Sabemos que o transporte de cargas é uma das principais atividades em nosso país. É através dele que circulam milhares de toneladas de mercadorias, matérias-primas e produtos que chegam a empresas, indústrias, comércios e até mesmo em nossas casas.
Dentre os diversos tipos de cargas que são transportadas a exemplo de cargas vivas, perecíveis, refrigeradas, entre outras, existem as cargas perigosas, que vamos falar no decorrer desse texto.
O transporte de cargas perigosas é uma atividade que exige muita responsabilidade, processos bem definidos e muito cuidado. Esse tipo de material apresenta muitos riscos para os profissionais envolvidos no armazenamento, carga e descarga e transporte.
Acidentes com cargas perigosas podem ser graves, causando prejuízos financeiros, perda de vidas e até mesmo danos ambientais.
Cargas perigosas, são materiais que, devido às suas características, representam um risco potencial para a saúde humana e o meio ambiente. São substâncias que apresentam riscos tóxicos, radioativos, explosivos, corrosivos, inflamáveis, entre outros.
Nesse sentido, vamos dar alguns exemplos desse tipo de carga:
Oxigênio, amônia, hidrogênio e dióxido de carbono.
Gasolina, querosene, diesel e álcool.
Carvão ativado, magnésio em pó.
Amônia líquida, compostos de arsênio, ácido clorídrico.
Ácido sulfúrico, hidróxido de sódio e cloro.
Urânio, plutônio e césio
Dinamite, TNT, nitrato de amônio e pólvora.
Aqui vamos dar algumas dicas para garantir que as cargas perigosas sejam transportadas com o máximo de segurança:
Antes de realizar o transporte de cargas perigosas, é importante estar ciente de toda a regulamentação vigente, seja ela municipal, estadual ou nacional. Assim como, documentos e licenças necessários para o transporte, leis de trânsito, regras de segurança, equipamentos de segurança obrigatórios, entre outros.
É primordial estar por dentro das leis e regulamentos, para evitar multas e estar dentro dos padrões de segurança exigidos.
Para transportar cargas perigosas é necessário utilizar veículo apropriado destinado a tal finalidade, sendo este compatível com o tipo de carga a ser transportada, bem como em boas condições de funcionamento e manutenção em dia.
O veículo deve também possuir todos os equipamentos de segurança necessários para esse tipo de transporte, a exemplo de extintores de incêndio compatíveis com o produto transportado, kits de emergência, sinalização adequada, dentre outros.
Todos os profissionais envolvidos no processo de transporte de cargas perigosas devem receber treinamentos adequados sobre as normas, leis e regulamentações vigentes, bem como segurança.
Todos devem estar cientes dos riscos que envolvem esse tipo de transporte, e saberem lidar com todo tipo de emergência, seja com vazamentos e até mesmo acidentes. Todos os profissionais, sem exceção, devem receber os mesmos tipos de instruções e estarem aptos a agirem em situações emergenciais.
Assim como os treinamentos, toda a equipe deve utilizar da forma correta os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) que devem ser fornecidos pela empresa, que tem por função também orientar e fiscalizar quanto a utilização correta dos mesmos. A utilização de EPIs pode estar associada aos treinamentos de equipe.
Além disso, a comunicação assim como adesivos de avisos e demais orientações sobre a carga e transporte deve estar visível e acessível a todos.
A carga deve estar segura em todo o trajeto do transporte. Por isso é importante que ela esteja bem acondicionada, respeitando as orientações a exemplo de temperatura.
É imprescindível que os produtos estejam nas embalagens e amarrações corretas, além de informações visíveis sobre o manuseio. Certifique-se que a carga esteja protegida de vibrações, choques ou qualquer outro contato que possa danificar a embalagem, causando algum tipo de vazamento.
Para realizar o transporte de cargas perigosas é necessário planejamento que envolve a definição do trajeto, horário de trânsito e até mesmo condições meteorológicas.
É importante definir uma rota segura, sem muitos desníveis e curvas e asfalto em boas condições, evitar horários de fluxo intenso de veículos no trecho também é um bom ponto a ressaltar, evitar as chuvas intensas, neblinas e demais fatores meteorológicos de risco é muito importante para diminuir os riscos de acidentes no transporte desse tipo de carga.
Além disso, realizar o monitoramento em tempo real do veículo e manter uma comunicação direta com o motorista é um forte aliado para garantir ainda mais segurança no trajeto. Com esse tipo de acompanhamento é possível tomar decisões mais assertivas quando há algum imprevisto quanto ao trajeto e até mesmo algum tipo de acidente.
O transporte de cargas perigosas é regulamentado por legislação específica, certifique-se que seus processos estejam de acordo com as normas vigentes. Isso implica não apenas em evitar multas, mas também acidentes que podem ganhar grandes proporções quando falamos desse tipo de carga, trazendo riscos a pessoas e ao meio ambiente.
Além disso, o veículo deve ser específico para o transporte desse tipo de produto, estando em boas condições e manutenção em dia. Motorista e equipe de transporte, assim como as responsáveis pela carga e descarga devem receber treinamento e EPIs adequados para a realização do trabalho.
A carga deve estar acondicionada de forma adequada evitando atritos que podem gerar danos às embalagens e a empresa deve utilizar-se de recursos de planejamento e monitoramento de transporte.
Nesse sentido, o Sistema Comprovei é um ótimo aliado para quem deseja realizar o planejamento e monitoramento de rotas. O sistema permite a localização em tempo real do veículo, bem como a comunicação direta com o motorista para resolverem qualquer tipo de situação.
Ficou interessado em saber mais sobre o Sistema Comprovei? Entre em contato com um de nossos consultores e receba uma demonstração gratuita do sistema.