Já faz algum tempo que o transporte deixou de ser um mero processo para assumir uma importância estratégica em um negócio. Se a sua empresa ainda não possui uma torre de controle logístico, é importante conhecer as vantagens que podem estar sendo perdidas por isso.
Ao longo da postagem de hoje listaremos 12 motivos pelos quais uma empresa deve contar com uma torre de controle logístico. Acompanhe e conheça os benefícios que essa ferramenta oferece.
Uma torre de controle logístico se assemelha à torre de controle da aviação, que controla o tráfego de aeronaves em um aeroporto. Na logística, é uma ferramenta que centraliza os dados sobre os veículos que estão realizando entregas.
Para que esses dados sejam gerados, é necessário que todo o processo seja acompanhado em tempo real. Isso significa que os motoristas deverão ter acesso a um dispositivo, como um smartphone, com um sistema instalado que os permita registrar ocorrências ao longo do transporte.
Para saber mais sobre a torre de controle logístico, indicamos a leitura de outra postagem publicada no blog Comprovei.
Sem essa ferramenta, a partir do momento em que os motoristas deixam o centro de distribuição, o supervisor não tem mais nenhuma notícia deles. Assim, as informações sobre as entregas que foram realizadas ou não, apenas chegam ao final do dia.
Essa falta de visibilidade impede a realização de ações que poderiam contribuir para o aumento da eficiência do transporte. Como consequência, a empresa tem mais custos extras, perde a sua competitividade e pode ter que lidar com um alto índice de reclamações dos clientes por atrasos nas entregas.
Se você ainda não se convenceu da relevância da torre de controle logístico para uma empresa, veja 12 motivos para realizar esse investimento no seu negócio.
Ter visibilidade sobre todo o processo de entregas gera muitas vantagens para uma empresa. Afinal, o acompanhamento possibilita o controle, assim, se tem uma redução de falhas e o aumento da eficiência.
Ao longo de uma rota, pode haver diversas ocorrências envolvendo diretamente ou não o motorista, o veículo e as mercadorias. São exemplos: acidentes, vias obstruídas, problemas mecânicos no veículo, endereço incompleto, furtos etc.
Ao acompanhar tudo através da torre de controle, o supervisor fica sabendo desses acontecimentos rapidamente. Dessa maneira, pode realizar as ações necessárias para lidar com cada tipo de situação.
Durante a rota, o motorista pode precisar de auxílio para obter mais informações sobre o endereço, entrar em contato com o cliente por um problema no interfone, entre outras situações. O acompanhamento proporcionado pela torre de controle facilita a realização dessas ações.
Profissionais que ocupam cargos de gestão têm grandes responsabilidades, como tomar decisões que irão gerar impacto em toda a operação. Uma forma de fazer isso minimizando os riscos é através da análise de dados. Com a torre de controle as decisões são tomadas com mais confiança.
Uma das informações exibidas na torre de controle logístico é a previsão do horário de entrega das mercadorias. Essa informação é bastante útil para casos em que o cliente apenas pode receber o pedido nas chamadas janelas de entrega, que são intervalos de hora específicos. Além disso, possibilita que o cliente seja avisado previamente, reduzindo a necessidade de realizar reentregas.
O fato de os processos serem acompanhados leva à padronização, extremamente necessária para o aumento da eficiência. Tudo o que é padronizado pode ser acompanhado e medido com mais facilidade.
Poder acompanhar as etapas das rotas facilita a avaliação de desempenho dos motoristas. Isso é ótimo para liderar a equipe, dar feedbacks frequentes, incentivar os bons resultados e apontar o que precisa ser melhorado.
Um ponto bastante importante em relação à torre de controle logístico é o acesso à localização dos veículos em tempo real. Além de segurança, isso facilita a tomada de decisões e a gestão da operação de modo geral.
Definir metas é fundamental para manter a equipe estimulada e ter desempenhos cada vez melhores. Com a torre de controle logístico é possível fazer isso de maneira mais simples. Afinal, quando as informações sobre a operação ficam visíveis, é possível traçar metas realistas e acompanhar o alcance de cada uma delas.
Uma operação organizada, com processos bem definidos e acompanhamento contínuo de supervisores tem uma redução significativa de falhas e, consequentemente, de custos.
Um grande problema enfrentado pelas transportadoras, que passa muitas vezes despercebido, é o alto índice de entregas não realizadas. Acontece quando o motorista vai até o endereço e não encontra ninguém para receber a mercadoria. Nesse caso, é preciso retornar no dia seguinte, gerando mais custos.
A facilidade no acompanhamento das informações da rota e comunicação com motoristas ajuda a aumentar o número de entregas realizadas na primeira tentativa. Dessa maneira, os custos são otimizados.
Todos os pontos citados até aqui contribuem para que a empresa transmita mais credibilidade aos clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Isso é muito importante porque no setor logístico as pessoas estão confiando mercadorias, muitas vezes de valor, à empresa de transporte.
Iniciamos a postagem falando sobre o papel estratégico que a logística assumiu nos últimos anos para as empresas. Hoje, os clientes não querem apenas produtos de qualidade, eles desejam recebê-los no menor tempo possível e em segurança.
As companhias que utilizam ferramentas capazes de tornar a operação mais eficiente, como a torre de controle logístico, conseguem fidelizar clientes com muito mais facilidade.
Já conhecia todos esses motivos para uma empresa contar com uma torre de controle logístico na gestão da operação de transporte? Para conferir mais postagens sobre logística e tecnologia, acesse outras postagens do blog Comprovei!