A internet é um elemento muito importante para empresas, pois é o meio pelo qual é realizada a transferência de dados. Por isso, evoluções nesse sentido, como a rede 5G, têm grande impacto na logística.
No setor de transportes, em especial, os motoristas precisam de um bom sinal de internet para registrar as ocorrências das entregas em tempo real, trocar informações com a empresa, entre outras ações. Dessa maneira, as informações são inseridas e imediatamente ficam disponíveis no sistema.
Vamos entender melhor sobre a rede 5G, seus funcionamento e vantagens para o setor logístico? Continue a leitura e saiba mais!
Para explicar o que é a rede 5G podemos começar pela letra G, que representa a palavra generation, geração em português. Nesse sentido, trata-se da quinta geração das redes de comunicação móvel.
A rede 5G pode alcançar uma velocidade até 100 vezes maior do que sua antecessora, a 4G. Essa evolução tem um grande impacto sobre a vida das pessoas, as empresas e a sociedade de maneira geral.
Veja quais são as principais características da rede 5G:
Podemos citar como exemplo da relevância de uma maior largura de banda um encanamento por onde passa água. Em canos menores irá passar menos água, mesmo que haja muitos litros disponíveis. Então, conforme maior for a abertura do cano, mais água irá passar.
Assim também funciona com os dados. Como a rede 5G tem 1000x mais largura de banda por unidade de área, a capacidade para transmitir dados é muito maior do que nas versões anteriores.
A rede 5G funciona através de ondas de rádio, o que também se aplica às gerações anteriores, transportando dados pelo ar. Entretanto, se diferencia por conta do aumento do espectro que é capaz de cobrir.
A diferença na velocidade entre a rede 5G e as anteriores se deve à utilização de frequências de rádio mais altas, indo de 3,6 GHz a 26 GHz. Dessa maneira, as informações são enviadas com muito mais agilidade.
Como o próprio nome indica, a rede 5G é a mais moderna em relação às anteriores. A diferença está relacionada basicamente à velocidade e ao tempo de resposta. Com o 5G, as atividades são executadas de modo muito rápido, proporcionando um universo de possibilidades.
Para se ter uma ideia, essa rapidez pode gerar uma série de impactos para a sociedade, como a redução no consumo de energia e, consequentemente, de recursos naturais, e até a possibilidade de médicos realizarem cirurgias remotamente.
Agora que já falamos sobre a rede 5G em si, vamos entender a relação entre essa tecnologia e a logística. Veja quais são as principais vantagens que o setor poderá obter.
Muitos avanços já foram alcançados por meio das versões anteriores das redes de transferência de dados. Então, já é possível ter visibilidade sobre a cadeia logística através de sistemas desenvolvidos com essa finalidade. O que a rede 5G vai fazer é ampliar o que já existe, tornando as soluções ainda mais eficazes.
No passado, as empresas não tinham nenhum controle sobre a sua frota depois que os motoristas deixavam o centro de distribuição. Com isso, era impossível acompanhar os processos e gerenciar o uso de recursos.
Hoje, a tecnologia permite que essa gestão seja realizada. É possível ter a geolocalização dos veículos, trocar informações com os motoristas, entre outras funcionalidades. O que a rede 5G irá fazer é ampliar o alcance, permitindo a cobertura até mesmo nas regiões mais remotas.
Não é à toa que os dados já são comparados ao petróleo, pois realmente possuem um valor imensurável para as empresas. Através de análises de dados gestores podem tomar decisões preditivas, isso significa poder evitar problemas e obter resultados ainda mais satisfatórios.
Algumas das vantagens que as decisões preditivas oferecem são sugestões das melhores rotas para realizar a entrega das mercadorias e otimização do consumo de combustível, reduzindo o impacto ambiental.
Por fim, temos o aumento da estabilidade na troca de dados, o que é essencial para o setor logístico. Afinal, as informações sobre saídas e entregas de mercadorias são atualizadas o tempo todo. Contar com uma tecnologia que suporte essa rapidez fará toda a diferença.
Isso irá evitar que falhas no envio de dados comprometam as ações realizadas pelas empresas. Mais uma vantagem é que os clientes terão acesso a informações ainda mais atualizadas, com estimativas de horário de entrega mais precisas.
Como mencionado anteriormente, os benefícios citados já existem, o que a rede 5G irá fazer é torná-los ainda mais significativos através da sua alta velocidade e ampla cobertura.
A logística e o transporte serão impactados de maneira significativa pela rede 5G e os benefícios gerados através dela. O setor, que já está passando por um processo de digitalização há algum tempo, vai se beneficiar ainda mais.
Agora você já sabe o que é a rede 5G, seu funcionamento e os impactos capaz de gerar ao setor logístico. Para conferir mais conteúdos sobre o universo da logística e da tecnologia, acesse outras publicações do blog Comprovei!