Uma gestão de custos logísticos eficiente é essencial para garantir a competitividade e rentabilidade de uma empresa. Afinal, vivemos um momento em que o ambiente de negócios está cada vez mais competitivo.
Para se destacar, as companhias precisam pensar estrategicamente a sua operação logística, que é responsável por uma parcela significativa dos custos de um negócio. Afinal, inclui transporte, armazenagem, gestão de estoques, processamento de pedidos etc.
Um controle ineficiente desses custos pode resultar em prejuízos financeiros, perda de competitividade e insatisfação dos clientes. Vamos entender melhor a importância da gestão de custos logísticos e conferir dicas para realizá-la de modo eficiente? Continue a leitura e confira!
Gestão de custos logísticos é um conjunto de técnicas e práticas utilizadas para monitorar, planejar, controlar e reduzir os custos associados às operações logísticas de uma empresa.
Esses custos incluem todos os gastos relacionados com:
A gestão de custos logísticos tem como objetivo otimizar esses processos, reduzindo os gastos de forma estratégica, sem comprometer a qualidade do serviço prestado. Afinal, não é apenas o preço que os clientes comparam, mas também a qualidade da experiência como um todo.
A gestão de custos logísticos envolve a análise detalhada de todas as etapas da cadeia logística, desde o recebimento do pedido até a entrega do produto ao cliente final. Para isso, é necessário ter uma visão ampla e integrada de todos os processos, identificando pontos críticos e oportunidades de melhoria.
Com uma gestão eficiente, as empresas podem reduzir desperdícios, aumentar a eficiência operacional, melhorar a qualidade do serviço prestado e alcançar a satisfação dos clientes.
Confira alguns tópicos que mostram a importância da gestão de custos no setor logístico.
Uma gestão eficiente pode reduzir significativamente os custos logísticos da empresa, aumentando sua rentabilidade e competitividade. A falta desse controle pode levar a gastos desnecessários e pressionar a margem de lucro da empresa.
Lembra-se que falamos que a ideia da gestão de custos logísticos é baratear a operação sem comprometer a qualidade? Isso pode proporcionar uma melhor experiência aos clientes através de entregas mais rápidas e precisas.
É sempre importante destacar que o transporte e a entrega de mercadorias são processos críticos na cadeia de suprimentos. Atrasos, extravios e avarias podem afetar significativamente a satisfação do cliente, portanto, devem ser evitados ao máximo.
Através de uma boa gestão, as empresas conseguem identificar gargalos na cadeia de suprimentos e criar soluções eficientes para superá-los. Essa otimização pode melhorar a eficiência dos processos e, consequentemente, reduzir custos.
Para gerenciar é preciso analisar dados, inclusive dos concorrentes. Dessa forma, se tem acesso a informações valiosas sobre as estratégias aplicadas. A partir disso, a empresa pode desenvolver uma estratégia de preços mais competitiva, atraindo mais clientes.
Quando se tem controle sobre algo, torna-se mais simples realizar adaptações em caso de necessidade. Em empresas isso é fundamental, afinal o mercado está em constante mudança, seja devido às flutuações de preços, aumento da demanda ou interrupções na cadeia de suprimentos.
Até aqui já sabemos o quanto uma gestão de custos logísticos eficiente é capaz de fazer a diferença em uma empresa. Agora, apresentamos estratégicas para você aplicar no seu empreendimento e obter as vantagens mencionadas, acompanhe!
Para começar a realizar a gestão de custos logísticos, é preciso fazer uma análise geral dos custos. Assim, é possível identificar pontos de melhoria, ou seja, áreas em que dê para reduzir custos sem prejudicar a eficiência e qualidade dos processos.
Para facilitar a análise e o acompanhamento, defina métricas para a gestão de custos logísticos, como, por exemplo:
Tempo de ciclo: é o tempo necessário para um pedido ser recebido, processado e entregue ao cliente. Pode incluir a produção, embalagem, transporte e entrega, dependendo do segmento da empresa.
Taxa de entrega pontual: também conhecida pela sigla OTD (On-Time Delivery), é a porcentagem de pedidos entregues dentro do prazo estabelecido. Uma alta taxa de entrega pontual pode indicar uma boa gestão de estoque e uma logística eficiente.
Custo total da operação: é a soma de todos os custos associados à movimentação de um produto até chegar ao cliente final, incluindo transporte, armazenamento, manuseio e processamento.
Analise o fluxo de trabalho dos processos logísticos, desde o recebimento do pedido até a entrega do produto ao cliente, identificando pontos críticos e oportunidades de melhoria. Essa análise pode ajudar a otimizar processos, eliminar gargalos e, consequentemente, reduzir custos.
Estoque em excesso aumenta os custos e pode até resultar em prejuízos. Por isso, é preciso gerenciá-lo de forma eficiente, garantindo manter mercadorias apenas o suficiente para cobrir as demandas de determinado período. No tópico a seguir falaremos de uma estratégia interessante nesse sentido.
Trabalhar em colaboração com fornecedores ajuda a otimizar a cadeia de suprimentos e reduzir custos. Através do acesso a dados de estoque das empresas parceiras é possível ter maior controle do próprio inventário. Além disso, facilita a negociação de preços, tempo de entrega e gerenciamento da qualidade.
A tecnologia é uma grande aliada para automatizar processos, controlar o estoque, gerenciar as entregas e coletar dados de grande valor para a tomada de decisões. Através de sistemas para logística é possível reduzir erros, economizar tempo e dinheiro, além de aumentar a eficiência operacional.
Com o sistema Comprovei o supervisor de transporte pode acompanhar todo o processo de entrega, aumentando a taxa de pedidos entregues no prazo. Quer saber mais? Entre em contato e agende uma demonstração remota!
Quer continuar bem informado sobre novidades do setor logístico? Acesse outras postagens do blog Comprovei e aproveite!