Com a ajuda da tecnologia, a logística consegue desempenhar com maestria um importante papel nas empresas
A logística encontrou na tecnologia uma parceira importante para o aprimoramento significativo de um setor tão importante. Quer saber como? Uma analogia pode facilitar o entendimento.
Imagine que você tenha um compromisso muito importante em um horário bem cedo. Daqueles de trabalho em que sua presença é imprescindível e sem a menor possibilidade de falta, sob pena de problemas futuros. São argumentos mais do que suficientes para se constatar a impossibilidade de acordar cedo naturalmente.
Para isso, é necessário programar o despertador para um horário suficiente de modo que as atividades diárias matinais de asseio pessoal e de alimentação sejam cumpridas em tempo, sem ameaçar a agenda marcada. No entanto, para que o aviso tenha êxito não é apenas necessário que as pilhas ou baterias estejam em boas condições de funcionamento. É fundamental que os ponteiros – ou o display, se o equipamento for mais moderno – marquem a hora certa. Caso contrário, haverá problemas que podem se tornar incontornáveis.
A história que pode acontecer com qualquer pessoa serve de analogia mais do que evidente para o setor logístico. Até porque ele acompanha esse raciocínio. Ele tem que funcionar como um relógio marcando a hora certa: ou seja, sem falhas para as entregas dos clientes, fazendo com que não haja prejuízos. Dentro dessa premissa, a tecnologia tem de favorecer essa área de atuação e, desta forma, se torna um grande diferencial para quem atua com uma ferramenta adequada. A finalidade é de que tudo saia a contento neste processo com tantos envolvidos.
A praticidade proporcionada pela tecnologia faz com que ela consiga reunir todos os dados em um único local, que podem ser facilmente consultados em um painel. Essas informações podem ficar disponíveis para o pessoal do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), que mantém contato direto com o cliente e, assim, reúne condições para deixá-lo a par sobre a sua entrega mesmo antes dele perguntar. Não bastasse isso, as informações também ajudam no planejamento de toda a operação, desde o estoque até o financeiro.
Logística e a informação
A propósito, informação é uma palavra-chave em tudo isso, aliada à comunicação. Explica-se. Quando o assunto versa a respeito de entregas, as falhas mais comuns estão ligadas à comunicação. Muitos setores não possuem uma interação direta, ou mesmo a área da logística não tem um meio de comunicação eficaz com o próprio motorista, sem contar a falta de interação entre o próprio time.
A ausência – ou deficiência – de comunicação nesta sequência de procedimentos faz com que isso acarrete atrasos nas entregas e, por consequência, insatisfação dos clientes. A comunicação em geral deve ser acessível, clara e direta: ou seja, todos da empresa devem ter acesso às informações, afinal trata-se de um processo necessário para ser compartilhado com todos.
Outro ponto importante da tecnologia serve justamente para corrigir estas falhas. Trata-se da possibilidade de promover acesso direto com o motorista encarregado das entregas, por intermédio de um chat. Essa ação dá a oportunidade para que o condutor resolva alguma situação que, antes, teria que decidir somente quando voltasse à empresa, no que perderia tempo e, de quebra, possivelmente acarretaria uma reentrega.
A própria comprovação digital da entrega é uma prova de que é possível usar a tecnologia a nosso favor a fim de agilizar o trabalho e evitar falhas. Pelo app Comprovei, isso é possível. Para se ter uma ideia do caráter minucioso utilizado no programa, a tecnologia de Inteligência Artificial reconhece se a foto tirada pelo motorista é realmente de um canhoto da nota fiscal, além de atestar se ele está datado e assinado.
Como o canhoto digital possui validade legal e fiscal, existem plenas condições de que o uso do papel seja eliminado na operação, gerando economia de recursos e sustentabilidade – este último fator é fundamental para a chamada logística verde, aplicada pelas empresas.
Outro exemplo positivo que a tecnologia traz é o dos indicadores de desempenho fornecidos pela plataforma Comprovei. Com eles, é possível que o gestor forneça dados importantes para toda equipe e, assim, consiga melhorar ainda mais o trabalho, de modo a corrigir falhas que foram captadas pelo monitoramento possibilitado pela tecnologia. Processos que são automatizados e monitorados com frequência, tem a chance de apresentar menos falhas.
Dados e personalização
As informações coletadas em campo pela plataforma Comprovei viram dados, utilizados pelos clientes – as empresas, no caso –, para que possam ser alvos de estudos do seu próprio processo de entregas, de modo que se possa promover possíveis melhorias e controle.
Um aspecto importante que vale a pena recordar é de que o tamanho da empresa faz variar as dimensões do processo. Ou seja, quanto maior ela for, mais processos ela tem. Com isso, a solução tecnológica requer mudanças para que possa se adaptar à realidade de cada cliente. A plataforma é parametrizável e personalizada para atender às várias necessidades das operações de entregas. Para saber mais sobre os benefícios da tecnologia para a logística, acesse o site da Comprovei.