Empresas que possuem frotas devem fazer o controle de abastecimento dos veículos para acompanhar o consumo e evitar desperdícios. Essa gestão ajuda a tornar a operação mais econômica e contribuir para o aumento da competitividade do negócio.
A Global Petrol Prices, organização que analisa preços de gasolina ao redor do mundo, realizou uma pesquisa e concluiu que o valor do combustível no Brasil é 16% mais alto que a média mundial. Em um ranking de 170 países, estamos em 53º lugar dos preços mais altos por litro.
A medida mais eficaz para contornar essa situação é encontrar maneiras de economizar e fazer um uso inteligente dos veículos. Continue a leitura e saiba mais!
Não fazer o controle de abastecimento na sua empresa significa deixar os recursos serem usados sem nenhum tipo de acompanhamento. Entender os hábitos de consumo do negócio, os custos gerados e orientar a equipe é essencial para aumentar a eficiência e obter bons resultados.
Para um controle eficiente é necessário realizar um conjunto de ações, que vão desde o treinamento dos motoristas até a gestão de manutenção dos veículos. Veja a seguir quais são essas ações e a sua importância.
Quando o assunto é combustível, a qualidade é um fator fundamental. Além dos riscos de adulteração, o armazenamento incorreto também pode resultar em um produto ineficiente, capaz de gerar danos aos veículos e ter sua capacidade de poluição aumentada.
Para empresas, o ideal é firmar uma parceria com postos de confiança. Dessa forma, se tem a certeza de estar adquirindo um produto eficiente e ainda é possível negociar valores mais interessantes.
Cada categoria de veículo tem o tipo de combustível mais adequado para seu correto funcionamento. Abastecer com opções que não são indicadas pelo fabricante pode causar prejuízos no desempenho, aumento do consumo e danos ao automóvel.
A forma como um veículo é conduzido também pode influenciar muito no consumo de combustível. O excesso de aceleração, as frenagens bruscas e o uso errado das marchas são os principais exemplos de ações que podem fazer o consumo aumentar.
Os treinamentos periódicos para a equipe de motoristas são importantes para orientá-los para uma direção mais econômica e segura. É sempre válido lembrar que os veículos levam a marca da empresa e a representam nas ruas, contribuindo para a construção de uma imagem positiva ou negativa.
Caminhões, furgões, picapes, cada modelo de veículo foi desenvolvido para comportar um volume específico de carga. Desrespeitar os limites determinados pelo fabricante, além de ser uma infração de trânsito, pode fazer aumentar o consumo de combustível.
Lotar um veículo com uma carga superior ao seu limite como forma de economizar é a típica atitude em que parece barato sai caro. O mais inteligente e seguro é respeitar a capacidade de cada exemplar da frota, aproveitando seu espaço interno estrategicamente.
Como as manutenções são realizadas nos veículos da sua empresa? Existe um planejamento de verificações periódicas ou eles apenas são enviados para o conserto quando apresentam algum tipo de defeito?
Saiba que a manutenção preventiva é uma medida muito mais eficiente. Através dela é possível antecipar um problema que poderia custar mais caro para consertar e evitar que defeitos gerem um aumento do consumo de combustível.
Quando o assunto é o controle de abastecimento de veículos é comum as pessoas logo associarem às peças e ao motor, esquecendo-se de uma parte fundamental: os pneus. Eles são os responsáveis por suportar todo o peso da lataria, componentes e a carga, portanto, precisam estar preparados para tal.
Após um tempo de uso, os pneus vão ficando desgastados e isso pode aumentar os riscos de acidentes e fazer com que o veículo consuma mais do que o normal. Para evitar que isso aconteça é necessário realizar verificações periódicas dos pneus e fazer a troca sempre que apresentarem desgaste.
Agora que já citamos os aspectos relacionados aos veículos, vamos para outra questão que também impacta o controle de abastecimento: a forma como a operação logística é realizada.
Quando a empresa não conta com processos bem delineados de distribuição, é comum acontecerem problema como:
Situações como essas podem gerar a necessidade de reentregas. Então, o motorista precisará retornar ao local para concluir a entrega. Como consequência, além de tempo se gasta mais combustível, gerando custos extras para a empresa.
Com uma solução para gestão de entregas a ocorrência de reentregas pode ser reduzida significativamente. Veja como o Comprovei pode ajudar nesse sentido.
A conferência dos volumes que serão embarcados no veículo deve ser realizada com bastante atenção. O Comprovei ajuda a tornar esse processo mais eficiente através da leitura de código de barras. Assim não há o risco de perceber o erro apenas ao chegar no endereço do cliente e precisar retornar com a mercadoria certa no dia seguinte.
Com o Comprovei a equipe de logística que atua internamente na empresa tem visibilidade sobre a rota. Dessa forma, pode acompanhar as ocorrências registradas pelos motoristas e agir rapidamente para resolver alguma situação.
Esse acompanhamento é extremamente importante para evitar que a necessidade de reentregas seja gerada. Afinal, muitas vezes, basta entrar em contato com o cliente para ele fornecer alguma informação extra sobre seu endereço ou pedir para alguém da sua confiança receber a mercadoria.
Toda empresa que queira se manter competitiva deve buscar a máxima eficiência em seus processos. E o controle de abastecimento faz parte das estratégias para alcançar esse objetivo.
Quer saber mais sobre como o sistema Comprovei pode ajudar seu empreendimento a tornar o processo de entregas mais eficiente? Entre em contato e agende uma demonstração remota!