Eficiência operacional é um conceito que se refere à capacidade que uma organização tem de oferecer serviços de qualidade utilizando menos recursos. No âmbito da gestão de entregas, essa ideia está ligada a uma distribuição de produtos eficaz, realizada com o menor custo possível.
Basicamente, o objetivo é realizar a distribuição das mercadorias aliando economia e agilidade, sem qualquer prejuízo à qualidade. Assim, a empresa consegue realizar suas entregas dentro do prazo, deixando os clientes satisfeitos e aumentando os seus lucros.
Siga a leitura para entender melhor a importância da eficiência operacional no processo de gestão de entregas e conferir os benefícios que ações com esse objetivo podem proporcionar ao seu negócio.
A palavra eficiência significa capacidade de ser competente, produtivo, de conseguir o melhor rendimento com o mínimo de erros e despesas. Assim, a eficiência operacional se refere ao funcionamento de uma empresa e à sua capacidade de entregar o melhor com o custo mais baixo possível.
Esse conceito pode se relacionar com todos os processos de uma organização, incluindo a logística de distribuição. Ter a eficiência operacional como objetivo na gestão de entregas é uma medida muito importante, tanto para reduzir custos quanto para obter a satisfação dos clientes.
A alta oferta de produtos e serviços faz com que os consumidores exijam mais qualidade das empresas. Vale destacar que essa exigência não está ligada apenas aos produtos e sim a toda a experiência de compra, incluindo a entrega. Nesse sentido, não basta que o produto seja de qualidade, ele precisa ser entregue de forma segura e dentro do prazo combinado.
Para melhorar a eficiência operacional da gestão de entregas de uma empresa é necessário considerar alguns pontos principais. Veja, a seguir, quais são os principais aspectos a se considerar.
A tecnologia é uma grande aliada da eficiência operacional. Quando o assunto é distribuição de produtos, investir em um sistema de comprovação e gestão de entregas se mostra como uma ação fundamental.
Através da visibilidade que um software logístico oferece é possível manter os processos mais organizados, prever problemas e resolvê-los rapidamente, o que irá resultar em mais agilidade e uma menor ocorrência de erros.
A comunicação é um elemento fundamental para que se alcance a eficiência operacional no processo de gestão de entregas e em todos os outros. Quanto mais alinhado o time estiver, mais agilidade terão em suas funções.
O monitoramento das rotas dos veículos é mais uma ação relevante para tornar a gestão de entregas mais eficiente. Através desse tipo de planejamento é possível organizar as entregas de acordo com a região, agilizando os processos e reduzindo custos.
Nem sempre realizar todos os processos da gestão de entregas é vantajoso. Em muitos casos, é interessante terceirizar certas etapas, a fim de manter a eficiência da operação. Contudo, para tomar a melhor decisão é preciso fazer uma análise ampla das possibilidades e, então, optar pela que traga os melhores resultados em termos de qualidade e custo.
A tecnologia permite que uma série de processos logísticos sejam realizados de forma automática. Isso confere mais agilidade e permite que os colaboradores da empresa se dediquem a atividades mais desafiadoras.
A gestão de canhotos é um exemplo de função que, se for realizada manualmente, gastará horas de trabalho. Já através do sistema Comprovei, o motorista realiza a digitalização no ato da entrega e o arquivo é automaticamente enviado para um banco de dados, ficando disponível para consultas.
Uma empresa só tem a ganhar ao implementar ações voltadas para a eficiência operacional na gestão de entregas. Confira os principais benefícios de seguir as dicas apresentadas anteriormente.
Quando a eficiência operacional se torna um objetivo e a empresa adota soluções voltadas para alcançá-la, o número de extravios e reentregas reduz significativamente. Isso ocorre porque todos os processos passam a ser realizados de modo ordenado.
A comunicação entre os membros da equipe e a centralização de informações permite que os motoristas avisem em caso de clientes ausentes, endereço incompleto e outras questões. Assim, torna-se possível buscar soluções rapidamente para que a entrega seja realizada sem a necessidade de uma nova tentativa no dia seguinte.
A visibilidade e o acesso a informações sobre o processo de entregas permite a otimização de recursos. Afinal, com o monitoramento das rotas, a redução do número de extravios e reentregas, além da terceirização de etapas, os recursos da empresa passam a ser utilizados de modo otimizado.
Especialistas já afirmam que os dados são o novo petróleo. Para as empresas, eles representam um recurso de grande valor para a tomada de decisões. Através de análises os gestores e supervisores conseguem agir de modo estratégico para alcançar os objetivos do negócio.
Com a eficiência operacional no processo de gestão de entregas e todos os outros benefícios citados até aqui, ocorre o aumento da satisfação dos clientes. Afinal, eles receberão seus pedidos no prazo determinado no ato da compra e de forma segura.
Redução de custos não precisa ser sinônimo de baixa qualidade. Mas, para isso, é preciso utilizar as estratégias certas, de forma que os processos logísticos ocorram com a máxima qualidade e eficiência. É isso o que a eficiência operacional representa, fazer o melhor possível com o mínimo possível.
O sistema Comprovei pode ajudar a sua empresa a realizar a gestão de entregas de maneira eficiente e descomplicada. Entre em contato para agendar uma demonstração remota da solução e saiba como podemos te ajudar a realizar entregas incríveis!