Décadas atrás, o código de barras surgiu e foi uma solução revolucionária para o setor logístico, cumprindo muito bem o seu papel. Mas o tempo passou, as demandas mudaram e novas soluções estão sendo desenvolvidas, como a tecnologia por comando de voz.
Usar a fala para ativar comandos é uma prática comum em muitas residências, graças ao Echo Dot, smart speaker da Amazon, e outros com características semelhantes. É possível conectar diversos aparelhos ao dispositivo, como lâmpadas, televisores, ar condicionado etc, tornando a rotina mais prática.
Mas você já imaginou o uso do comando de voz no setor logístico de uma empresa? Na publicação de hoje vamos explicar como isso pode ser aplicado e quais são as suas vantagens. Boa leitura!
A cada nova tecnologia desenvolvida, conseguimos realizar atividades de modo mais simples. Se antes era preciso ligar para a pizzaria e fazer um pedido, hoje dá para pedir através de alguns cliques em um aplicativo.
O comando por voz é uma tecnologia que vem para simplificar ainda mais o que já existe, pois dispensa os cliques. Basta dizer em voz alta as palavras corretas e o aparelho com essa função irá executar a tarefa.
Um exemplo clássico de tecnologia por comando de voz são as frases que iniciam com a palavra Alexa (assistente virtual dos dispositivos Amazon). Ao dizer “Alexa, ligue a TV da sala”, se os aparelhos estiverem conectados, a TV será ligada, sem a necessidade de apertar nenhum botão do controle remoto.
Apesar de ser uma tecnologia com muitos avanços por vir, o comando de voz já é conhecido pelas pessoas. A novidade, a partir de agora, serão as formas com as quais o recurso será aplicado, começando pelo setor logístico.
Em um armazém, existe muito trabalho a ser feito, vários deles já são gerenciados através de softwares. Equipá-los com comandos de voz poderá facilitar ainda mais o trabalho dos profissionais, reduzindo erros e aumentando a eficiência.
Um dos destaques da tecnologia por voz no setor logístico no momento é a chamada voice picking, traduzindo: seleção por voz. O picking é a etapa em que as mercadorias que compõem um pedido são separadas no estoque para serem posteriormente faturadas, embaladas e despachadas.
Embora existam ferramentas que facilitem o processo de picking, em muitas empresas, principalmente no varejo, a separação precisa ser manual. Afinal, os pedidos são formados por itens variados e em pequenas quantidades.
Com o picking por comando de voz, os funcionários das empresas ganham um grande aliado para encontrar as mercadorias. Nesse caso, essa tecnologia funciona em conjunto com um sistema WMS (Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazém).
Usando um smartphone ou outro dispositivo com o sistema instalado e em comunicação com o WMS, basta dizer as palavras necessárias para obter informações e realizar os processos.
Algumas informações obtidas através do picking por comando de voz são:
Em vez do colaborador contar apenas com a memória ou precisar recorrer a listas em papel, ele se comunica com o dispositivo por voz e recebe as informações em áudio para se encaminhar exatamente à área do armazém onde cada mercadoria está.
O comando de voz torna as tarefas mais práticas porque não exige o contato manual. Basta dizer as palavras programadas e pronto, os comandos são executados. Mas como isso pode beneficiar a logística?
Veja a seguir as principais vantagens das soluções com comando de voz.
Um dos impactos da tecnologia por comando de voz é deixar as mãos livres, o que naturalmente facilita a realização das atividades. Além disso, obter informações precisas, como o endereço das mercadorias no armazém, agiliza os processos.
A tecnologia por comando de voz é usada na logística em conjunto com outros sistemas, como o WMS, por exemplo. Logo, as informações transmitidas são totalmente precisas, pois se baseiam em dados. Desse modo, as tarefas são executadas com mais precisão e menor risco de erros.
O comando por voz facilita o fluxo de informações, garantindo que sejam transmitidas de maneira clara e padronizada. Os dados disponibilizados através dessa tecnologia irão variar conforme o tipo de solução dotada com essa funcionalidade.
Todas as etapas do processo logístico são capazes de impactar a agilidade das entregas, seja a separação de mercadorias, faturamento, embalagem e, claro, o transporte. Investir em soluções para cada uma delas irá resultar em prazos mais curtos e clientes mais satisfeitos.
A tecnologia por comando de voz aplicada ao picking irá garantir agilidade já na etapa inicial. Em alguns minutos, as mercadorias serão separadas e direcionadas para a etapa seguinte.
Pode parecer que adotar uma solução com recursos de voz seja trabalhoso e demorado. Entretanto, de modo geral, a implementação dessas soluções, incluindo o treinamento de equipe, pode ser realizada de forma rápida e fácil.
O fato dos comandos serem ativados por voz simplifica o processo, pois basta saber quais são as palavras-chave para realizar cada ação do sistema.
Tradicionalmente, muitos processos logísticos envolvem o uso de papel. Sem recursos digitais, como o voice picking, os funcionários precisam imprimir listas com a relação de mercadorias de cada pedido e usá-las para a separação.
Com uma ferramenta dotada com comando de voz, essa impressão se torna desnecessária. Usando menos papel, a empresa reduz os seus custos e ainda se torna mais sustentável, beneficiando o meio ambiente.
Outra maneira de reduzir o uso de papel na operação é através do canhoto eletrônico para comprovação de entregas, validado juridicamente. Com ele, o cliente assina na própria tela, as informações inseridas são conferidas por inteligência artificial e o documento fica disponível para consulta no sistema imediatamente.
Quer saber como implementar o canhoto eletrônico na sua empresa e tornar a gestão de entregas mais eficiente? Conheça o sistema Comprovei! Entre em contato para agendar uma demonstração remota e saber mais.