Desenvolvido no Japão pela Toyota, o método Kanban é voltado para o gerenciamento de produção. Por conta da sua eficiência e facilidade de aplicação, tornou-se amplamente utilizado em vários setores, incluindo a logística.
Para conhecer melhor a técnica, suas vantagens para o setor logístico e conferir dicas de como aplicar em sua empresa, é só continuar a leitura. Vamos lá?
O método Kanban é usado para controlar o fluxo de trabalho. Para isso, se baseia em representações visuais, como cartões ou placas, que podem ser físicos ou virtuais. Hoje, existem ferramentas digitais para facilitar o acompanhamento por toda a equipe, como: Trello, Asana e Jira.
Os cartões são colocados em cada estágio das atividades, movimentando-se conforme a evolução de cada uma. Em se tratando do setor logístico, a movimentação começa na fábrica e segue até o ponto de entrega.
Esse controle da cadeia de suprimentos, realizado com a aplicação do Kanban, serve para indicar o momento correto de iniciar um novo lote de produção ou reabastecer o estoque.
O método Kanban foi criado na década de 1940, pelo engenheiro Taiichi Ōno, então diretor da Toyota. Mesmo após tantas décadas, o sistema continua sendo usado por empresas no mundo todo e em diversos segmentos.
A seguir você poderá entender o motivo para a fama do Kanban através de uma lista com os principais benefícios oferecidos, confira!
A forma com a qual o sistema Kanban é aplicada facilita o controle do fluxo de trabalho, pois todos conseguem compreender facilmente o andamento das tarefas. No setor logístico, isso garante o aumento da produtividade, contribuindo também para a eliminação de etapas desnecessárias.
O excesso de estoque é um problema a ser evitado pelas empresas, porque, além de aumentar os custos, gera o risco de perda das mercadorias. Com o método Kanban o acúmulo é evitado porque os processos são gerenciados para acontecer na hora certa, sem faltas ou excessos.
Existem diversos sistemas capazes de ajudar a aumentar a eficiência do setor logístico. Então, é importante adotar soluções que possam ser usadas em conjunto com outras.
O Kanban pode ser facilmente integrado a outros sistemas de gerenciamento, como:
Just-In-Time (JIT): técnica de gerenciamento da produção, também desenvolvida pela Toyota, que visa produzir ou fornecer somente o que é necessário, na quantidade necessária e no momento necessário.
Gerenciamento da Produção (ERP): fornece uma visão geral da cadeia de suprimentos e do estoque, permitindo uma gestão mais eficiente e informada.
Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM): permite a gestão de todos os aspectos da cadeia de suprimentos, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega ao cliente final.
Sistema de Gerenciamento de Projetos: realiza a gestão de projetos complexos, garantindo que os recursos sejam alocados adequadamente e que os prazos sejam cumpridos.
Por conta da sua simplicidade, o método Kanban é totalmente flexível, podendo ser aplicado em vários níveis do setor logístico. Assim, compreende desde a produção até a entrega ao cliente final.
Algumas características que tornam a ferramenta flexível são:
Devido à sua natureza visual, o Kanban é simples de interpretar. Desse modo, todos os membros da equipe conseguem visualizar a representação das atividades e sua situação.
Após explicarmos o que é o método Kanban e os seus benefícios, confira dicas de como aplicá-lo no setor logístico para obter as vantagens.
É importante definir claramente o fluxo de trabalho que a equipe deve seguir para cada tarefa do setor logístico. Isso ajudará a identificar quais etapas do processo estão sendo executadas, mantendo o time organizado e focado.
Os quadros Kanban são usados para visualizar o fluxo de trabalho e organizar as tarefas pendentes. Eles fornecem uma descrição rápida de cada tarefa, sua situação de progresso e sinaliza quais são prioridades.
Algumas empresas utilizam quadros físicos, posicionados em locais onde toda a equipe possa acompanhar. Já outras optam pelos sistemas, em que o acompanhamento é feito através de dispositivos, como computadores, smartphones e tablets.
O Kanban tem a vantagem de permitir que a equipe revise e aprove as tarefas antes de serem processadas. Assim, é válido estabelecer critérios de qualidade para garantir que todas as etapas sejam executadas adequadamente.
É importante estabelecer um sistema de comunicação eficiente para que o método Kanban seja implementado com sucesso. Portanto, defina como as informações serão transmitidas entre todos.
Uma opção para facilitar a comunicação, é criar notificações por e-mail quando houver uma atualizaç
ão. Além disso, é válido que os usuários possam criar relatórios sobre as tarefas concluídas para que a equipe veja o progresso e as metas alcançadas.
A equipe envolvida na logística deve ser treinada para usar o sistema Kanban de forma adequada. Eles precisam enxergar o propósito do método para usá-lo corretamente. Além disso, procure envolvê-los na implementação da ferramenta, possibilitando o compartilhamento de ideias e observações.
O Kanban é uma ferramenta dinâmica que deve ser revisada e otimizada periodicamente, a fim de identificar a necessidade de realizar alterações. Portanto, revise o processo de tempos em tempos para garantir que seja eficaz e que a equipe esteja trabalhando de forma eficiente.
O método Kanban é uma ferramenta valiosa para a logística. Sua implementação bem-sucedida pode melhorar significativamente a eficiência da cadeia de suprimentos e da entrega de produtos.
Quer conhecer outra ferramenta capaz de contribuir para o aumento da produtividade no setor logístico? Entre em contato para saber mais sobre o sistema Comprovei e agendar uma demonstração remota!