovei, ao incluir documentos no sistema, é feito um sequenciamento inteligente das entregas, considerando a proximidade entre os destinos.
Dessa forma, os motoristas seguem uma rota otimizada, garantindo maior agilidade das entregas e o melhor aproveitamento dos recursos. Afinal de contas, verificar as distâncias no GPS e definir rotas mentalmente, além de levar muito tempo, pode não gerar o melhor resultado.
É importante, tanto para fins de planejamento quanto de informação aos clientes, saber qual é o tempo estimado de chegada ao destino. Na logística, isso se chama ETA (Estimated Time of Arrival) e é outra funcionalidade que nossa solução oferece.
O sistema realiza o cálculo considerando a distância até o endereço do cliente, dias úteis e a jornada do motorista. Dessa forma, é possível chegar a uma data e horário aproximados, facilitando bastante os processos e o planejamento.
Mais do que dirigir, é função do motorista descarregar as mercadorias, solicitar a assinatura dos clientes, reportar alguma situação para a empresa, entre outras atividades. Quanto mais tempo ele leva realizando-as, menos ágil é a distribuição.
Fornecer recursos que facilitem as atividades que fazem parte da rotina do motorista permite a ele realizá-las com mais rapidez. Com o aplicativo Comprovei, ele pode realizar apontamentos rapidamente, seja de algum problema ou mesmo de que a entrega foi efetuada.
A comunicação é um elemento indispensável para que uma operação funcione com eficiência. A troca de informações entre o motorista e a equipe interna da empresa evita a geração de reentregas, além de possibilitar que atrasos inevitáveis sejam avisados previamente aos clientes.
Para otimizar a distribuição é preciso começar desde a preparação para o transporte, afinal, se algo sair errado nesse início os problemas se agravarão cada vez mais. A conferência de volumes deve ser rápida, mas, ao mesmo tempo, cuidadosa e é exatamente isso o que a leitura de código de barras oferece.
O comprovante de entrega é o documento que prova que o cliente recebeu o seu pedido. Em operações que não fazem uso da tecnologia, quem exerce essa função é o canhoto de papel das notas fiscais, que pode ser facilmente perdido e é difícil de ser gerenciado se considerarmos o volume diário em uma empresa.
Os motoristas das companhias que são clientes Comprovei digitalizam o canhoto rapidamente, no ato da entrega, usando a câmera do smartphone. Assim, o documento fica disponibilizado no sistema instantes depois.
Outro diferencial da nossa solução é a inteligência artificial que apenas aceita as digitalizações compatíveis com o tipo de documento usado pela empresa para comprovação das entregas. Isso garante a confiabilidade das informações inseridas.
Por fim, temos um ponto de atenção de extrema importância para otimizar a distribuição continuamente, o acompanhamento dos indicadores de desempenho. O uso de um sistema logístico faz com que dados sejam gerados o tempo todo e a análise deles resulta em informações valiosas para os gestores.
É possível, por exemplo, verificar o índice de entregas feitas no prazo ou em atraso, o tempo de descarga das mercadorias, o número de reentregas, além de outras ocorrências apontadas no sistema.
Cada um dos pontos apresentados contribui para que a distribuição se torne mais ágil e os custos otimizados. O sistema Comprovei pode ajudar a sua empresa nessa missão. Entre em contato e agende uma demonstração remota da nossa solução!